Ícone do site Ambrosia

Nolan revela que Batman nunca encontrará outros super-herois

Christopher Nolan[bb] deu recentemente uma entrevista ao Los Angeles Times publicada em diversos artigos, agora no último ele fala sobre o universo DC e o universo de Batman…

“Eu não acredito que nosso Batman, nossa Gotham, poderiam levar para esse tipo de cruzamento. É algo que remete para quando começamos a montar a história do personagem: ‘Este é um mundo onde existem histórias em quadrinhos’, ‘Este é um mundo onde os super-heróis realmente existem?’ Se você pensar no Batman Begins[bb] e na filosofia do personagem que tenta se reinventar como um símbolo, nós nos posicionamos – não mostramos isso diretamente no no filme, mas nos posicionamos filosoficamente – os super-heróis simplesmente não existem. Se eles existissem, se Bruce soubesse do Superman[bb] ou mesmo das histórias em quadrinhos, então a decisão que ele tomou ao colocar a máscara e tenta se tornar um símbolo teria um significado completamente diferente. Seria um paradoxo e um enigma, o que fizemos foi voltar a idéia e ao conceito original do personagem. Nas suas primeiras aparições ele se inventa como uma criação totalmente original. É um universo diferente. É uma maneira diferente de olhar para isso. Agora, isto já foi realizado com sucesso [Nolan se refere ao encontro de heróis, como Batman e Superman] nos quadrinhos, portanto não disputo isto como uma abordagem. Apenas não é a abordagem que tomamos. Tínhamos que tomar uma decisão para Batman Begins.”

Ao meu ver a posição de Nolan é a mais acertada possível, realmente a presença de super-heróis no universo do Batman nunca me agradou, essa abordagem mais realista que ele tanto prega é a maior qualidade de O Cavaleiro das Trevas[bb] sobre outros filmes de heróis e ao meu ver um dos grandes motivos do sucesso tão avassalador do filme, pois este segundo Batman é um filme para qualquer pessoa e não somente para os fãs do personagem. Ele trata de arquétipos, mitos universais, presentes em toda nossa história humana.

Eu aposto que nem mesmo o Christian Bale têm interesse em fazer um filme onde o Batman encontra o Superman ou mesmo participa da Liga da Justiça, seu personagem já está marcado no universo criado por Nolan e se a Warner for esperta vão deixar assim. Que Nolan faça quantas obras primas que quiser!

Sair da versão mobile