AcervoCríticasFilmes

“A juventude” e a embriaguez de seu propósito

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2016/05/531328.webp" rel="nofollow"> &title=%E2%80%9CA%20juventude%E2%80%9D%20e%20a%20embriaguez%20de%20seu%20prop%C3%B3sito" rel="nofollow"> &name=%E2%80%9CA%20juventude%E2%80%9D%20e%20a%20embriaguez%20de%20seu%20prop%C3%B3sito" rel="nofollow">

Johann Wolfgang von Goethe, em seu romantismo literário alemão, certa vez disse que “a juventude é a embriaguez sem vinho“. Pois o cineasta italiano Paolo Sorrentino fez de seu A Juventude uma grande embriaguez pelo hedonismo. Hedonismo esse, que já havia permeado sua obra anterior, o oscarizado A Grande Beleza. Agora, o diretor mira sua lente para as contradições da juventude, mesmo na condição de estado de espírito. Sua construção dramática é montada inteiramente nos contrastes que a juventude ou a busca dela, incidem sobre dois seres – os excelentes Michael Caine e Harvey Keitel – que estão hospedados num hotel nos Alpes Suíços em momentos de auto análises.

Fred (Caine) e Mick (Keitel), dois velhos amigos com quase 80 anos, estão passando as férias em um luxuoso hotel. Fred é um compositor e maestro aposentado, e Mick é um cineasta em atividade. Juntos, os dois passam a se recordar de suas paixões da infância e juventude. Enquanto Mick luta para finalizar o roteiro daquele que ele acha que será seu último grande filme, Fred não tem a mínima vontade de voltar à música. Além de rememorações e reflexões mútuas, o meio vai interferindo em suas resoluções pessoais.

Sorrentino propõe uma reflexão marcadamente metafórica sobre o passado, o presente e o futuro, numa narrativa analítica e lúdica apresentando cenas, ora prolixa demais, ora de uma beleza aterradora (pela fotografia exuberante de Luca Bigazzi), como, por exemplo, a que Keitel “reencontra” personagens femininas que criou ao longo de sua carreira como diretor de cinema. O filme fica um pouco em uma linha tênue entre a representação e a idealização de seu discurso. É como se, ao olhar com cinismo para o hedonismo reinante no universo que propõe, fosse tão hedonista quanto o que retrata.

Essa dualidade o humaniza. Falar da juventude sob a perspectiva de seu fim não poderia ser de todo coerente. Mas Sorrentino emoldura tudo com tamanha maestria (o filme é puro exercício fílmico) que absorvemos suas divagações cinematográficas como tomamos um gole de um vinho bom. Ou seja, Goethe tinha razão: na juventude o que interessa é a embriaguez da qual ela é personalizada. A Juventude é esse vinho da qual não bebemos, mas saboreamos com muito prazer.

Filme: A Juventude (La Giovinezza)
Direção: Paolo Sorrentino
Elenco: Michael Caine, Harvey Keitel, Rachel Weisz
Gênero: Drama, Comédia
País: Itália, França, Suiça, Reino Unido
Ano de produção: 2015
Distribuidora: Fênix Filmes

Deixe um comentário

Sugeridos
FilmesLançamentos

Parceria entre Panamá e Colômbia, “Querido Trópico” chega aos cinemas nesta quinta-feira

“Querido Trópico”, novo longa da cineasta panamenha Ana Endara, chega aos cinemas...

FilmesTrailersVideos

Trailer oficial de O Diabo Veste Prada 2 apresenta retorno de Meryl Streep e Anne Hathaway

A 20th Century Studios divulgou o primeiro teaser do aguardado “O Diabo...

FilmesTrailersVideos

Toy Story 5 mostra brinquedos ameaçados pela tecnologia em trailer

A Pixar Animation Studios e a Walt Disney Pictures lançaram o primeiro...

FilmesNotícias

“Gremlins 3” está oficialmente a caminho com Chris Columbus e Steven Spielberg

Depois de quase quatro décadas desde o último filme, a clássica franquia...

FilmesTrailersVideos

Cinebiografia de Michael Jackson ganha primeiro trailer

Filme estreia em abril de 2026 Foi divulgado pela Universal o teaser...

CríticasFilmes

Predador suaviza e acerta em “Terras Selvagens”

Chegou o Predador da Disney? Sim, “Predador: Terras Selvagens” é exatamente isso....

CríticasFilmes

“Springsteen” narra a glória do boss com entrega visceral de Jeremy Allen White

Demorou bastante para que Bruce Springsteen liberasse uma adaptação cinematográfica de sua...

FilmesTrailersVideos

“Pânico 7” ganha trailer com Sidney Prescott enfrentando seu passado

Ghostface está de volta aos cinemas! A Paramount Pictures divulgou o primeiro...

CríticasFilmesLançamentos

“Napoli – New York” adapta texto de Fellini sob o olhar das crianças

Imagine viver nos anos 50 e 60, esperando ansiosamente pelo próximo filme...

FilmesNotícias

James Gunn será demitido com possível compra da Warner pela Paramount?

CEO revela seus planos caso realmente ocorra a fusão entre os estúdios...