AcervoCríticasFilmes

"O Retorno de Ben" e sua convincente pulsação dramática

Compartilhe
_DSC9362.ARW
Compartilhe

O apelo da história em que uma mãe compassiva luta contra a dependência química do filho, é certeiro e não seria diferente tendo Julia Roberts à frente. E não foi. Apesar do filme e interpretações não performarem destacadamente na temporada de premiações norte-americanas, O Retorno de Ben tem pulsação dramática suficiente para envolver o espectador.
Dirigido e roteirizado pelo americano Peter Hedges, a trama retrata a volta de Ben (Lucas Hedges, filho do diretor e indicado ao Oscar por Manchester a Beira Mar), dependente químico de passado criminoso, para a casa de sua família na véspera de Natal. A chegada do rapaz é levemente incômoda pois, ao mesmo tempo em que sua mãe, Holly (Julia) fica feliz com o seu retorno, Neill (Courtney B. Vance), o padrasto e sua irmã, Holly (Kathryn Newton) mostram-se receosos com a volta, dado os problemas do passado. O filme se passa ao longo das 24 horas que duram essa visita, tempo suficiente para emergir dramas e vulnerabilidades do filho para com a família.

O roteiro passa o tempo inteiro estabelecendo a tensão da presença daquele filho tanto no seio familiar em si, quanto dentro da própria perspectiva da mãe. Essa desconserto presente e frequente é o grande mérito do filme, uma vez que vamos nos afeiçoando aquela mãe e comungando de seu misto de esperança e desespero.
Talvez o texto peque pelo maniqueísmo de situações que reiteram a ambiguidade de usuário do filho (quando ele decide sair de casa, em todo lugar que vai sempre se depara com personagens de seu passado marginal, ou seja, um tanto forçado), mas as interpretações de Julia e Lucas amenizam a sensação. Retorno de Ben é consistente como drama humano porém, é convencional como cinema. Aqui essa aritmética funcione pela força da história e em como Julia exprime credibilidade dando sentido e complexidade à sua desesperada maternidade.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmesLançamentos

Looney Tunes: o Dia que a Terra Explodiu – anarquia que contagia

Apesar de já ser nonagenário, o porco Gaguinho está em plena forma....

CríticasLançamentosLiteratura

Rasteiras de Talles Azigon

O livro Rasteiras, de Tales Azigon, é uma obra que se destaca...

CríticasFilmes

Pecadores faz potente metáfora do racismo através do sobrenatural

Se restava alguma dúvida em relação à habilidade e maestria de Ryan...

CríticasFilmesLançamentos

“12.12: O Dia” mostra no cinema que a História é cíclica

Quando estava na escola, aprendi que a Coreia do Sul fazia parte...

FilmesNotícias

Starfighter: o que já sabemos sobre o filme de Star Wars com Ryan Gosling?

Star Wars: Starfighter é um dos próximos grandes lançamentos da Lucasfilm para...

FilmesListas

O Papa no cinema: cinco obras que ecoam a era Francisco

A morte do Papa Francisco na última segunda-feira (21) marca o fim...

CríticasSériesTV

Terceira temporada de The White Lotus é uma montanha-russa de emoções

Chegou a hora de voltar a tirar férias na rede de resorts...