Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

O Homem das Cavernas e a pré-história segundo Aardman

Demorou, mas a Aardman conquistou seu espaço no Brasil. O estúdio britânico tornou-se célebre pelos curtas de animação com os personagens Wallace e Gromit. Com roteiros inteligentes e técnica de stop motion, tornaram-se cult instantaneamente na década de 90. Mas o sucesso por aqui veio mesmo com o longa “A Fuga das Galinhas”. Agora chega aos cinemas “O Homem das Cavernas” (Early Man, GB/2018).
Essa nova animação se situa naquela clássica pré-história de desenhos animados como “Os Flintstones”. Aquela em que criaturas pré-históricas, mamutes e homens das cavernas coexistiam. Nesse cenário, Dug, juntamente com o ajudante Hognob unem sua tribo contra um poderoso inimigo Lord Nooth e sua cidade da Idade do Bronze, que quer subjulgar os homens primitivos, expulsando-os de seu habitat. Para decidir a questão, ele propõe uma batalha campal diferente: uma partida de futebol.
“O Homem das Cavernas” traz aqueles elementos facilmente reconhecíveis como sendo uma produção da Aardman. Ali estão o herói improvável e uma resolução de conflito idem. Apenas em um tom mais infantil do que “Fuga” e “Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais”. Mas isso não quer dizer que o sarcasmo e o humor negro característicos do estúdio tenham ficado de fora. O primeiro contato dos homens civilizados com os trogloditas rende boas risadas. O argumento do diretor Nick Park coloca esse embate com muito mais graça do que em “10.000 A.C”. A preparação para a partida de futebol que vai definir o destino do Vale é impagável. O próprio traço dos personagens já provoca risos.
Por aqui a maioria das cópias são dubladas, mas é interessante ver nos créditos o elenco das vozes originais. Dug é dublado pelo vencedor do Oscar Eddie Redmayne, Nooth é Tom Hiddleston, o Loki dos filmes da Marvel, e a personagem Goona ganhou a voz de Maise Willams, a Aria Stark de “Game of Thrones”.
“O Homem das Cavernas” pode não estar no top 5 das melhores animações da Aardman. Mas o diretor Nick Park, um dos cabeças do estúdio, mantém-se fiel ao espírito do estúdio e proporciona um bom entretenimento para os pequenos e, em muitos momentos, para os pais. E é inegável que essa pré-história segundo a Aardman é uma das mais divertidas já vistas.
Filme: O Homem das Cavernas (Early Man)
Direção: Nick Park
Elenco: Eddie Redmayne, Tom Hiddleston, Maise Williams (vozes originais), Marco Luque (versão dublada)
Gênero: Animação
País: EUA/Reino Unido/França
Ano de produção: 2018
Distribuidora: Paris Filmes
Duração: 1h 29min
Classificação: Livre

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Plutão Já Foi Planeta lança clipe de 'Estrondo'

Próxima publicação

Donald Glover mostra foto do interior da nave Millennium Falcon

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir