CríticasFilmes

‘O Portal Secreto’, uma encantadora fantasia urbana cheia de magia e monstros de Jim Henson

Compartilhe
Compartilhe

Um homem consegue um estágio em uma misteriosa empresa londrina com funcionários não convencionais, incluindo o carismático CEO que está incorporando estratégias corporativas modernas a antigas práticas mágicas.

Análise

Ao assistirmos filmes e séries de fantasia recentes é notório a tendência de caírem em todos os tropos do desenvolvimento de jovens adultos, como a série Lockwood & Co. (2023) ou a saga Animais Fantásticos e Como Encontrá-los, que acabam em detrimento do que o faz funcionar na literatura, razão pela qual O Portal Secreto consegue fazer as pessoas acreditarem novamente no gênero.

Baseado no romance homônimo de Tom Holt, o filme é dirigido por Jeffrey Walker e estrelado por Patrick Gibson (o Nikolai Lantsov de Sombras e Ossos), Sophie Wilde (Fale Comigo), Sam Neill (Jurassic Park) e Christoph Waltz (Bastardos Inglórios) e é uma grande surpresa de fantasia urbana graças à sua boa narrativa.

Ao invés de focar em efeitos especiais e explicar uma mitologia complexa, O Portal Secreto mostra uma paciência incomum ao apresentar seu mundo aos poucos, com muito cuidado em seus personagens e nos pequenos dilemas cotidianos que tornam sua história pessoal mais importante do que as aventuras que eles irão viver.

Uma sátira trabalhista em tempos de desemprego e crise


Uma das chaves é o roteiro, escrito por Leon Ford, que adapta o primeiro livro da série de sete partes de Holt, e não comprime nada do que serve ao propósito do centro da história, a vida de Paul Carpenter e Sophie Pettingel, dois estagiários com problemas financeiros ( um olhar sobre a juventude precária que geralmente falta nesse tipo de ficção) que começam a trabalhar em uma misteriosa empresa londrina chamada JW Wells & Co. A empresa não é de negócios comuns, mas algo que envolve seres mágicos.

Todo o resto é aleatório, embora o cerne da história pareça ser os mistérios da empresa e como estão usando estratégias corporativas modernas para perturbar o antigo mundo da magia. Paul e Sophie se encontram no meio de um conflito entre Humphrey Wells, o carismático CEO da empresa, e Dennis Tanner, um implacável gerente intermediário, que têm planos diferentes para o futuro.

As referências ao trabalho de JK Rowling podem ser óbvias, mas na realidade o mundo posado está cheio da magia de Michael Ende de A História sem Fim, CS Lewis de Nárnia, ou Terry Gilliam de ‘Brazil’ e até mesmo o terror juvenil de RL Stine.O Portal Secreto é um filme modesto, dirigido para uma plataforma, mas sua fatura é pensada para a telona, e além de um mundo com dimensões secretas, teletransporte dimensional e outras ideias que quebram o mundo cinza de uma Londres automatizada, temos ao goblins, dragões e outras criaturas fantásticas.

Uma fantasia romântica e bem britânica


Ao contrário do CGI que preenche as telas, as aparições se reduzem a pequenos momentos em que o mundo fantástico invade a realidade, até seu final, em que alguns goblins aparecem como em ‘As Bruxas’ de Roald Dahl e pela mão da Jim Henson Co, já que o filme é uma coprodução entre a empresa e a Story Bridge Films, e apresenta alguns bonecos tradicionais e animatrônicos.

O Portal Secreto é um daqueles lançamentos que não ganhou um grande marketing, e que são percebidos pela maneira que sua narrativa é construída e que mesmo após quase duas horas,nem sentimos o tempo. Divertido e comovente, combina fantasia e comédia com um toque de sátira e brinca com a ideia de dimensões através de portas.

Mas talvez sua maior peculiaridade seja que, sob sua camada de aventura fantástica, se esconde uma insólita comédia romântica, que nunca perde o foco na história adorável de seus protagonistas sem ser muito enjoativa ou cafona, superando mecanismos desse tipo de adaptações para se firmar. … como uma deliciosa raridade na paisagem do cinema familiar comercial.

Se há uma possível desvantagem, é que deixa um gostinho de quero mais, com a sensação de pode ser o piloto de algo maior que seria legal ter a oportunidade de ver desenvolvido em forma de série ou trilogia.

O Portal Secreto

O Portal Secreto
0 100 0 1
NOTA: 8/10
NOTA: 8/10
Compartilhe
Por
Cadorno Teles -

Cearense de Amontada, um apaixonado pelo conhecimento, licenciado em Ciências Biológicas e em Física, Historiador de formação, idealizador da Biblioteca Canto do Piririguá. Membro do NALAP e do Conselho Editorial da Kawo Kabiyesile, mestre de RPG em vários sistemas, ler e assiste de tudo.

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmes

“Vitória” se apoia na força da atuação de Fernanda Montenegro

Ter uma atriz com a história de Fernanda Montenegro, do alto dos...

FilmesNotícias

Village Roadshow, produtora de Matrix e Coringa, declara falência

A produtora americana Village Roadshow Pictures, que realizou filmes como “Coringa” e os quatro longas...

CríticasFilmesLançamentos

O Melhor Amigo: um musical alto-astral

Em 2019, quando “Pacarrete” conquistou os corações e os prêmios em festivais...

CríticasFilmesLançamentos

Parthenope: Os Amores de Nápoles

Juntas, elas têm 26 Oscars de Melhor Filme Internacional. Itália e França,...

AstrosCríticasMúsica

“Angel of the Morning”: Uma Canção Atemporal

Há músicas que transcendem o tempo, atravessando décadas e gerações com uma...

CríticasFilmesLançamentos

“Máquina do Tempo” muda o rumo da História com narrativa ousada

Se você gosta de História tanto quanto eu, já deve ter se...

AgendaFilmes

CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe mostra gratuita da cineasta Paula Gaitán

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, entre os dias 6 e...