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“O Silêncio dos Inocentes”: A atração pelo monstro – Livro vs. Filme

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O Silêncio dos Inocentes (1991) é um famoso thriller, hoje um clássico absoluto, que adapta o romance de Thomas Harris (1940). O eixo é Hannibal Lecter, e também o elemento comum de uma série de obras literárias em que o distorcido psiquiatra é peça indispensável. De qualquer forma, dentro deste pequeno universo o exemplo mais notável é o filme de Jonathan Demme (1944-2017), interpretado por Jodie Foster (1962) e Anthony Hopkins (1937). Iremos examinar esse filme juntamente com a obra literária.

Sinopse

O FBI está em busca de “Buffalo Bill”, um serial killer que mata suas vítimas, todas adolescentes, após prepará-las cuidadosamente e retirar a pele. Para capturá-lo, recorrem a Clarice Starling, uma brilhante especialista em comportamento psicopático, que aspira fazer parte do FBI. Seguindo as instruções de seu chefe, Jack Crawford, Clarice visita a prisão de segurança máxima onde o governo mantém o Dr. Hannibal Lecter, ex-psicanalista e assassino, dotado de inteligência superior. Sua missão será tentar obter informações sobre os padrões de comportamento do assassino que procura.

Um grande triunfo

O Silêncio dos Inocentes teve um sucesso brilhante no início da década de 1990, tanto de crítica e público. Caso a premiação seja uma escala válida para avaliar uma obra, basta dizer que no Oscar de 1991 recebeu os cinco prêmios principais (filme, diretor, ator, atriz e roteiro adaptado). No entanto, talvez a prova mais fiável do vigor e da importância do filme seja o legado na cultura popular.

Os gestos do Dr. Hannibal Lecter (Hopkins), algumas de suas frases e, em geral, uma série de situações cinematográficas estão instaladas no inconsciente coletivo. Pode ser atribuído à força dos personagens, entre outros aspectos. Dr. Lecter é a negação da ideia de que uma pessoa culta, educada e que ama as artes não pode ser um monstro. Ele é um personagem malvado mas sedutor, refinado mas ameaçador, com uma inteligência rara e requintada.

Porém, não é a primeira vez que o personagem aparece nas telonas. Em 1986, Michael Mann (1943) já havia adaptado o primeiro romance de Robert Harris com a presença de Lecter, Caçador de Assassinos (Manhunter, 1986). Bom e interessante filme com Brian Cox no papel do psiquiatra canibal.

Quid pro quo

As histórias com Lecter como pano de fundo são na verdade histórias de manipulações, de jogos inventados pelo psiquiatra por puro tédio vital. Em O Dragão Vermelho, que inspirou Caçador de Assassinos e foi trazido de volta às telas por Brett Ratner (1969) em 2002, o jogo que se estabelece entre o psiquiatra e o agente do FBI Will Graham é muito obscuro. O próprio Graham tem dentro de si uma enorme escuridão, não muito diferente dos psicopatas que persegue, e a sua interação com Lecter na resolução do caso irá levá-lo a situações extremas.

No filme O Silêncio dos Inocentes, o jogo é de natureza diferente. A aspirante a agente do FBI, Clarice Starling, é escolhida como interlocutora de Lecter para a resolução de um caso. Um serial killer está esfolando adolescentes, e Hannibal poderia oferecer ajuda crucial como, digamos, um “consultor” no caso. A relação com Clarice é baseada na relação de superioridade do psiquiatra e na sua vontade de brincar. E esse é o famoso quid pro quo de O Silêncio dos Inocentes, Lecter ajudará a (quase) agente em troca de ela satisfazer a curiosidade do psiquiatra sobre seus próprios medos.

Um importante aspecto em comum entre o romance e o filme é que há uma segunda trama oculta em relação à criminosa, que se assemelha muito a uma terapia psicológica onde Clarice é a paciente e Lecter é o “terapeuta”. Ela tem medos profundos originados desde a infância que determinam sua personalidade. Hannibal Lecter alimenta-se alegremente desses medos, mas o resultado é quase simbiótico. Como se a resolução do caso fosse uma cura. Não é uma questão trivial, até o título da obra deriva desta situação.

A captura em imagens

Jonathan Demme optou, acertadamente, por um aspecto sórdido e sujo, como uma fotografia áspera e granulada. Ele não se preocupa em atenuar o grotesco da história e é por isso que muitas das imagens ainda hoje são poderosas. É difícil escapar da atmosfera pútrida do covil de Buffalo Bill, ou do naturalismo exacerbado do exame forense de uma das vítimas, por exemplo. A atmosfera geral do filme é sombria e pouco refinadq. Grande parte da preocupação de O Silêncio dos Inocentes vem daí. Esse efeito se perderia na sequência de Ridley Scott (1937), muito mais sofisticada e elegante.

Podemos encontrar elementos comuns com um filme cada vez mais reabilitado pela crítica como O Exorcista III (1990), que converteu a história dos exorcismos num thriller psicológico criminal com conotações sobrenaturais. Obviamente o sobrenatural não tem lugar nesse filme , mas o procedimento policial e a atmosfera aproximam as duas obras, que por sinal são contemporâneas . Para completar a cadeia de influências, Seven – Os Sete Pecados Capitais (1995) tem semelhanças claras tanto com O Exorcista III quanto com O Silêncio dos Inocentes.

Dessa forma, estabelecem-se as diretrizes canônicas de grande parte dos thrillers dos anos 90. No caso de Demme, essa atmosfera opressiva é condizente com suas próprias origens, ligadas a um nome tão clássico do terror como Roger Corman (1926-2024).

O romance

Capa da edição da DarkSideO Silêncio dos Inocentes , em sua vertente literária, possui uma prosa ágil cuja finalidade é tentar perturbar e cativar o espectador. É um estilo simples, mas tem como características essenciais uma matéria-prima bastante obscura e um notável trabalho de documentação. Todos os procedimentos e recantos políticos ou mesmo burocráticos do FBI são mostrados com uma elevada precisão que felizmente não prejudica a agilidade. As engrenagens desta instituição são refletidas com mais detalhes no romance do que no filme, onde o roteirista Ted Tally (1952) confia tudo na trama puramente criminosa.

Thomas Harris não tem medo de entrar em águas pantanosas. Os recônditos obscuros da mente humana que vemos no filme já estavam na obra literária ainda que de forma mais alongada. Um sucesso do roteiro do filme é que ele corta algumas situações que ou não são muito cinematográficas, ou que não ajudam numa maior continuidade. Fora isso, o filme é bastante fiel ao livro As maiores diferenças vêm dos personagens, tanto pelo peso final na obra quanto pelo caráter.

Os personagens

Embora os personagens principais sejam os mesmos, tanto no romance quanto no filme, a forma de mostrá-los tem suas nuances. No romance Clarice Starling é mais enérgica, corajosa e extrovertida. No filme seu personagem é muito mais sério, reservada e contida. E Jodie Foster tem mérito nisso. No final consegue um personagem relativamente tímido pela sua inexperiência, mas com uma inteligência e tenacidade muito dignas de consideração.

18 Facts About 'The Silence of the Lambs' | Mental FlossExistem personagens secundários que aparecem mais no romance. Um exemplo claro é Jack Crawford, superior de Starling. No romance sua presença é muito ampla, trabalhando em estreita colaboração com seu discípulo. Há um sentimento de admiração por parte dela, quase flertando com uma paixão platônica, mais pronunciada do que no celulóide. De qualquer forma, Scott Glenn (1939) desempenha um papel sóbrio e adequado, embora dificilmente o vejamos como um mentor. Outro dos personagens com maior protagonista do romance é o do senador Martin, cuja filha foi sequestrada por Buffalo Bill .

O personagem do Dr. Lecter possui características muito semelhantes em ambos os aspectos. Ele é um exemplo de personagem secundário, mas dominante. O magnetismo da união entre malevolência e erudição é tal que não é necessária uma presença maior. Sua figura é muito curiosa. Ele não é o antagonista principal, mas certamente também não é o mocinho do filme.

O lado escuro

Oscar Winners with the Shortest Amount of Screen Time
Em O Silêncio dos Inocentes, mergulhamos no lado sombrio da psique, personificado por Hannibal Lecter. Ele é um compêndio de ironias: possui boas maneiras, vasta cultura e inteligência extraordinária, mas também é uma psicopata implacável e um psiquiatra renomado que continua publicando em revistas especializadas. A atuação de Hopkins é impressionante, combinando inteligência e malignidade com um requinte sombrio. Um momento de encontro é sua amizade, quando acompanhamos Clarice por um corredor de um hospital psiquiátrico e vemos Hopkins com um olhar indescritível em um incrível track shot.

Pennsylvania House Featured in 'The Silence Of The Lambs' a Tough SellO verdadeiro antagonista do filme é Buffalo Bill, interpretado por Ted Levine (1957). Ele dá vida a uma psicopata obcecada pela pele humana, movendo-se entre a demência e o grotesco sem exageros. Apesar da explicação complexa para sua psicopatia no livro e no filme, isso se torna secundário diante de sua atuação convincente.

Conclusões

O Silêncio dos Inocentes destaca-se por seus personagens inusitados, seu esforço em explorar o lado negro da mente humana e uma atmosfera perturbadora. A direção precisa de Jonathan Demme e as atuações marcantes de Anthony Hopkins e Jodie Foster realçaram o sentimento opressivo da história, fazendo deste filme um dos thrillers mais influentes das últimas décadas. A narrativa de Thomas Harris, simples mas detalhada, documenta com precisão as nuances da psiquiatria e dos procedimentos policiais. Sua adaptação cinematográfica é fiel e aprimora alguns detalhes para melhor efeito na tela.

Homenagem Póstuma: Pat McNamara (1933-2024)

Capa da edição da DarkSideO ator Pat McNamara que interpreta nesse filme o xerife Perkins (personagem com bigode) faleceu dia 05 de janeiro, aos 91 anos. Patrick Sarsfield McNamara nasceu em 1933 em Nova Iorque, cresceu no bairro de Astoria, e se formou na William Cullen Bryant High School. Após a formatura, Pat serviu na Marinha dos Estados Unidos durante a Guerra da Coréia.

Após seu retorno à vida civil, McNamara iniciou uma carreira de ator que se estendeu por impressionantes 60 anos. Ele conseguiu o que muitos aspirantes a atores almejam, mas poucos alcançam: uma carreira sustentada em tempo integral, capaz de prover seu sustento exclusivamente através da atuação.

No teatro, se destacou tanto dentro quanto fora da Broadway, evidenciando sua versatilidade e dedicação ao ofício. Na televisão, Pat participou de diversas séries e programas, como MASH, Barney Miller, Family Ties, Law and Order, NYPD Blue, Ally McBeal, Archie Bunker’s Place, Oz, Party of Five, entre outras. No cinema, ele contribuiu para inúmeras produções, como Apertem o Cinto, o Piloto sumiu, Instinto, Clube da Luta, Sem Limite etc.

Deixa seus 4 irmãos e muitos sobrinhos (foto recente em Santa Mônica, California) Descanse em paz, Pat

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Por
Cadorno Teles -

Cearense de Amontada, um apaixonado pelo conhecimento, licenciado em Ciências Biológicas e em Física, Historiador de formação, idealizador da Biblioteca Canto do Piririguá. Membro do NALAP e do Conselho Editorial da Kawo Kabiyesile, mestre de RPG em vários sistemas, ler e assiste de tudo.

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