Animacao tempo pra ciencia wilson lazaretti foto divulgacao
Cena da animação “Tempo PrA Ciência”, de Wilson Lazaretti (foto: divulgação)
AgendaFestivaisFilmes

Laboratório da Imagem e Som da Unicamp recebe segunda Mostra de Animação Beija-Flor

Sessão gratuita acontece no dia 10 de outubro e exibe produções do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas relacionadas a temas de saúde

O projeto Beija-Flor envolve a produção de um roteiro de longa-metragem de animação, produzido por estudantes indígenas da Unicamp, sob orientação dos animadores Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas. O argumento central do roteiro é a relação de desequilíbrio do homem branco com a natureza, que traz a urgência de se refletir sobre ancestralidades. Assim, quatro grupos étnicos – os Tikuna, da região do Rio Solimões, os Tukano, Piratapuya e Tariano, da região do Rio Negro, se unem para recontar suas histórias, apresentando as origens de cada etnia.

Realização da Diálogos Produções Culturais, o projeto Beija-Flor prevê a realização de duas mostras abertas, gratuitas, de filmes autorais. A primeira foi no dia 03 de outubro, e a segunda acontece nesta quinta, 10 de outubro, no LIS- Laboratório de Imagem e Som do Instituto de Artes da Unicamp, que foi a sede das reuniões e encontros da equipe de roteiristas e também é o espaço onde Wilson Lazaretti  ministra disciplinas de animação na Universidade.

A curadoria desta segunda sessão é do próprio Lazaretti, com produções do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas que abordam temáticas relacionadas à saúde.

Estão na lista as animações ‘Nascidos para Amar’ e ‘Prontos para Amar’, sobre HIV/AIDS, ‘Quando tudo isso passou’ e ‘Tempo prá Ciência”, produzidos dentro da iniciativa ‘Unicamp Contra a Covid’ e uma série de curtas da série ‘Tão Longe, Tão Perto’, produzidos durante a pandemia em parceria com o SESC Campinas, integrando projeto voltado à terceira idade.

“Há tempos que o Núcleo de Cinema de Animação trabalha com os povos originários, indo inclusive a territórios indígenas para ministrar oficinas de desenho animado. E a ideia do projeto para o desenvolvimento do roteiro veio para fortalecer ainda mais essa relação, sempre com o objetivo de que os próprios roteiristas contem suas histórias e falem de sua cultura através da animação. Para nós, é motivo de orgulho poder contribuir para promover a diversidade cultural e apoiar vozes indígenas através do cinema”, comenta Janice Castro, executiva da Diálogos Produções Culturais, proponente do projeto. “Agora o roteiro está concluído e vamos em busca de recursos para que o filme seja concretizado”, completa Janice.

Sobre o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

Com direção dos animadores Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, o Núcleo se prepara para chegar em 2025 aos 50 anos de atividade. Além das obras autorais de cada diretor, tem forte atuação no ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, através da realização de oficinas. Entre obras autorais e produzidas em oficinas, já são mais de 300 filmes, o que situa o Núcleo de Animação de Campinas como um importante e dos mais atuantes polos de produção no segmento no país e do mundo neste segmento. Em 2017, foram lançados seus dois longas-metragens de animação: “História Antes de uma História”, de Wilson Lazaretti, e “Café, um dedo de Prosa”, de Maurício Squarisi.

Serviço

Mostra Contrapartida Beija-Flor de filmes autorais

Data: 10/10/2024

Horário: 19h30

Entrada Franca. Classificação Livre.

Local: Auditório do LIS-Laboratório de Imagem e Som do Instituto de Artes da Unicamp

Endereço: Avenida Érico Veríssimo, 500 – Cidade Universitária. O acesso ao LIS é pelo jardim do Centro de Convenções da Unicamp (prédio do Ginásio de Esportes).

Programação:

Nascidos para Amar (Tema: Aids/1992)

Prontos para Amar (Tema: Aids/1994)

Quanto tudo isso passou (UNICAMP CONTRA A COVID/2020)

Tempo prá ciência (UNICAMP CONTRA A COVID/2021)

Tempo em nós (Wilson Lazaretti/2021)

Projeto tão Longe, tão perto – Vários curtas solicitados pelo SESC Campinas, durante a pandemia, para a turma da melhor idade. (2020)

Mais informações: instagram.com/beija-flor_roteiro

Deixe um comentário

Sugeridos
Festival do Rio
AgendaFestivaisFilmes

Destaques do Festival do Rio, dia 6 de outubro.

A estreia da série documental Marília Mendonça: Sentimento Louco, da diretora Susanna...

Feito Pipa
FilmesNotíciasPremiações

Brasil escolhe Feito Pipa para concorrer ao Oscar

O cenário cinematográfico brasileiro vive um momento marcante de renovação. O longa-metragem...

Édipo de Novo?
AgendaTeatro

‘Édipo de novo?’ desembarca em São Paulo

A comédia “Édipo de novo?” desembarca em São Paulo para quatro apresentações...

2 OSJ Chiquinha Gonzaga e Flor Gil Foto Rafael Ribeiro
AgendaShows

OSJ Chiquinha Gonzaga celebra cinco anos

“O Palco é Nosso” é o nome do concerto que a Orquestra...

Captura de tela 2026 10 01
AgendaTeatro

Claudio Fontana interpreta o solo ‘A Raiz’

Solo narra a história de um menino que busca viver sua identidade,...

Carol Botelho e Deborah Marins em Um Rio dentro de mim - Divulgação
AgendaTeatro

“Um Rio dentro de mim” volta aos palcos em tour pelo RJ

“Um Rio Dentro de Mim” está de volta aos palcos em tour...

Sp criancas passeio cinema b32 up 01
AgendaFilmesInfantil

Cine Concerto apresenta UP: Altas Aventuras

Uma jornada emocionante que une o filme e a execução ao vivo de...

A Bola Preta
CríticasFilmes

Festival do Rio 2026 – “A Bola Preta” e o Peso da Memória Apagada

Há algo de profundamente mágico na atmosfera do Cinema Odeon durante a...

Cartas Amarelas Derya (Özgü Namal) e Aziz (Tansu Biçer) crédito Ella Knorz Autoral Filmes (3)
AgendaFestivaisFilmes

‘Cartas Amarelas’, vencedor de Berlim, no Festival do Rio

Dois longas da Autoral Filmes são destaques no Festival do Rio deste...

Elenco de Café, Almoço, Jantar - Crédito fotográfico Vantoen Pereira Jr
AgendaTeatro

“Café, Almoço, Jantar” chega à Casa de Cultura Laura Alvim

Com Fátima Patrício, Gabriel Breves, Aldo Perrotta e Renato Albuquerque no elenco,...

Foto 1 VivaSivuca
AgendaShows

Viva Sivuca” leva clássicos do compositor à Acaso Cultural

Claudia Castelo Branco celebra a obra de Sivuca em show na Acaso...