em

Lam diz "WHY SO SERIOUS?"

Nunca fui bom em fazer resenha para filmes, mas dessa vez fiz um esforço a mais, pois Batman: The Dark Knight (Batman: O Cavaleiro das Trevas) é o melhor filme de quadrinhos de super-heróis, que eu já assisti. Apesar de ser inferior no requisito adaptação em comparação ao filme Iron Man (melhor adaptação de quadrinhos de super-heróis para o Cinema até agora na minha opinião). O filme do Homem-Morcego é infinitamente superior em qualquer outro requisito e já deixou sua marca.

Lam diz "WHY SO SERIOUS?" | Filmes | Revista Ambrosia

Não vou fazer minha crítica comentando a Hhistória, direção, etc, vou deixar esses critérios para as demais Resenhas do Ambrosia. Vou falar do que eu achei mais importante: Ambientação e as personagens (caso muitos não saibam, personagem é uma palavra feminina, não estranhem isso durante a Resenha).

Lam diz "WHY SO SERIOUS?" | Filmes | Revista Ambrosia

Gotham City
Infelizmente não gostei da Ambientação, senti falta de elementos sombrios na cidade, deixou muito a desejar, até em Batman Begins ela foi melhor adaptada e explorada. Gotham City do Tim Burton ainda é insuperável com seu tom sombrio e ambientação baseada nos Anos 40/50, Gotham City do The Dark Knight, nada mais é que uma Nova York alterada.
Lam diz "WHY SO SERIOUS?" | Filmes | Revista AmbrosiaAlfred Pennyworth
Michael Caine
repete seu papel em Batman Begins como o mordomo Alfred. Novamente o inglês está impecável, ele passa todo aquele ar de segurança, sabedoria e experiência que esperamos na personagem. Quando o Bruce Wayne se questiona se deve ou não continuar usando o manto do herói, é o Alfred que trás a motivação de volta ao seu amado patrão, que é tratado como um filho. Apesar do Batman ser o Cavaleiro das Trevas, o Alfred é quem o leva para Luz, um fator muito importante pro desenvolvimento de ambos as personagens.
Lam diz "WHY SO SERIOUS?" | Filmes | Revista AmbrosiaRachel Dawes
Maggie Gyllenhaal
substituiu Katie Holmes do Filme anterior no no papel da Promotora Rachel Dawes, que dessa vez é namorada do Promotor Harvey Dent. Não tenho muito o que dizer dela, não acho ela importante pra trama, não é uma personagem existente nas histórias do Homem-Morcego, a atriz tem um rosto estranho que me dava mais nervosos do que as cicatrizes do Coringa e fiquei satisfeito com o fim que ela levou na história. Fora que seriamente me incomodava o fato do Batman ficar se questionando continuar ou não combatendo o crime por uma vida amorosa estável, todos sabemos que amor é algo secundário na vida dele, ele não pode se dar a esse luxo.
Lam diz "WHY SO SERIOUS?" | Filmes | Revista AmbrosiaLucius Fox
Morgan Freeman
retorna ao papel do aliado do herói. O ator novamente interpreta maestralmente a personagem, ele realmente é o apoio do herói, o que seria do Batman sem o conhecimento tecnológico de Lucius. Ficou muito legal o relacionamento de Lucius com seu patrão Bruce Wayne, a confiança do milionário nele é um dos grandes méritos do desenvolvimento da história, mas eu achei desnecessário ficar mostrando o que tem de novo no Uniforme do Batman, podiam ter feito essa apresentação melhor.
Lam diz "WHY SO SERIOUS?" | Filmes | Revista AmbrosiaComissário James Gordon
Gary Oldman
retorna ao papel de James Gordon, uma das minhas personagens favoritas nessa nova Franquia Cinematográfica e nos Quadrinhos (comprei uma Figura do Comissário do arco Dark Victory, de onde a interpretação deve ter sido baseada). Sua relação de confiança com o Batman é muito bem explorada, você realmente sabe que um apenas confia no outro. A sintonia de ambos é perfeita, a parte do good cop/bad cop é muito maneira e é sempre bom ver a dupla ao lado do Bat-Sinal. Espero que daqui pra frente essa personagem evolua bastante.
Lam diz "WHY SO SERIOUS?" | Filmes | Revista AmbrosiaHarvey Dent/Two-Face (Duas-Caras)
Aaron Eckhart
interpreta o Promotor Harvey Dent, o “Cavaleiro Branco” de Gotham. Interpretação impecável como ambas as personagens. Como Harvey, é nítido que o Promoter tem um lado ambíguo da situação desde o início da trama, mas ele preza pela justiça acima de tudo, e isso que vai moldando seu caráter e psicológico para o desenvolvimento de sua nova distorcida personalidade, a do alter-ego Duas-Caras. Até seu desfeixo deixa o expectador com interpretações ambíguas do que realmente aconteceu. E não posso deixar de parabenizar visual do Duas-Caras, ficou realmente perturbador como prometeram.
Lam diz "WHY SO SERIOUS?" | Filmes | Revista AmbrosiaBruce Wayne/Batman
Christian Bale
retorna como o Batman. Particularmente eu não gostei do tratamento dado ao herói, eu sei que o Filme mostra o começo de sua carreira, mas em certos momentos de inexperiência dele beiram ao rídiculo, como quando enfrenta cães por duas vezes, se ele teve todo um treinamento marcial, cães não seriam um obstáculo tão árduo (um simples spray de pimenta daria cabo deles), que gerou uma piada no começo. Fora que o legal do Batman é o Cinto de Utilidades, que em nenhum momento é explorado, cadê os Batarangues, Gás, Bomba de Fumaça que poderiam facilmente derrotar ou deter seus inimigos? Mas apesar de tudo isso, vemos um Batman mais Detetive, o que não teve no Filme anterior.
Lam diz "WHY SO SERIOUS?" | Filmes | Revista AmbrosiaOutra coisa, pra mim o Batman nunca altera o tom da sua voz. Desde o Filme anterior, seus gritos na hora dos interregatórios me encomodaram, por isso sempre gostei da versão do Batman: The Animated Series/Justice League Unlimited, onde sempre houve um Batman calmo, experiente e dono da situação, espero que num futuro filme, tragam essa versão à tona. Já o Bruce Wayne é outra história, o alter-ego é muito bem trabalhado, ele é totalmente a antítese do herói, totalmente descolado, divertido e descontraído, gerando momentos muito divertidos.
Por favor, antes de eu continuar, um minuto de silêncio em respeito do falecimento de Heath Ledger.
Lam diz "WHY SO SERIOUS?" | Filmes | Revista Ambrosia
The Joker (O Coringa)
Heath Ledger nos supreende interpretando o Coringa, o Vilão mais Clássico dos Quadrinhos do Batman e da DC comics. Muita gente como eu, deve ter ficado com a “pulga atrás da orelha”, quando soube que ele interpretaria o Vilão, eu particularmente saí xingando geral por essa escolha, e felizmente “quebrei a cara”.
Heath Ledger interpretou a melhor versão do Coringa já feita, esqueçam Jack Nicholson, esqueçam qualquer outra versão anterior, esse é “O” Coringa. Dessa vez não temos apenas o Palhaço, dessa vez existe algo a mais, nós temos o Louco, o Psicótico, o Anarquista. Claramente baseado na Versão Original (leiam Batman: Crônicas para conhecê-la melhor), onde o Vilão é um Assassino e não um Palhaço Bobão que fomos acostumados a ver.
Sério, eu nem sei mais o que dizer mais sobre essa personagem, ele é realmente o protagonista, esqueçam novamente todos, até o Batman, quem manda nesse Filme é o Vilão. Eu estava pouco me lixando pro Batman, eu queria saber o que o Coringa ia aprontar, qual seria sua próxima artemanha pra infernizar a vida do Homem-Morcego. Ele realmente deixa o Batman louco, ele é o dono da situação o Filme inteiro. Até quando você acha que o Coringa foi derrotado, ele nós surpreende com um Ás na manga. Nem preciso ressaltar seu rosto psicótico, às vezes mais perturbador que o rosto desfigurado do Harvey. O que mais me chamou atenção foi a voz que o ator criou pra personagem, as gargalhadas ficarão gravadas na minha mente por um bom tempo.

Lam diz "WHY SO SERIOUS?" | Filmes | Revista Ambrosia

Menção Honrosa: O Coringa disfarçado de Enfermeira explodindo o Hospital, hahahaha! E a “Mágica” do Lápis, genial!
Nunca fui fã do ator, mas após esse Filme virei, o Cinema perdeu muito com sua morte, o Coringa foi o papel de sua vida, seria muito injusto se ele não concorrer ao Oscar de Melhor Ator, espero que sua interpretação gere muitos Prêmios e Homenagens.


Descance em Paz.
Assistam sem preocupações, divirtam-se e acima de tudo se surpreendam como eu. Comprarei o DVD com certeza. Ainda mais que o ator (Nestor Carbonell) que faz o Prefeito de Gotham foi o mesmo que interpretou o Batmanuel no Seriado The Thick, hahahaha!
[rating:95/100], porque o Filme deveria se chamar The Joker: Why So Serious? e Infinito vezes Infinito para Heath Ledger
Leiam também Batman: The Dark Knight por JR Dib.
O que eu acho? “Why so SERIOUS?”
Lam.

8 Comments

Deixe sua opinião!
  1. Filme eh fenomenal…show de bola…
    realmente o coringa eh pertubador…fora de série..realmente é o protagonista de tudo o q acontece no filme
    mto bom

  2. Lam, acho que você está um pouco desatualizado gramaticamente, já fazem muitos anos que Personagem virou uma palavra de dois graus, servindo tanto para masculino quanto feminino. Qualquer edição do hoaiss deve mostrar isso, assim como edições mais recentes (dos anos 90 para cá) dos demais dicionários. Hoje em dia, usar o gênero feminino para a palavra é opção de escolha.
    Mas a resenha ficou legal, parabéns!

  3. Como o próprio diretor diz esse naum é um filme de super-herói!
    E em uma revista do Batman (não lembro qual é), ele menciona que disfarça a voz para não poderem detectar como Bruce Wayne!
    A e o protagonista desta vez não é o Batman nem o Coringa e sim o Harvey Dent (Duas-Caras)!!!
    Gostei do que você falou sobre Gotham!
    Gostei da sua resenha!!!

Deixe sua opinião

Avatar

Publicação Lam