E aqui estamos precisamente no dia 21 de outubro de 2015, quando Doc Brown e Marty McFly chegam ao futuro imaginado pelo diretor Robert Zemeckis e o roteirista Bob Gale em 1989 na continuação de ‘De Volta para o Futuro’, grande sucesso de bilheteria que ganhou ainda mais força com o passar do tempo.
Como no primeiro filme Marty volta 30 anos no tempo, na sequência ele avança 30 anos, vindo para no ano em que estamos, mais precisamente no dia em que estamos, viagem no tempo essa que desencadeou uma reviravolta que o faz voltar para o cenário do filme anterior.
Quando o filme saiu em DVD em 2002, a dupla de realizadores já era questionada, em tom de piada, sobre skates e carros voadores em um futuro que já se avizinhava. Zemeckis e Gale sempre disseram que ‘De Volta para o Futuro II’ não era um exercício de futurologia e sim uma brincadeira com o que imaginamos do futuro. Ainda assim, é divertido fazer um jogo dos sete erros com o que foi visto no filme e o que temos hoje.
Confira a nossa listinha de coisas que ‘De Volta para o Futuro II’ não previu
Celulares
É a coisa que mais chama a atenção. Onde estão as hordas de pessoas nas ruas checando seus aparelhos conectados ao WhatsApp e ao Facebook? Sem contar que na casa dos McFly ninguém sabia ao certo onde Jennifer estava, pois ela estava demorando a chegar. Bastaria passar um zap para ela, não?
Fax extinto
Em 1989 o fax era uma tecnologia revolucionária. Mal sabiam Zemeckis e Gale que em menos de dez anos o e-mail o aposentaria. Com certeza em 2015 ninguém recebe carta de demissão em casa via fax
Cabines de telefone esquecidas
A menos que você esteja procurando anúncios com serviços de travestis e prostitutas, dificilmente você recorrerá a uma cabine de telefones como se vê no filme.
Internet
Essa não dava mesmo para prever. E surgiu apenas quatro anos após o lançamento do filme. Em momento nenhum se faz menção a uma rede de computadores. Em 2015, um adolescente como Marty McFly Jr estaria no quarto checando as redes sociais, baixando séries e vendo pornografia, não na sala de TV assistindo a vários canais simultâneos
O trágico fim de Lady Di
No jornal com a noticia da prisão do filho de Marty há uma notícia dos preparativos para a visita da “Rainha Diana” aos EUA. Como sabemos, ela não se tornou rainha, primeiro por ter se divorciado de Charles em 1992 e segundo porque morreu tragicamente em um acidente de carro em 1997. E a monarca da Grã-Bretanha continua sendo a longeva Elizabeth II, como em 1985
Marty McFly envelheceu bem melhor
Apesar da doença de Parkinson e de ser sete anos mais velho do que o personagem (Marty estaria com 47 anos em 2015) Michael J. Fox está bem mais jovial do que sua caracterização de 2015.
Carros no chão
Embora o primeiro modelo de carro voador tenha sido prometido para este ano, os carros continuam no chão, poluindo e engarrafando
Leia também: Os 15 acertos do futuro de De Volta para o Futuro II
Comente!