“Portugal, Trampolim para a Liberdade”, do premiado fotógrafo Ary Diesendruck, é o filme de encerramento do 27º Festival de Cinema Judaico Hebraica. O evento acontece de 10 e 18 de agosto de 2024 na capital paulista.
O filme resgata a história de judeus que se refugiaram em Portugal durante a II Guerra Mundial, partindo de um prisma histórico, para se expandir, abordando as questões pessoais, políticas, sociais, financeiras e culturais.
Filmada entre 2020 e 2023 em Lisboa, Nova Iorque, Jerusalém e São Paulo, a produção será projetada no domingo (18), às 16h30min, no Teatro Arthur Rubinstein (Rua Hungria, nº 1000, Pinheiros). Os ingressos podem ser adquiridos no site Ticket Facil.
O episódio é narrado por pessoas que viveram essa experiência, sobreviventes e suas famílias, e aqueles que abrigaram desconhecidos que precisavam de um refúgio naquele momento, deixando marcas inesquecíveis na vida de todos envolvidos.
Elcan Diesendruck era um jovem adolescente na época, filho do rabino de uma pequena comunidade judaica em Lisboa. Ele conta que por sua casa passam diversas famílias que ficavam pouco tempo, e nunca mais ele as via. Portugal se tornou um refúgio importante na Europa no momento do Holocausto.
“E, apesar de Portugal ter sido uma importante rota de fuga, para milhares de famílias durante o período nazista, muito pouca gente conhece essa história. É por isso que, mais de 70 anos depois, resolvi contá-la”, explica Elcan no início do filme.
O diretor traz então depoimentos emocionantes e fortes que resgatam essa história marcada por solidariedade e perseverança pela preservação da vida, lembrando-nos da importância do companheirismo e da coexistência pacífica em tempos sombrios.
Serviço:
“Portugal, Trampolim Para a Liberdade”
Dir. Ary Diesendruck – Brasil, 2024, 60min
Quando: 18 de Agosto de 2024 (domingo), 16h30min
Teatro Arthur Rubinstein | Rua Hungria, 1000 | Pinheiros, São Paulo-SP
Informações: (11) 3818-8822 / 3818-8888 / 3818-8889
Sobre Ary Diesendruck
Ary Diesendruck (n.1963) é fotógrafo e cineasta radicado em São Paulo, Brasil. Atua desde 1985 e trabalhou com Editora Abril (BR), Departures Magazine (Reino Unido), Sunday Times Magazine (Reino Unido), The Independent Newspaper (Reino Unido), Condé Nast (FR), Groupe Flammarion (FR) e Impression Gold (JP); abasteceu simultaneamente os mercados corporativo e publicitário.
Em 1988, tornou-se membro da Getty Images e Gamma Presse Images e, em 2003, da Panoramic Images.
Ary recebeu o Prêmio Jabuti (na categoria Jornalismo) em 1994, e teve seus trabalhos expostos em instituições como MASP (Museu de Arte de São Paulo), MAM Rio (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro), Paço das Artes (São Paulo) e Sesc Pompeia (São Paulo).
Entre muitas participações com imagens em inúmeros livros no Brasil e no exterior.
Com experiências profissionais nos EUA, Inglaterra, França, Israel, entre outros, tem participado como fotógrafo e/ou realizador em projetos de médias e curtas-metragens tendo como tema central “Memória”.
Desde 2007 leciona Fotografia nos cursos de graduação em Cinema, Jornalismo e Animação da Fundação Armando Alvares Penteado-FAAP.
Sinopse
Durante a 2ª. guerra, muitos judeus tornaram-se refugiados buscando sair da Europa através de Portugal. O documentário traça um panorama histórico, político, social e cultural dessa passagem. A recepção do povo português aos judeus, calorosa e hospitaleira, e as marcas deixadas no país desse episódio histórico são mostradas através de entrevistas emocionantes e imagens da época.
Ficha técnica:
Portugal, Trampolim Para a Liberdade
Média-metragem | Documentário | 59 Minutos
Formato de Captação: Full HD
Formato de finalização: Imagem – Full HD | Som: Stéreo
Idiomas: português, inglês, hebraico | legendas em português
Ano de finalização: 2023
Filmado entre 2020 e 2023 em Lisboa, Nova Iorque, Jerusalém e São Paulo
Direção: Ary Diesendruck
Argumento: Elcan Diesendruck
Roteiro: Juliana Borges e Camila Prado
Direção de Fotografia: Ary Diesendruck
Montagem: Leonardo Passeti e Henrique Truffi
Direção de Produção: Renato Sacerdote
Produção Executiva: Ary Diesendruck e Renato sacerdote
Realização: Ary Diesendruck EPP e Quem Somos Filmes
Comente!