AcervoFilmes

Lembrando Bob Hoskins

Compartilhe
Compartilhe

Ator Bob Hoskins morreu aos 71 anos em decorrência de uma pneumonia, segundo confirmação de seu agente.
Bob será sempre lembrado por seus papeis em filmes como Uma Cilada para Roger Rabbit, Minha Mãe é uma Sereia e Hook: A Volta do Capitão Gancho.
Hoskins nasceu em Suffolk em 26 de outubro de 1942, pois sua mãe havia sido mandada para fora de Londres durante os bombardeios alemães da Segunda Guerra. Ele cresceu em uma família de classe operária na Inglaterra do pós-guerra, permanecendo na escola até os 15 anos
Nos primeiros dias, ele assumiu uma variedade de empregos (como porteiro em Covent Garden, selecionador de banana e engolidor de fogo em circo) antes de passar a atuar aos 25. Membro da Royal Shakespeare Company, ele começou no palco em teatros como o Teatro Nacional, antes de fazer sua estréia no cinema em 1972 com um pequeno papel na comédia Up in the Front. Mas levaria oito anos até o seu primeiro sucesso, o Brit clássico The Long Good Friday, de 1980. Ao lado de Dame Helen Mirren (como sua namorada), Bob interpretou Harold Shand, um gangster de sucesso cujo mundo de repente começa a desmoronar. O filme foi um grande sucesso no Reino Unido.

Dois anos depois interpretou o empresário do astro do rock Pink, em The Wall, adaptação cinematográfica da ópera rock do Pink Floyd para o cinema dirigida por Alan Parker.

Making-of-Who-Framed-Roger-Rabbit

O ator também se destacou em Cotton Club, de Francis Ford Coppola e Brazil, cult do Monty Python Terry Gillian. O filme Monalisa de 1987 lhe rendeu um Globo de Ouro e uma indicação ao Oscar. Mas o ator ficou eternizado, principalmente para as gerações mais novas, como o detetive Eddie Valiant de Uma Cilada para Roger Rabbit, que lhe valeu a segunda indicação ao Globo de Ouro de sua carreira. O filme, dirigido por Robert Zemeckis e produzido por Steven Spielberg, trazia a melhor interação entre atores reais e personagens animados já feita até então, e ganhou o Oscar de efeitos especiais na cerimônia de 1989. A química de Hoskins como coelho animado era tanta que fazia o público acreditar que o personagem existia. Nos anos 90 o ator enterpretou o pirata auxiliar do Capitão Gancho Smee no filme Hook, de Steven Spielberg e deu vida ao personagem Super Mario, na versão cinematográfica do videogame da Nintendo.

Na década passada teve um papel de destaque em Sra Henderson Apresenta, filme de 2005 estrela por Dame Judi Dench

Hoskins estava aposentado desde 2012 quando descobriu sofrer do mal de Parkinson. Seu último papel havia sido o anão Muir em Branca de Neve e O Caçador, do mesmo ano. O ator deixa a esposa Linda e quatro filhos, dois da união com Linda, Rosa e Jack, e dois  de seu casamento anterior

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmesLançamentos

Crônica de uma relação passageira: amor nos tempos modernos

Ah, l’amour! O amor foi assunto de milhares, talvez milhões de filmes....

AgendaFilmes

Estação Net faz a 2ª edição de sua mostra com filmes natalinos

O Grupo Estação Net está fazendo, de 19 a 22 de dezembro,...

FilmesNotíciasPremiações

The New York Times inclui ‘Ainda Estou Aqui’ nas apostas para Melhor Filme

O jornal The New York Times recentemente destacou o filme brasileiro “Ainda...

FilmesTrailersVideos

Superman – Reboot nos cinemas ganha aguardado trailer!

Superman, o icônico super-herói da DC Comics, está de volta ao cinema...

CríticasFilmes

Mufasa mostra o que poderia ter sido o “live-action” de O Rei Leão

“Mufasa: O Rei Leão” é já previsível manobra da Disney de continuar...

FilmesNotíciasPremiações

Oscar 2025: “Ainda Estou Aqui” aparece na pré-lista de Melhor Filme Internacional

O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, foi anunciado...

CríticasFilmes

Kraven é a despedida melancólica do Sonyverso

Ninguém acreditava que “Kraven, O Caçador” seria qualquer coisa distinta do que...