AstrosFilmesListasTeatroTV

Ney Latorraca e seus personagens marcantes

Compartilhe
Compartilhe

Faleceu ontem (26) o ator e diretor Ney Latorraca, aos 80 anos no Rio de Janeiro. Ele estava internado desde o dia 20 de dezembro na Clínica São Vicente, na Gávea, por conta de um câncer de próstata e morreu em decorrência de uma sepse pulmonar. Em sua carreira deixou uma galeria de personagens marcantes na TV, no cinema e no teatro, e abaixo elencamos dez.

Estúpido Cupido

Na novela de 1976, Latorraca interpretou Mederiquis, inspirado em Juventude Transviada e Easy Rider, era fã de Elvis Presley e líder da banda de rock Personélitis Bóis

Beijo no Asfalto

No filme de 1981, dirigido por Bruno Barreto, Latorraca eternizou, junto com Tarcísio Meira, a icônica cena em que seu personagem Arandir, agonizante após ser atropelado por um ônibus, pede um beijo na boca. Essa já era a segunda adaptação para o cinema da peça de Nelson Rodrigues e a cena gerou muita repercussão.

Rabo de Saia

Na minissérie da Globo de 1984 Latorraca interpretou o caixeiro-viajante Quequé, que mantinha três esposas, vividas por Lucinha Lins, Dina Sfat e Tássia Camargo.

A Ópera do Malandro

Adaptação do musical de Chico Buarque no filme de Ruy Guerra Latorraca interpreta Tigrão, um cafetão que ganha destaque no número musical hino da repressão

TV Pirata

Entre outros papeis no programa humorístico que satirizava a própria TV, Latorraca interpretou Barbosa, que tinha como marca registrada repetir seu nome e a última frase dita a ele. Segundo o ator, a composição foi inspirada nas imitações de velhinho que ele fazia quando criança para entreter seus primos pequenos

O mistério de Irma Vap

Um dos trabalhos mais aclamados de Ney Latorraca. Nessa peça de 1986, adaptação da Broadway com produção de Marília Pêra, o ator contracenava com Marco Nanini, uma dupla que ficou eternizada como uma das mais icônicas do teatro brasileiro. Irma Vap ficou em cartaz durante 11 anos.

Vamp

Certamente o papel mais popular de Latorraca entre as novas gerações. Na novela das 19h da Globo, que foi ao ar entre julho de 1991 e fevereiro de 1992, o ator dava vida ao Conde Vladimir Polanski, vampiro que transformava a protagonista, Natasha (Cláudia Ohana), em uma cantora de sucesso, mas também em uma criatura noturna.

Graças ao tom mais humorístico dado por Latorraca, a trama dos vampiros acabou ganhando contornos de sátira, como na clássica cena em que o personagem dança ‘Thriller’ de Michael Jackson em um cemitério com zumbis.

O ator chegou a abandonar a trama durante um tempo, só retornando sob a condição de que pudesse continuar improvisando livremente.

O Cravo e a Rosa

Latorraca interpretava o marido traído Cornélio, em um núcleo muito bem-humorado completado pela esposa infiel Dinorá (Maria Padilha), além da mãe dela, Josefa (Eva Todor), e o irmão Heitor (Rodrigo Faro).

Da Cor do Pecado

Nessa novela das 19h, que foi ao ar na Globo em 2004, o ator interpretava Edu, que com Verinha (Maitê Proença) formava um casal de trambiqueiros que conquistaram o público.

Irma Vap – O Retorno

Filme brasileiro de 2006 baseado na peça O Mistério de Irma Vap, teve direção de Carla Camurati. Latorraca é Darci Lopes, um ator decadente que faz shows em boates, e é convencido por Otávio Augusto (Marcos Caruso), um dos produtores originais da peça, e Luiz Alberto (Leandro Hassum), filho de seu recém-falecido parceiro da montagem, a assumir a direção da nova versão. Enquanto isso, o personagem de Marco Nanini, Tony Albuquerque, um dos atores da montagem original, está “temporariamente paralítico”, sendo manipulado pela irmã Cleide (também interpretada por Nanini). Foi o último filme em que o ator Francisco Milani atuou.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmes

Anora vai além de um conto de fadas às avessas

Nos primeiros minutos, “Anora” passa a impressão de um conto de gata...

CríticasFilmes

Conclave faz thriller envolvente sobre os bastidores do Vaticano

Se há um assunto que fascina a ficção, seja na literatura, no...

AgendaTeatro

Espetáculo sobre a vida transgressora do Padre Pinto estreia no Sesc Pompeia

Com direção e dramaturgia de Luiz Marfuz, o elenco é encabeçado por Ricardo Bittencourt (como...

AgendaTeatro

Cia de Teatro Heliópolis promove Ciclo de Debates Públicos sobre a vida depois do cárcere

Em fevereiro de 2025, a Companhia de Teatro Heliópolis realiza Ciclo de...

AgendaTeatro

Porteiros e cobradoras de ônibus são retratados em espetáculo teatral

Os espetáculos Portar(ia) Silêncio, de Jhoao Junnior, e A Cobradora, da Zózima...

AgendaTeatro

Nova temporada de Tatuagem, adaptação teatral para o filme de Hilton Lacerda

Com direção de Kleber Montanheiro, espetáculo tem canções da banda As Baías...