AstrosClássicosCríticasFilmes

O Lobisomem (1956), um filme inovador e subestimado

Compartilhe
Compartilhe

Dois cientistas se deparam com um acidente de carro e encontram um homem inconsciente nos destroços. Eles o levam a um laboratório e injetam nele um soro com o qual estão trabalhando. Infelizmente, o soro tem o efeito de transformar uma pessoa em uma criatura assassina.

O Lobisomem é um pequeno filme modestamente interessante. Quem o trouxe foi Sam Katzman (1901-1973), que produziu vários filmes de monstros de baixo orçamento na década de 1940 e dirigido por Fred F. Sears (1913-1957), diretor de diversos faroestes e alguns de ficção científica.

O filme tem uma localização incomum – uma pequena locação nas montanhas de Montana no inverno, embora tenha sido parte filmado na Califórnia. Isso é único por si só devido ao fato de que o filme levou o gênero de lobisomem para outro cenário. Até então, filmes anteriores de lobisomem foram ambientados ao ar livre, mas o exterior foi representado por cenários de estúdio. Tudo isso acontece em locais naturais onde as paisagens invernais de neve adicionam um ambiente definido ao filme, especialmente sob a fotografia em preto e branco.

O filme abre com um homem que não se lembra de sua identidade aparecendo em uma pequena cidade, que acaba atacando um morador e que o leva a uma caçada policial, que deixam os caçadores incertos se eles estão rastreando homem ou animal. O resto da história é mais rasa, talvez tivesse um contemporâneo como Jack Arnold poderia ter sido um clássico menor.

O Lobisomem (1956) também foi feito em uma época em que os filmes de lobisomem estavam se extinguindo. O mais famoso dos homens-lobo, Larry Talbot de Lon Chaney Jr (1906-1973) em The Wolf Man, tornou-se uma figura básica na linha dos Monstros da Universal na década de 1940, que rapidamente reduziu o personagem de marketing.

Na década de 1950, o panteão de filmes de monstros da Universal e cientistas malucos estavam sendo substituídos por invasores alienígenas e monstros da Ciência. O Lobisomem (1956) parece um híbrido de ambas as épocas, O lobisomem neste filme foi o primeiro licantropo não sobrenatural de ficção científica da tela. E a estranheza de um filme de lobisomem tentando ser um filme de monstro atômico pode parecer um absurdo, entretanto a ideia de envolvendo injeções de sangue de lobo irradiado é interessante. Ao mesmo tempo, entra no gênero cientista louco, um gênero que se tornou relativamente obsoleto na década de 1950. É um filme que parece desajeitadamente preso entre a passagem de uma forma de terror e o surgimento de uma nova.

Onde assistir?

No Youtube, encontramos o filme dividido em partes, dublado em português.

Homenagem Póstuma Joyce Holden (1930-2022)

Joyce Holden, nascida Jo Ann Heckert morreu dia 21 de janeiro de 2022, aos 91 anos. A atriz nasceu em Kansas City, Missouri, em 1º de setembro de 1930, trabalhou como modelo e queria ser desenhista, mas acabou indo com o irmão a Califórnia, onde começou a frequentar a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).

Começou sua carreira na década de 1950, participou em vários filmes de baixo orçamento e séries de televisão, incluindo “The Twonky” (1953), “The Werewolf” (1956) e “Alfred Hitchcock Presents” (1956). Holden também apareceu em alguns filmes mais notáveis, como “The Eddie Cantor Story” (1953) e “Love Me Tender” (1956), um filme estrelado por Elvis Presley. Ela continuou atuando na década de 1960, mas sua carreira foi diminuindo à medida que a década avançava. Ela fez sua última aparição em um episódio da série “The Mod Squad” em 1970.

Em O Lobisomem fez o papel de Amy Standish, a esposa do personagem interpretado por Steven Ritch (1921-1995) preocupada com sua crescente obsessão com um lobisomem que está apavorando a região.

Compartilhe
Por
Cadorno Teles -

Cearense de Amontada, um apaixonado pelo conhecimento, licenciado em Ciências Biológicas e em Física, Historiador de formação, idealizador da Biblioteca Canto do Piririguá. Membro do NALAP e do Conselho Editorial da Kawo Kabiyesile, mestre de RPG em vários sistemas, ler e assiste de tudo.

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmesListas

Os melhores filmes de 2024

Pobres Criaturas de Yorgos Lanthimos(Prime Video)MELHOR FILME DE 2024!!!Porque Yorgos (novamente ele)...

CríticasFilmes

Marcello Mio: em busca da essência de Marcello Mastroianni

No ano de 2024, um dos nomes mais conhecidos do cinema italiano...

FilmesListas

Os filmes mais aguardados de 2025

Depois de um ano repleto de emoções animadas, mutantes, alienígenas, gladiadores e...

AstrosFilmesListasTeatroTV

Ney Latorraca e seus personagens marcantes

Faleceu ontem (26) o ator e diretor Ney Latorraca, aos 80 anos no...

FilmesNotícias

The Batman 2 é adiado para 2027

Warner Bros. anunciou mais uma vez o adiamento do aguardado filme The...

AstrosMúsica

“Temos um novo baterista, o nome dele é Dave, ele é o melhor baterista do mundo!”

A história da bateria de Dave Grohl no Nirvana e gravação de...

ColunasFilmesLiteratura

Família Suassuna vende barato a herança de O Auto da Compadecida

O Auto da Compadecida 2, lançado em 25 de dezembro de 2024,...

CríticasFilmes

Sonic 3 acelera no ponto certo da diversão

“Sonic 3: O Filme” comprova a força do ouriço velocista azul da...