WW
AcervoCríticasFilmes

“Mulher-Maravilha” é um sopro vigoroso no universo cinematográfico da DC

Pobre Mulher-Maravilha. Enquanto seus parceiros Superman e Batman tiveram inúmeras versões cinematográficas (fora as séries de TV e animações) ela penou vinte anos até ganhar uma versão live action na gloriosa tela grande. O projeto de levá-la ao cinema começou em 1996 e teria, a princípio, Ivan Reitman (de “Os Caça-Fantasmas”) no comando. Depois de algumas tentativas fracassadas, a entrada de Joss Whedon em 2005 parecia ser o ponto de ignição, mas também não decolou. O futuro diretor de “Os Vingadores” abandonou a produção por divergências criativas. Até que, finalmente, dez anos depois, Patty Jenkins assumiu a cadeira de diretora.

Vários nomes foram cogitados para a direção e o papel principal (Angelina Jolie, por exemplo, chegou a ser sondada para ambos). Enquanto isso, até o Lanterna Verde, colega de Liga da Justiça até menos popular, ganhou seu filme (péssimo, diga-se de passagem). Mas como diz o ditado, ri melhor quem ri por último. “Mulher-Maravilha” (Wonder Woman, EUA/2017) não só é uma deliciosa sessão da tarde como também o melhor título dessa retomada da DC nos cinemas. A amazona literalmente “samba na cara” do apenas bom “O Homem de Aço” e do pífio “Batman VS Superman”.

Como é o debut da personagem na telona, temos a estrutura clássica de filme de origem. Acompanhamos Diana (Gal Gadot), princesa das Amazonas, criada em um paraíso protegido e treinada desde criança para ser uma guerreira invencível. Quando Steve Trevor (Chris Pine), um piloto da Primeira Guerra Mundial, é arremessado para o litoral da ilha, ela se sente levada a deixar seu lar, para proteger a humanidade da destruição massiva. Lutando ao lado do homem em uma guerra para acabar com todas as guerras, Diana descobrirá seus poderes e seu verdadeiro destino.

Fica nítido que a Warner finalmente entendeu o verdadeiro espírito de uma adaptação da DC Comics. Ao contrário do Homem Morcego, Mulher-Maravilha e Super-Homem são semideuses. Não faz sentido que tenham conflitos existenciais ou questionem sua grandeza, mesmo que no momento inicial. E a Diana de Patty Jenkins vem imbuída do heroísmo e otimismo que faltou nos dois filmes anteriores do DCverso.

O longa tem clima de matinê, daquelas em que a gente torce pelos bons e vaia os maus. A diretora já havia adiantado que suas inspirações seriam “Os Caçadores da Arca Perdida” e “Superman: O Filme”. Isso de fato pode ser percebido, seja no tom aventuresco do primeiro (há até os inimigos alemães), no viés messiânico do segundo ou no clima nostálgico de ambos. Ok, Zack Snyder tem sua participação (inclusive fazendo figuração como um soldado). Ele é um dos produtores e foi autor do argumento junto com Allan Heinberg e Jason Fuchs (“A Era do Gelo 4” e “Peter Pan”). Sua influência é claramente sentida em algumas tomadas, mas no geral, Patty é a dona do show, que acaudilha com plena segurança. Seu trabalho é amparado por uma direção de arte e fotografia que enchem os olhos tanto na estonteante concepção de Temiscira (vista pela primeira vez em live action) quanto na reconstituição da Londres dos anos 1910.

Apontada como a melhor coisa de “Batman Vs Superman”, a Diana de Gal Gadot passa sem sustos na prova do filme solo. Embora não tenha dotes dramáticos shakespearianos, a ex-modelo e soldado israelense contrapesa incorporando a personagem com galhardia em uma combinação de charme, força e carisma, marcas essenciais para a credibilidade da personagem em carne e osso. E como é graciosa volteando com o laço da verdade e ricocheteando balas com os braceletes ao som da trilha sonora mais empolgante de filmes de super-heróis recentes.

O Steve Trevor de Chris Pine não está ali para ser a mão forte que ajuda a erguer uma espada, como acontece em algumas aventuras protagonizadas por mulheres e nem mesmo para ser a mocinha em versão masculina. Ele é o ponto de vista humano no mundo das amazonas e o tradutor das questões não muito lógicas dos humanos para a recém-chegada. O eficiente elenco de apoio confere um brilho extra, trazendo boas performances de Connie Nielsen, Robin Wright (imponentes como Rainha Hipólita e General Antiope respectivamente), David Thewlis e Ewen Bremner.

O bem amarrado roteiro de Heinberg (que assinou séries como “The O.C.”, “Grey’s Anatomy” e “Sex and the City”), além de trabalhar na dose certa ação aventura e humor, traz algumas homenagens sob a forma de easter egg. Há remissão a “Superman” (quando Diana e Steve são encurralados em um beco), ao clássico seriado dos anos 70 (o disfarce de secretária de Steve é homenagem à segunda temporada da série) e até aos “Novos 52” (quando ela se deleita com um sorvete e elogia o vendedor). O script desliza um pouco apenas no clímax, quando fica a sensação de estarmos assistindo a uma partida do game “Injustice”.

“Mulher-Maravilha” é a primeira produção protagonizada por uma super-heroína em 12 anos (o último foi “Elektra”, com Jennifer Garner), mas isso está prestes a mudar. Junto com os já anunciados Batgirl e Miss Marvel,  descerra um novo horizonte para as mulheres super poderosas. Por agora os DCnautas podem comemorar. Esse é o filme que eles queriam ver. Se não é 100% fiel, pelo menos é extremamente respeitoso com o cânone. Além disso, desperta a sensação de que podemos ser heróis, mesmo que por um dia. Um alento nesses tempos sombrios de terrorismo no exterior, violência urbana por aqui e desilusão política planetária. E que esse seja mesmo o primeiro de uma trilogia.

Filme: “Mulher-Maravilha” (Wonder Woman)
Direção: Patty Jenkins
Elenco: Gal Gadot, Chris Pine, Connie Nielsen
Gênero: Aventura, Fantasia
País: EUA
Ano de produção: 2017
Distribuidora: Warner Bros
Duração: 2h 21min
Classificação: 12 anos

Deixe um comentário

Sugeridos
45501d63edccb559a903d7ed697a4b4dbee5ac0ab90ac362e243eab971cdfc54
CríticasGames

Heroes of Mount Dragon: competente, mas o repertório de golpes deixa a desejar

Beat ‘em up de rolagem lateral nunca sai de moda, e Heroes...

Squel Jorgea em “Squel, Confissões de uma porta-bandeira" - crédito: Donna Features
AgendaFestivaisFilmes

‘Squel, Confissões de uma porta-bandeira’ ganha première no Festival do Rio

Após se aposentar em 2022, Squel Jorgea decide voltar ao Carnaval do...

E304db077bc8cea27c3cf049d36c193f6f87d6889219811637db5a877d2dc0d3
CríticasGames

NetherWorld: humor ácido, mas a água-viva anda devagar demais

Nem todo jogo indie quer agradar todo mundo, e NetherWorld deixa isso...

Tales Ordakji e Cris Eifler em "Novo Atendimento" - crédito: Daniela Yoshikawa
Filmes

‘Novo Atendimento’ compete em festival português

Com sete premiações conquistadas em cinco países, o curta-metragem “Novo Atendimento”, dirigido...

Image
EsportesEtc.Filmes

Casinos e jogos de casino icónicos no cinema e na televisão

Destaque de capa Os casinos aparecem no cinema e na televisão há...

Geroge Lucas Museum
Artes VisuaisFilmesNotícias

Por dentro do gigantesco novo museu de George Lucas

O Lucas Museum of Narrative Art (Museu de Arte Narrativa), em Los...

SFII
FilmesTrailersVideos

Novo trailer de ‘Street Fighter’ reúne golpes clássicos e icônicos dos videogames

Prévia destaca Shoryuken, chutes relâmpago de Chun-Li e o elenco estrelado que...

Festival do Rio
AgendaFestivaisFilmes

Festival do Rio reúne filmes premiados em Cannes, Berlim, Veneza, Toronto, San Sebastián e Sundance

Lista reúne obras premiadas e diretores consagrados como Hirokazu Kore-eda, Asghar Farhadi,...

Patrullaje
AgendaFestivaisFilmes

Soy Loco por Ti, Centroamérica

Uma cinematografia ainda pouco conhecida no Brasil, mas que vem conquistando espaço...

Thor em Doomsday
FilmesNotícias

Rumor de ‘Vingadores: Doutor Destino’ aponta confronto épico entre Thor e Doutor Estranho

Especulação indica que o Deus do Trovão enfrentará uma variante sombria do...