AcervoFilmesLiteraturaNotícias

Livro traz Jack Reacher, personagem interpretado por Tom Cruise, em mais uma aventura

Compartilhe
Compartilhe

Franquia mais bem-sucedida do mercado editorial, segundo a revista Forbes, a série Jack Reacher já vendeu mais de 100 milhões de exemplares em todo o mundo, e alçou Lee Child ao seleto grupo de melhores autores de thriller contemporâneos.

No Brasil, onde a popularidade de Child vem aumentando, a Bertrand Brasil lança “Sem retorno”, oitava aventura do ex-militar durão vivido no cinema por Tom Cruise. O título chega às livrarias no fim de outubro, pouco antes do lançamento do filme homônimo, segunda adaptação cinematográfica da obra de Child. “Jack Reacher – Sem retorno” está previsto para estrear nos cinemas em 24 de novembro.

Na trama, o protagonista decide voltar à Virgínia, mais precisamente ao quartel-general de sua antiga unidade, a 110ª da Polícia do Exército. A visita tem motivo específico: ele quer conhecer e convidar para sair a Major Susan Turner, mandachuva do local, com quem vinha conversando apenas pelo telefone. Mas, claro, as coisas não vão sair bem como Reacher esperava. Para começar, a major Turner não está por lá: ela foi presa apenas alguns dias antes em circunstâncias, no mínimo, estranhas.

Além disso, duas notícias bombásticas estão esperando pelo protagonista. A primeira é que ele está sendo acusado de um homicídio que aconteceu há 16 anos. E que ele não cometeu.  A segunda é que, aparentemente, ele é pai de uma menina de 15 anos, e a mãe quer que Reacher cumpra com suas obrigações financeiras.

Diante das novidades, Reacher só encontra hostilidade: o coronel Morgan, novo comandante da 110º, o convoca de volta ao Exército e o obriga a ficar por perto, enquanto quatro brutamontes misteriosos tentam espancá-lo e obrigá-lo a fugir. Sem muitas opções, ele sai em busca de Turner e os dois fogem, numa jornada para tentar entender em que tipo de conspiração estão metidos. Além de fugir do Exército, do FBI e da Polícia Metropolitana, Reacher vai ter que limpar seu nome e investigar sobre a filha que nunca soube ter.

Nos cinemas, Tom Cruise aparece mais uma vez na pele de Jack Reacher, ao lado de Colbie Smulders (de “How I met your mother” e “Os vingadores”), que vive a major Turner. Ainda no elenco estão Danika Yarosh, como a suposta filha Samantha, e Holt McCallany, como o coronel Morgan.

TRECHO:

“Não havia celas naquele prédio velho. Nenhuma instalação de segurança. Nunca houve. Só salas. Reacher foi deixado ali mesmo onde estava, na cadeira para visitantes, completamente ignorado. Ninguém olhava nem falava com ele. A sentinela continuava na posição de à vontade do outro lado da porta. Morgan começou a mexer no laptop e digitar. Reacher vasculhou sua memória em busca de Juan Rodriguez. Dezesseis anos antes, ele estava completando doze meses no comando da 110ª. Estava no início. O nome Rodriguez parecia hispânico. Reacher tinha conhecido muitas pessoas hispânicas, tanto dentro quanto fora das Forças Armadas. Ele se lembrava de ter dado umas porradas de vez em quando, dentro e fora do serviço, algumas vezes em hispânicos, mas nenhum deles se chamava Rodriguez. Se Rodriguez tivesse despertado interesse para a 110ª, ele teria se lembrado do nome com certeza. Principalmente no início do seu comando, quando todo e qualquer caso era significativo. A 110ª fora um empreendimento experimental. Todo movimento era observado. Todo resultado era avaliado. Todo tropeço passava por uma autópsia.”

Lee Child é britânico de Coventry, e um leitor voraz desde a infância. Já ganhou oito prêmios, sendo o mais recente o Specsavers’ National Book Award na categoria melhor livro policial do ano. Os livros da série Jack Reacher podem ser lidos em qualquer ordem, já foram traduzidos em mais de 40 idiomas e estão disponíveis em mais de 100 países no mundo.

Compartilhe
Por
Cadorno Teles -

Cearense de Amontada, um apaixonado pelo conhecimento, licenciado em Ciências Biológicas e em Física, Historiador de formação, idealizador da Biblioteca Canto do Piririguá. Membro do NALAP e do Conselho Editorial da Kawo Kabiyesile, mestre de RPG em vários sistemas, ler e assiste de tudo.

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmesLançamentos

Parthenope: Os Amores de Nápoles

Juntas, elas têm 26 Oscars de Melhor Filme Internacional. Itália e França,...

AgendaLiteratura

Livro de Zilah Garcia é lançado no Ceará

A artista plástica, Zilah Garcia, lança a obra literária Terra no dia 12 de...

CríticasFilmesLançamentos

“Máquina do Tempo” muda o rumo da História com narrativa ousada

Se você gosta de História tanto quanto eu, já deve ter se...

AgendaFilmes

CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe mostra gratuita da cineasta Paula Gaitán

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, entre os dias 6 e...

FilmesPremiaçõesVideocastVideos

Por que Fernanda Torres perdeu o Oscar?

O Brasil está em festa pela vitória de “Ainda Estou Aqui” no...

FilmesNotíciasPremiações

Oscar com vitória inédita do Brasil leva clima de Copa do Mundo ao Carnaval

Foi uma situação atípica no último domingo (2). Um Oscar no meio...

EntrevistasFilmesNotícias

Fernanda Torres pede para mandarem “só amor a Mikey Madison”

Diretor e atores do filme brasileiro vencedor do Oscar conversaram sobre "Ainda...

CríticasFilmes

Ad Vitam: filme traz intrigas e conspirações emaranhadas

Depois de escapar de uma tentativa de assassinato, Franck Lazareff precisa encontrar...