AgendaFilmes

‘Living The Land’ chega aos cinemas

Living The Land (Sheng Xi Zhi Di), de Huo Meng crédito Autoral Filmes (3)
Cena de 'Living The Land', de Huo Meng - crédito: Autoral Filmes

Em 1991, na China rural, enquanto os moradores migram para as cidades em busca de melhores oportunidades, Chuang, de 10 anos, permanece em sua cidade natal. O terceiro filho de sua família enfrenta os desafios da vida em um período de profundas transformações nacionais.

Esta é a premissa de “Living The Land” (“Sheng Xi Zhi Di”), segundo longa-metragem do cineasta chinês Huo Meng, que chega aos cinemas nacionais no dia 5 de fevereiro de 2026. O filme teve sua estreia mundial na competição principal do 75º Festival Internacional de Cinema de Berlim, onde ganhou o Urso de Prata de Melhor Diretor. A distribuição é da Autoral Filmes.

Por mais de três mil anos, até a década de 1980, a China foi um sistema social baseado na agricultura, onde os trabalhadores rurais criavam a vasta maioria da riqueza social. No começo dos anos 1990, as reformas econômicas e a revolução tecnológica rapidamente se estenderam ao campo. Máquinas industriais começaram a substituir o trabalho manual, e os recursos necessários para a produção industrial, como o petróleo, começaram a invadir o recurso tradicional da terra.

“O filme explora o profundo impacto deste momento histórico nas tradições, emoções e relacionamentos do povo chinês. Como um vento imparável, essas mudanças varreram todos os aspectos da vida”, explica o realizador Huo Meng, de “Crossing The Border – Zhaoguan”. “A história e as emoções do filme estão enraizadas em séculos de história, cultura e tradição, ao mesmo tempo que refletem a mentalidade da sociedade chinesa contemporânea”, complementa.

“Eu queria retratar como, quando políticas sociais coletivistas colidiram com tradições moldadas ao longo de milênios, as pessoas foram forçadas a se adaptar de maneiras que desafiaram seu próprio modo de vida”, avalia o cineasta. “Também senti que era importante retratar as imensas pressões que as mulheres enfrentaram – tanto social quanto fisicamente – que deixaram danos duradouros e irreversíveis. Esses tópicos são vastos”, acrescenta Huo.

Com 100% de aprovação no agregador de críticas Rotten Tomatoes, a produção chinesa coleciona críticas positivas. “O filme mergulha o espectador em uma remota comunidade agrícola chinesa com toda a precisão e beleza de um artista consagrado”, escreveu o The Hollywood Reporter. A Screen Daily define “Living The Land” como “imersivo e ambicioso”, enquanto o IndieWire descreve o longa como “extremamente bonito e envolvente”.

“Living The Land” (“Sheng Xi Zhi Di”), de Huo Meng

Drama | 2025 | 129 minutos | Verifique a classificação indicativa

Estreia comercial: dia 5 de fevereiro de 2026

Instagram: @autoral_filmes

Créditos

Dirigido por: Huo Meng 

Escrito por: Huo Meng 

Empresas produtoras: Shanghai Film Group, Phoenix Legend Films Co.,Ltd., Floating Light (Foshan) Film and Culture Co.,Ltd., Bad Rabbit (Shanghai) Pictures Co.,Ltd. e Lianray Pictures

Produtor: Zhang Fan

Produtores executivos: Xu Chunping, Yao Chen Apresentado por: Wang Jun, Jiang Hao, Huo Meng, Yao Chen e Cai Yuan

Co-produtores: Zhu Xi, Zhai Miaomiao, Liu Yi, Li Xinran Produtores associados: Cao Yu, Zeng Jiyuan, Wang Hongwei e He Xiaoqing

Diretor de fotografia: Guo Daming

Cenógrafo: Yu Shuyao

Elenco: Wang Shang (Chuang), Zhang Yanrong (Bisavó) e Zhang Chuwen (Xiuying)

Deixe um comentário

Sugeridos
Geroge Lucas Museum
Artes VisuaisFilmesNotícias

Por dentro do gigantesco novo museu de George Lucas

O Lucas Museum of Narrative Art (Museu de Arte Narrativa), em Los...

SFII
FilmesTrailersVideos

Novo trailer de ‘Street Fighter’ reúne golpes clássicos e icônicos dos videogames

Prévia destaca Shoryuken, chutes relâmpago de Chun-Li e o elenco estrelado que...

Festival do Rio
AgendaFestivaisFilmes

Festival do Rio reúne filmes premiados em Cannes, Berlim, Veneza, Toronto, San Sebastián e Sundance

Lista reúne obras premiadas e diretores consagrados como Hirokazu Kore-eda, Asghar Farhadi,...

Patrullaje
AgendaFestivaisFilmes

Soy Loco por Ti, Centroamérica

Uma cinematografia ainda pouco conhecida no Brasil, mas que vem conquistando espaço...

Thor em Doomsday
FilmesNotícias

Rumor de ‘Vingadores: Doutor Destino’ aponta confronto épico entre Thor e Doutor Estranho

Especulação indica que o Deus do Trovão enfrentará uma variante sombria do...

Festival Imortal Urbano
Agenda

3ª edição do Festival Imortal Urbano movimenta casarão histórico na Lapa

Casa Tao reúne mestres, pesquisadores e vivências de filosofias orientais e herméticas...

Ana Paula Sirino, Urucum tombado. 2026 Óleo sobre tela 100x100 cm
AgendaArtes Visuais

Entre vestígios e futuros investiga o que a matéria e a paisagem guardam do tempo

Com curadoria de Priscyla Gomes, exposição apresenta os trabalhos desenvolvidos por Ana...

Helen Salomão, autoretrato cédito Helen Salomão
AgendaArtes VisuaisFotografia

Festival destaca a arte da fotografia na periferia de São Paulo

Nos dias 26 e 27 de setembro, o Festival Photothings 2026 ocupa...

Captura de tela 2026 09 03
AgendaTeatro

Johnny Massaro estreia solo A gente mira no amor e acerta na solidão

Com produção artística de Pablo Sanábio, dramaturgia de Júlia Portes e direção...

Vino Fragoso em A Pequena Prisão - Crédito Letícia Cecília
AgendaTeatro

“A Pequena Prisão” volta aos palcos na Casa de Cultura Laura Alvim

Descrito como “belo”, “impactante” e “impecável” por artistas como Marieta Severo, Matheus...

HAMLET 8X16 Crédito Pio Figueiroa (6)
Agenda

Mostra Ocupa Boal apresenta nova temporada de “Hamlet 16×8”

Depois do sucesso da primeira temporada no Rio em julho, o solo...