CríticasFilmesListas

Os melhores filmes lançados no Brasil em 2022

Compartilhe
Compartilhe

2022 foi o ano marcado pela plena volta do público aos cinemas e foi recheado de opções. Você vai conferir aqui a seleção dos melhores filmes lançados no Brasil entre janeiro e dezembro.

ARGENTINA 1985 

de Santiago Mitre

Onde Assistir: Prime Video 

O melhor filme do ano é um documento histórico sobre a luta do país contra a ditadura, que resultou num desaparecimento de cerca de 30 mil vidas. Trata-se de um thriller politico com a personalidade portenha e, sobretudo diante do mundo que estamos vivendo, uma capacidade de tornar universal um episódio tão doméstico. O “monólogo” do brilhante Ricardo Darín no fim do filme já pode entrar para a história do cinema mundial. 

AFTERSUN

de Charlotte Wells

Onde Assistir: em cartaz 

É lindo ver que um filme com esse nível de maturidade cinematográfica seja o primeiro longa de Charlotte Wells. A maestria com que ela ilustra toda melancolia de uma filme que se vale da memória e de idealizações de uma filha para com seu pai, o torna um dos melhores filmes do ano. Vamos ficar de olho nessa menina… 

TUDO EM TODO O LUGAR AO MESMO TEMPO 

de Daniel Scheinert e Daniel Kwan

Onde Assistir: aluguel online

Insanamente criativo, espertamente profundo. Os caminhos narrativos, dramáticos e estéticos criados pelos Daniel’s para versar sobre carência afetiva são absurdos, e você sai do cinema exausto dessa viagem, mas também impressionado em como criatividade e inteligência impulsionam as possibilidades do audiovisual. 

ATÉ OS OSSOS

de Luca Guadagnino

Onde Assistir: em cartaz 

Após o sucesso de seu demasiadamente humano “Me Chame Pelo Seu Nome”, Guadagnino adapta o livro homônimo, sobre canibais tentando achar seus lugares no mundo. Sua sensibilidade e a pungência do tema se estranham num filme incômodo, mas de uma beleza que só a personalidade artística do diretor pode proporcionar. 

MARTE UM

de Gabriel Martins 

Onde Assistir: em cartaz 

O melhor filme brasileiro de 2022 é a perfeição de um trabalho que vem sendo construído ao longo dos anos pela produtora mineira Filmes de Plástico. Gabriel, em seu primeiro filme solo, consegue dar forma a sensibilidade de uma família formada por indivíduos de complexidades próprias e compor uma história sobre o significado do afeto. 

MOONAGE DAYDREAM

de Brett Morgen

Onde Assistir: aluguel online 

É comum tomar como elogio quando um doc sobre um gênio o desvenda para além da mitologia em torno dele. No caso desse excepcional filme sobre David Bowie, é o contrário, já que ele se justificou pela persona que criou. O genial desse trabalho é a dimensão que alcança ao nos mostrar que essa persona não era criação, era sua própria identidade. 

A PIOR PESSOA DO MUNDO 

de Joachim Trier

Onde Assistir: aluguel online 

A atriz norueguesa Renata Reinsve se entrega absolutamente nesse inteligente roteiro que propõe reflexões sobre inadequação, culpa e amor romântico. Trier sabe construir a narrativa pelo drama e pela comédia, num equilíbrio narrativo bem eficiente. 

NÃO! NÃO OLHE!

de Jordan Peele 

Onde Assistir: aluguel online 

Peele virou um cineasta de assinatura. E a cada filme ele sofistica ainda mais a sua “marca”. Aqui o terror é medido pelas possibilidades do real refletidos para além do que a gente vê, mas no contexto social que a gente conhece. E ainda é um esteta. Seus filmes são sempre impecáveis fotograficamente. Não faltam elogios a sua mais nova obra. 

LICORICE PIZZA

de Paul Thomaz Anderson 

Onde Assistir: Prime Video 

A memória afetiva do diretor consegue aludir uma inocência nunca antes vista em seus filmes, mas com a personalidade e o domínio de sua visão do que quer mostrar, absurdos. Com uma direção de atores tinindo, o filme é um verdadeiro afago. 

ELA DISSE

de Maria Schrader

Onde Assistir: em cartaz

Uma pena que o primeiro grande filme de Hollywood a tocar no tema: abuso sexual de Harvey Weinstein, tenha sido um fracasso nas bilheterias americanas. A contundência conseguida aqui diz muito sobre o patriarcado predador alojado nos bastidores do cinema. A destreza de falar disso sem glamourizar seus signos conhecidos é um puta valor. 

THE BATMAN

de Matt Reeves 

Onde Assistir: HBO MAX

Se a DC anda perdidinha, o cineasta Matt Reeves estava muito lúcido ao ressignificar a visão sobre um super-herói tão sombrio em perspectiva. Seu filme trata personagem e plateia como adultos, e fazendo isso, deleita-nos com o mais puro exercício de cinematografia. Num filme de super-herói. 

AVATAR: O CAMINHO DA ÁGUA 

de James Cameron 

Onde Assistir: em cartaz 

Estão lá todos os ingredientes que Cameron sempre soube misturar bem em seus filmes grandiloquentes: estrutura técnica e tecnológica de embasbacar, roteiro de forte apelo emocional e discurso empolado de mensagens. A competência dessa costura é tamanha que seus filmes sempre resultam maiores do que verdadeiramente são.

CARVÃO

de Carolina Markowicz

Onde Assistir: em cartaz

O Brasil é uma contradição de microcosmos, e Carolina é habilidosa ao debruçar sobre um recorte de juízo de valor próprio, mesmo construído naquilo que entendemos como seio familiar. Destaque para o ótimo roteiro que aglutina a complexidade dos personagens com suas dimensões dentro do meio que os refletem. 

DRIVE MY CAR 

de Ryusuke Hamaguchi

Onde Assistir: MUBI 

Não é um filme perfeito, sobretudo pela duração que sim, é bem sentida. Mas existe um valor aqui que é do campo das emoções: a habilidade que os personagens têm de serem críveis em seus gestos e silêncios tem um poder absurdo dependendo de como está seu estado ou estágio emocional quando assistir. 

O ACONTECIMENTO 

de Audrey Diwan

Onde Assistir: HBO MAX 

Ganhador do Leão de Ouro no Festival de Veneza, ano passado, essa adaptação do romance homônimo de Annie Ernaux, é de uma aspereza salutar sobre a condição feminina na sociedade. Seja na década de 60, onde se passa o filme, seja na perturbadora estagnação disso nos dias de hoje. 

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos

O perigoso Lesson Learned: Cult of the Elizabeth

“Lesson Learned: Cult of the Elizabeth” continua a oferecer uma experiência de...

Mouse Trap: terror do Mickey Mouse ganha trailer macabro

Aproveitando que o primeiro curta do ratinho mais popular do mundo caiu...

Novo trailer inédito de “Ainda Estou Aqui”

Ainda Estou Aqui, representante do Brasil por uma vaga Oscar, ganhou um...

Festival do Rio 2024 – 15 filmes para assistir na maratona cinéfila

Chegou o grande momento para os cariocas amantes do cinema (ou de...

Elton John: Never Too Late ganha trailer do Disney+

Uma viagem emocionante pela vida e carreira de um dos maiores ícones...

Coringa: Delírio a Dois é interrompido em São Paulo após confusão com fãs da Lady Gaga

Uma sessão de Coringa: Delírio a Dois foi interrompida na cidade São...

Ofuscado pelo predecessor, “Coringa: Delírio a Dois” tenta inovar e quase consegue

A tarefa de “Coringa: Delírio a Dois” era ingrata, realmente. Como superar,...

Crítica de ‘Coringa: Delírio a Dois’

O filme ‘Coringa a Dois’, estrelado por Joaquin Phoenix and Lagy Gaga,...