AcervoAmbrosiaCríticasFilmes

Não subestime Fábio Porchat e seu “Entre Abelhas”

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2015/05/entre-abelhas.jpeg" rel="nofollow"> &title=N%C3%A3o%20subestime%20F%C3%A1bio%20Porchat%20e%20seu%20%E2%80%9CEntre%20Abelhas%E2%80%9D" rel="nofollow"> &name=N%C3%A3o%20subestime%20F%C3%A1bio%20Porchat%20e%20seu%20%E2%80%9CEntre%20Abelhas%E2%80%9D" rel="nofollow">

O que torna Entre Abelhas um filme ainda mais interessante do que a média no país, é sua própria natureza de não enxergar os filmes do gênero da qual, de (bem) certa forma, faz parte. E salienta papel de Fábio Porchat nesse sentido.

Deixa eu explicar: no novo filme estrelado por Porchat e dirigido pelo seu parceiro de Porta dos Fundos, Ian SBF, o ator interpreta Bruno, um rapaz que acaba de se separar da esposa (Giovanna Lancellott). Num dia ele passa a sofrer de um problema inusitado: as pessoas, aos poucos, começam a desaparecer para ele. Ele ainda é capaz de ver a mãe (Irene Ravache), o amigo sexista Davi (Marcos Veras), o psiquiatra (Marcelo Valle), a ex-mulher. Mas é incapaz de interagir com alguns estranhos, incluindo alguns amigos do trabalho.

O mote é desenvolvido dentro do estranhamento do protagonista diante dos acontecimentos cada vez mais esquisitos que essa “deficiência” suscita. Ian demonstra que a destreza com que toca seus vídeos para o YouTube, se aplica dinamicamente no cinema.

O filme é fluido e bem arejado esteticamente (a arquitetura do Centro do Rio de Janeiro delimita fortemente a angústia de Bruno). E por que cargas Irene Ravache faz tão pouco cinema? Sua interpretação é comovente.

O roteiro é conciso – até mesmo na sua conclusão que pode não agradar muitos – mas equilibra bem a dose de comédia dentro lucidez dramática da trama. Fabio dá conta do desafio (repare nas cenas finais de seu personagem) e, tanto como criador (já que a história é sua e estava sendo burilada há nove anos) quanto como ator, nos deixa a impressão que ainda tem muito a oferecer, para além de filmes lamentáveis que vem fazendo, como O Concurso. Entre Abelhas leva a comédia nacional ao patamar do raciocínio adulto de se assistir cinema, e para isso deixa para o expectador as questões e a resolução final dessa história tão cheia de simbolismos.

Por mais Entre Abelhas no nosso cinema, onde se ri refletindo, sem ser subestimado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmes

Quem é o Superman: James Gunn ou David Corenswet?

Dentro de sua gritante previsibilidade, há um ativo muito positivo quando vemos...

ClássicosCríticasFilmes

Um dia de fúria: Burnout explícito no clássico de Michael Douglas

Um dia e tudo muda, uma pessoa antes condicionada explode em uma...

CríticasFestivaisFilmes

“A Voz de Deus” retrata o lado humano (e muito complexo) do fenômeno dos pastores mirins

Um garotinho de 5 anos grava uma mensagem de pregação religiosa de madrugada...

ClássicosCríticasFilmes

O Fugitivo Sanguinário: da perspectiva de homens e mulheres

Um suspense de estrada co-escrito e dirigido por Pasquale Festa Campanile. Estrelado...

FilmesNotícias

“A Odisseia” de Christopher Nolan ganha trailer exibido apenas nos cinemas

Prévia pode ser vista também no Brasil “A Odisseia”, nova empreitada do diretor Christopher...

CríticasFilmesModa

O documentário da HBO “Fake Famous – Uma Experiência Surreal nas Redes”

Aqui vamos falar da teatralidade cotidiana e o lugar do corpo em...

CríticasFilmes

“Jurassic World: Recomeço” expõe o desgaste da franquia

Quando Steven Spielberg adaptou para os cinemas o livro de Michael Crichton...

CríticasFilmes

M3gan 2.0 é pura galhofa trash

Quando “M3gan 2.0” foi anunciado, era previsível, e ainda assim preocupante, já...

FilmesNotícias

Rachel Brosnahan admite semelhança com Lois Lane em Superman

O diretor James Gunn veio ao Brasil juntamente com o ator David Corenswet, a...

CríticasFilmes

“F1” é mais que um “Top Gun: Maverick” sobre rodas

A ambição de Joseph Kosinski o trouxe para a terra, trocando as...