em ,

“Na fila do SUS” documentário produzido pela Bombozila, realiza financiamento coletivo para lançamento em junho deste ano

Longa-metragem busca debater a precarização do sistema público de saúde no Brasil

“Na fila do SUS” é um documentário em longa metragem dirigido pela profissional e pesquisadora em Saúde Pública Ellen Francisco e produzido pela Bombozila, para debater a precarização e privatização do sistema público de saúde no Brasil e suas consequências no contexto do desmonte das políticas sociais. Atualmente, se encontra em fase de campanha de financiamento colaborativo na plataforma apoie.bombozila.com, e tem previsão de lançamento para junho de 2020.

O filme busca retratar os ataques ao SUS em 3 diferentes frentes e estados. No Rio de Janeiro, vai denunciar o desmonte da atenção básica e o impacto nas Clínicas da Família, que atendem milhões de usuários e em muitos casos é o único recurso de cuidado da população na cidade.

Em São Paulo, destaque para a população em situação de rua e usuária de drogas que vão se tornando alvo de uma política de repressão, diante da suspensão de políticas públicas de redução de danos, saúde mental e re-inclusão da população através de programas de emprego e moradia de governos passados.

Vai ainda tratar do tema da saúde dos povos indígenas no contexto do avanço do agronegócio sobre áreas de preservação na Amazônia. E como os conflitos pela terra vão agravando ainda mais a precariedade no acesso aos serviços de saúde por parte dessa população.

O documentário vai abordar também a estrutura do poder político que envolve planos de saúde privados, partidos, esquemas de corrupção e candidatos em campanha, pela visão de pesquisadores e professores acadêmicos que se dedicam a levantar dados sobre a saúde pública no país.

A diretora Ellen Francisco disse: “Precisamos urgentemente promover o debate sobre o desmonte do SUS no Brasil. Essa é uma situação alarmante e as pessoas precisam tomar conhecimento sobre o impacto disso na vida delas”. E finalizou: “O audiovisual é uma ferramenta importante para defender o direito à saúde porque estamos em um momento que doenças estão voltando, faltam leitos, medicamentos, é um cenário realmente complicado”.

Fátima Siliansky, professora da UFRJ,  pesquisadora da área de economia da saúde, ativista de movimentos em defesa do SUS e uma das personagens do documentário, disse: “A gente precisa fazer com que um público mais amplo tenha conhecimento do descalabro que vivemos hoje na saúde pública do Brasil”

NA FILA DO SUS tem previsão de lançamento para junho de 2020 e será disponibilizado gratuitamente na plataforma online Bombozila.

Link para doação https://apoie.bombozila.com/projeto/nafiladosus/

Deixe sua opinião

Morrissey lança “Love is on Its Way Out”, segundo single de seu novo disco

Indiana Jones 5 resolverá parte da história do personagem, segundo Harrison Ford