em

Os 30 anos das Tartarugas Ninja, Parte 3: As tartarugas no Cinema

Com o sucesso na TV das Tartarugas Ninja que viraram o produto de merchandising mais lucrativo da virada dos anos 80 para os 90, era inevitável que o próximo passo a ser dado fosse uma adaptação para o cinema. Aproveitando o rastro do megassucesso de “Batman” de Tim Burton, a Limelight Entertainment encomendou a produção de um longa dos quelônios, com distribuição da New Line Cinema. A direção ficou a cargo de Steve Barron, que até então era conhecido por seu trabalho em videoclipes como “Billie Jean” de Michael Jackson, “Money For Nothing” do Dire Straits e “Take On Me” do A-Ha. Para dar vida às tartarugas, naquela época pré CGI, foi contratada a Creature Shop de Jim Henson em Londres, que usava a técnica de animatronics chamada de “puppetchtronic”, que também fora usada em “Labirinto – A Magia do Tempo” e seria mais tarde usada no seriado “Família Dinossauro”.
a5sf3ewpchiqlig65izyptz4kaq
Para criar expressões faciais, um único animador usaria um joystick para os olhos, uma luva eletrônica para trabalhar as mandíbulas e um fone de ouvido com sensores infravermelhos de rastreamento do rosto do marionetista para trabalhar nos lábios. O elenco incluía Elias Koteas como Casey Jones, Corey Feldman fazendo a voz de Donatello, Kevin Clash (mais conhecido como a voz do Elmo da “Vila Sésamo”) como Splinter, a repórter April O’Neill foi interpretada por Judith Hoag e Sam Rockwell fez uma pequena participação como Head Thug.
april-hoagTatsu, subcomandante de Destruidor, foi interpretado por Toshishiro Obata, um especialista em Artes Marciais na vida real. Ele realmente criou o seu próprio estilo de esgrima japonesa chamada Shinkendo, que está sendo ensinada em 90 dojos em todo o mundo. As filmagens ocorreram entre Julho e Setembro 1989, com um orçamento de $13,5 milhões. Maior parte da produção ocorreu na Carolina do Norte (com algumas locações em Nova York filmadas durante o verão de 1989 nas áreas famosas, como Times Square, o Empire State Building e o Rio Hudson), no Carolina Film Studios, onde foram criados os telhados dos prédios de Nova York.
O desenhista de produção Roy Forge Smith e seu diretor de arte, Gary Wissner, foram para Nova York quatro meses antes das filmagens e tiraram fotos de vários telhados e outros locais para posteriormente reproduzir em estúdio. Enquanto estavam em Nova York, buscando um lugar que reproduzisse o lar subterrâneo das tartarugas, Smith e Wissner foram autorizados a explorar uma linha de metrô abandonada no Brooklyn, já que eles não poderiam ter acesso a um esgoto da cidade, mas a estrutura do metrô tinha o aspecto que eles queriam para compôr o set.
Com a mesma pegada infantil da série animada, “Tartarugas Ninja” foi um sucesso instantâneo de bilheteria, arrecadando 200 milhões de dólares no mundo inteiro. Com esses números vultosos, uma sequência foi logo encomendada.
tmnt14A continuação foi produzida com um orçamento de US $ 25 milhões, 12 milhões a mais do que o que fora gasto no filme de 1990. Assim como o anterior, a New Line distribuiu “Tartarugas Ninja 2: O Segredo do Ooze”, que chegou ao cinemas menos de um ano depois do primeiro filme. Foi dirigido por Michael Pressman, que viria posteriormente a dirigir episódios das séries “Law & Order” e “Gray’s Anatomy”. Ambos os dubladores de Michaelangelo e Leonardo reprisaram seus papéis no segundo filme, mas Corey Feldman não voltou para dublar Donatello. Além disso, uma atriz diferente foi escolhida para o papel de April O’Neil. Paige Turco substituiu Judith Hoag do primeiro filme. Casey Jones, que era um personagem de destaque no primeiro filme, não apareceu na sequência. Ernie Reyes Jr., da série “O Pequeno Mestre”, que foi o dublê luta de Donatello no primeiro filme, foi escalado como um novo personagem, Keno. Como os produtores admiraram Reyes em seu desempenho no primeiro filme, pediram-lhe para participar da produção. Todd W. Langen retornou para escrever o roteiro.
Originalmente, o estúdio queria Bebop e Rocksteady, do desenho animado no filme. No entanto, Kevin Eastman e Peter Laird não eram a favor, por conta imbróglios legais para liberar os personagens, por isso Rahzar e Tokka foram criados.
06761Algumas filmagens também ocorreram na Carolina do Norte, onde a vista dos céus de Nova York foi criada em estúdio. O edifício utilizado para a entrada do apartamento de April é o escritório nova-iorquino da Creature Shop, que fez os animatronics para o filme, assim como no antecessor . O filme é dedicado à memória de Jim Henson, que havia falecido no ano anterior. Foi primeiro filme dedicado a Henson, sendo o segundo “The Muppet Christmas Carol”. Este é também o primeiro filme das tartarugas a incluir um “dedicado a”, o segundo seria “TMNT”, que foi dedicado ao falecido Mako, ator que fez a voz de Splinter no filme.
O filme foi mal recebido pela crítica, e não podia ser diferente. Tinha um tom ainda mais infantil do que o primeiro, um roteiro infeliz, diálogos cretinos, além da presença do rapper branco sensação do momento, Vanilla Ice com a “pérola” “Ninja Rap”. Apesar de render menos do que o antecessor, a bilheteria do segundo filme foi satisfatória, com abertura em primeiro lugar nos EUA e outras partes do mundo, com isso, o terceiro filme também foi encomendado.
tmnt00-1361751191“Tartarugas Ninja III” foi o último filme live action a ser lançado pela New Line Cinema, só que distribuído internacionalmente pela 20th Century Fox. Desta vez, a Creature Shop não foi a responsável pelas tartarugas. A trama envolvia o quarteto em uma viagem no tempo para o Japão feudal e na época foi mal recebida tanto pela crítica quanto pelo público, porém, com o tempo, tornou-se uma espécie de trash cult, defendido por muitos. Mas da mesma forma que os antecessores, também estreou em primeiro lugar nas bilheterias americanas. Custou 21 milhões de dólares, e arrecadou no total 43 milhões.
TMNT2007StagWSComo tentativa de ressuscitar a franquia, foi lançado em 2007 “Tartarugas Ninja”, ou TMNT, produzido pela Imagi Animation Studios e distribuído pela Warner. Era uma animação CGI e tinha como produtor o cocriador da franquia, Peter Laird e se apoiava na série que estava em andamento na TV. No elenco de dubladores, Chris Evans como Casey Jones, Sarah Michelle Gellar como April, Zhang Ziyi como Karai e Patrick Stewart como Winters. O Produtor Tom Gray explicou que a decisão de fazer uma animação em vez de um live action foi devido à escalada dos orçamentos para os três filmes, e com cada filme que faz menos do que seu antecessor. Por exemplo, o primeiro filme arrecadou 135,2 milhões dólares com um orçamento de US $ 13,5 milhões, e o terceiro faturou 44 milhões em um orçamento de 21 milhões.
TMNT-2014Agora chega aos cinemas a primeira versão live action em 21 anos, dirigida por Johnathan Liebesman e produzida por Michael Bay, que é sem dúvida a mais ambiciosa adaptação dos personagens para a telona. A crítica do filme você confere aqui no Ambrosia.
Na quarta e última parte do especial, falaremos sobre as Tartarugas Ninja nos Games.

Participe com sua opinião!