AcervoCríticasFilmesLançamentos

“Judas e o Messias Negro”: a atemporalidade de um registro

Se é impossível apresentar toda dimensão de um indivíduo por sua biografia, cabe ao seu discurso dimensionar o retrato que se faz dele. Judas e o Messias Negro tangencia a história de vida do jovem ativista e um dos líderes dos Panteras Negras, Fred Hampton. Ou melhor, o elabora através da metáfora que atravessa sua vida e dá título ao filme: um assaltante de carros, William O’Neal (interpretado pelo gênio Lakeith Stanfield), é infiltrado no movimento pelo FBI para monitorar os passos, sobretudo de seu líder. A estratégia resulta num dos maiores traumas de todo movimento negro, sobretudo pela maneira como foi ardilosamente executada.

O diretor Shaka King conduz a história como um registro, equilibrando certa simplicidade narrativa com a complexidade dos fatos. Isso quer dizer que por mais que sua estrutura narrativa clássica do infiltrado em situação dúbia de tensão transcorra pela história com facilidade, a densidade do que motiva aqueles personagens, sobretudo Hampton (numa riqueza de sensibilidade de Daniel Kaluuya), eleva o filme biográfico para discussões perturbadoramente atuais, inclusive na tensão social que ela suscita.

King alimenta essa reverberação o tempo todo, especialmente ao colocar seus dois principais personagens em perspectivas dramáticas, fotográficas e cênicas contrastantes, algo já envernizado pela lúcida direção de arte setentista do filme.

A sonoridade africana da trilha, usada como compasso vital, só aumenta a voltagem do discurso falando por si. E é isso que Judas e o Messias Negro mais bate na tecla: mesmo com o presente ainda sangrando feridas de Georges Floyds, o passado reflete como o punho cerrado e o discurso perene resistirão não como curativos, mas como cicatrizações.

Nota: Fantástico – 4.5 de 5 estrelas

Deixe um comentário

Sugeridos
Fabio Manzione lança "Caroço", álbum solo que transforma o que incomoda em matéria-prima de criação
Lançamentos

Fabio Manzione celebra duas décadas de carreira com ‘Caroço’

Com arranjos de Rodrigo Caçapa e raízes na música popular brasileira, compositor...

CríticasFilmesLançamentos

Champagne (2026): uma inesquecível viagem de pai e filho

Ali pela metade do filme holandês “Champagne”, Hans está conversando com um...

FilmesNotícias

Frozen 3 e 4: Tudo o que a Disney revelou sobre o Destino de Elsa e Anna na D23

Josh Gad classificou o terceiro longa como o mais divertido da franquia...

FilmesNotíciasTrailersVideos

Vingadores: Doutor Destino — Tudo o Que a Prévia Revela Sobre o Colapso do Multiverso

O trailer de Vingadores: Doutor Destino (Avengers: Doomsday), apresentado na D23 Expo,...

LançamentosMúsica

Jorja Smith lança “I Lied, You Lied”, última amostra de novo álbum

What Are The Odds, terceiro disco da cantora britânica, chega às plataformas...

LançamentosLiteratura

Escritor Douglas Robberts lança “Meninos avessos, duendes travessos”

Nova obra de Douglas Robberts apresenta o encontro inesperado entre dois meninos...

CríticasFilmes

O Fim da Rua e o ensaio sobre a finitude

O Fim da Rua, produção assinada por J.J. Abrams e sua produtora...

LançamentosMúsica

Jorja Smith anuncia álbum e lança single “Alive”, com Wizkid

‘What Are The Odds’, terceiro disco da cantora britânica, chega às plataformas...

LançamentosLiteratura

Romance premiado sobre violência contra a mulher percorre Sesc RJ

Selecionado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, “Açougueira”, de Marina Monteiro,...

LançamentosMúsica

Vannick Belchior lança single e clipe “Meu Nome É Cem”

A obra de Belchior nunca foi confortável e, talvez por isso, permaneça...

LançamentosMúsica

Selvagens À Procura de Lei antecipam novo álbum Pivete

Uma das principais referências do rock alternativo brasileiro, a banda cearense Selvagens...