Morre Richard Donner, diretor de “Superman” e “Os Goonies”

21
0

Faleceu hoje (5) o cineasta Richard Donner, mais conhecido por dirigir filmes que marcaram toda uma geração como “Superman: O Filme” (1978), “Os Goonies” (1985) e os quatro filmes da franquia Máquina Mortífera.

O falecimento foi anunciado pela Variety, confirmado pela esposa do diretor, a produtora Lauren Schuler Donner, e a causa da morte não foi revelada. Donner tinha 91 anos e estava aposentado.

Donner começou sua carreira de diretor na TV nos anos 1960. Seu primeiro grande sucesso no cinema foi o terror A Profecia, de 1976. Outros sucessos que tiveram sua assinatura foram a comédia “O Brinquedo” (1982), estrelada por Richard Pryor, “Lady Hawke: O Feitiço de Áquila” (1985) e “Os Fantasmas Contra Atacam” (1988), versão moderna de Um Conto de Natal de Charles Dickens estrelada por Bill Murray.

Nos anos 90, além das continuações de Máquina Mortífera, comandou o western Maverick (1994), que tinha Mel Gibson encabeçando o elenco, “Assassinos” (1995), com Sylvester Stallone e Antonio Banderas, e “Teoria da Conspiração” (1987), estrelado por Julia Roberts e Mel Gibson.

Uma curiosidade na carreira de Donner é que ele não somente realizou a primeira grande produção hollywoodiana de super-herói, como também foi pioneiro em lançar uma versão do diretor de um filme da DC.”Superman II: A Aventura Continua” estava sendo produzido simultaneamente a “Superman: O Filme”, mas Donner se desentendeu com os produtores quando faltavam 25% por filmar. Daí em seu lugar entrou Richard Lester que concluiu as gravações e refilmou algumas sequências alterando-as.

Em 2006, foi lançado em DVD “Superman II: Richard Donner’s Cut”, que foi o filme reeditado com todo o material filmado sob o comando de Donner que ficou de fora na versão que foi para os cinemas. Daí pode-se dizer que foi uma espécie de precursor do “Snyder Cut”.

O último trabalho de Donner foi o longa “16 Quadras”, de 2006.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *