A nonagésima edição Oscar foi bastante protocolar. Tanto da festa como no anúncio dos vencedores. Até o apresentador Jimmy Kimmel pareceu comedido nas piadas. Se fosse um filme poderia se chamar “Sem Novidade no Front”. A festa foi aberta com referência à primeira entrega de prêmios da Academia de Hollywood em 1929. A imagem em preto e branco no formato 4×3 (tela quadrada) mostrava, ao estilo anos 20, a apresentação dos convidados e indicados aos principais prêmios. O destaque da noite foi mesmo a vitória do mexicano Guillermo del Toro. Seu filme “A Forma da Água” confirmou o favoritismo levando quatro estatuetas, incluindo Melhor Filme e Diretor. Apesar de ter sido o maior vencedor da noite (seguido de “Dunkirk”, com três prêmios, todos técnicos) não alcançou nem metade do número a que concorria (13 no total).
Bom desempenho também teve “Viva! – A Vida é uma Festa”. Além do já esperado Oscar na categoria, a produção da Pixar abocanhou Melhor Canção por ‘Remember Me’. O Brasil depositava suas esperanças em “O Touro Ferdinando”, longa animado da Blue Sky dirigido por Carlos Saldanha. Mas não bater a supremacia da Pixar era tarefa quase impossível. No entanto, temos um motivo para comemorar. “Me Chame Pelo Seu Nome”, coproduzido pelo brasileiro Rodrigo Teixeira, venceu Melhor Roteiro Adaptado, categoria a que era favorito. Também deu o favoritismo em Roteiro Original. “Corra!”, de Jordan Peele, ficou com a estatueta.
Nas categorias Melhor Ator e Melhor Atriz, nada de surpresa. Gary Oldman, o Churchill de “O Destino de Uma Nação”, e Frances McDormand, por “Três Anúncios para um Crime”, confirmaram seu favoritismo. Foi o primeiro Oscar do ator. A caracterização de Oldman como o estadista britânico também garantiu para o filme o prêmio de Maquiagem. Entre os coadjuvantes a briga era mais acirrada e não havia um nome que despontasse nas apostas. Venceram Sam Rockwell (Três Anúncios para um Crime) e Allison Janney (Eu, Tonya).
O tom de protesto contra os abusos sofridos pelas mulheres na indústria cinematográfica foi mais sutil do que se esperava. Ao contrário do Globo de Ouro, Grammy e BAFTA, não houve uma cor ou adereço lembrando a questão. As mulheres indicadas apenas optaram por uma economia e discrição nos figurinos e joias. O momento mais assertivo nessa questão foi quando Ashley Judd, Salma Hayek e Annabella Sciorra, três mulheres que acusaram Harvey Weinstein de abuso, subiram ao palco para um momento dedicado ao Time’s Up, movimento de artistas da indústria para lutar contra o assédio. “O caminho à frente é longo, mas devagar surge um novo rumo”, disse Judd. “Vamos trabalhar juntos para garantir que os próximos 90 anos continuem a expandir as possibilidades ilimitadas de igualdade, inclusão e diversidade, o ano promete.”
Também houve afirmação no discurso de vencedora de Frances McDormand. Com a estatueta no chão, ela pediu que todas as mulheres indicadas em todas as categorias se levantassem. A atriz disse que elas tem histórias e projetos que precisam ser contados, e convocou as mulheres para escreverem “o roteiro da inclusão”. Por falar nisso, a primeira mulher a concorrer por Fotografia, Rachel Morrison por “Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississippi” não levou o prêmio, que foi para “Blade Runner 2049”. Destoou do tom inclusivo da premiação, que deu as duas estatuetas principais a um mexicano, as de roteiro para um negro e para um filme sobre homossexualismo, e o de filme estrangeiro para uma produção protagonizada por uma transexual. O chileno “Uma Mulher Fantástica” foi, talvez, a única surpresa da noite, desbancando o favoritismo do libanês “O Insulto”. É a primeira produção tendo uma trans à frente do elenco a ganhar um prêmio da Academia. Como disseram Jane Fonda e Helen Mirren antes de anunciarem o Oscar de Melhor Ator, os tempos estão mudando.
Na parte do humor, Jimmy Kimmel seguiu um script pouco criativo. O melhor momento certamente foi quando contracenou com um menino que representava sua versão criança. Com uma camisa de Star Wars, ele chamou o elenco do filme “Os Últimos Jedi”, Mark Hammil, Oscar Isaac, Kelly Marie Tran e BB8. O quarteto apresentou os prêmios de Longa e Curta de Animação. Na hora de anunciar o vencedor, o intérprete de Luke Skywalker disse “não dizer La La Land, não dizer La La Land” (em referência à confusão do anúncio de Melhor Filme no último ano). Já a brincadeira em que o apresentador levou Guillermo del Toro, Mark Hamill, Gal Gadot, Ansel Elgort e Margot Robbie para invadir um cinema e entregar guloseimas só serviu para deixar a cerimônia mais longa.
Depois da confusão do ano passado, Warren Beatty e Faye Dunaway foram encarregados de entregar de novo prêmio principal, dessa vez sem troca de envelopes. Uma bela forma de se desculpar pela trapalhada a que submeteram a dupla, que foi recebida com aplausos de pé. Confira abaixo a relação completa dos indicados, com os vencedores em negrito.
Filme
- Me Chame Pelo Seu Nome
- O Destino de uma Nação
- Dunkirk
- Corra!
- Lady Bird
- Trama Fantasma
- The Post: A Guerra Secreta
- A Forma da Água
- Três Anúncios para um Crime
Diretor
- Christopher Nolan – Dunkirk
- Jordan Peele – Corra!
- Greta Gerwig – Lady Bird: A Hora de Voar
- Paul Thomas Anderson – Trama Fantasma
- Guillermo del Toro – A Forma da Água
Ator
- Timothée Chalamet – Me Chame Pelo Seu Nome
- Daniel Day-Lewis – Trama Fantasma
- Daniel Kaluuya – Corra!
- Gary Oldman – O Destino de uma Nação
- Denzel Washington – Roman J. Israel, Esq.
Atriz
- Sally Hawkins – A Forma da Água
- Frances McDormand – Três Anúncios para um Crime
- Margot Robbie – Eu, Tonya
- Saoirse Ronan – Lady Bird: A Hora de Voar
- Meryl Streep – The Post: A Guerra Secreta
Ator Coadjuvante
- Willem Dafoe – Projeto Flórida
- Woody Harrelson – Três Anúncios para um Crime
- Richard Jenkins – A Forma da Água
- Christopher Plummer – Todo Dinheiro do Mundo
- Sam Rockwell – Três Anúncios para um Crime
Atriz Coadjuvante
- Mary J. Blige – Mudbound – Lágrimas sobre o Mississippi
- Allison Janney – Eu, Tonya
- Lesley Manville – Trama Fantasma
- Laurie Metcalf – Lady Bird: A Hora de Voar
- Octavia Spencer – A Forma da Água
Roteiro Original
- Doentes de Amor
- Corra!
- Lady Bird: A Hora de Voar
- A Forma da Água
- Três Anúncios para um Crime
Roteiro Adaptado
- Me Chame Pelo Seu Nome
- Artista do Desastre
- Logan
- A Grande Jogada
- Mudbound – Lágrimas sobre o Mississippi
Filme Estrangeiro
- Uma Mulher Fantástica (Chile)
- O Insulto (Líbano)
- Desamor (Rússia)
- Corpo e Alma (Hungria)
- The Square – A Arte da Discórdia (Suécia)
Longa de Animação
- O Poderoso Chefinho
- The Breadwinner
- Viva! – A Vida é uma Festa
- O Touro Ferdinando
- Com Amor, Van Gogh
Fotografia
- Blade Runner 2049
- O Destino de uma Nação
- Dunkirk
- Mudbound – Lágrimas sobre o Mississippi
- A Forma da Água
Edição
- Em Ritmo de Fuga
- Dunkirk
- Eu, Tonya
- A Forma da Água
- Três Anúncios para um Crime
Design de Produção
- A Bela e a Fera
- Blade Runner 2049
- O Destino de uma Nação
- Dunkirk
- A Forma da Água
Figurino
- A Bela e a Fera
- O Destino de uma Nação
- Trama Fantasma
- A Forma da Água
- Victoria e Abdul: O Confidente da Rainha
Maquiagem e Cabelos
- O Destino de uma Nação
- Victoria & Abdul
- Extraordinário
Efeitos Visuais
- Blade Runner 2049
- Guardiões da Galáxia Vol.2
- Kong – A Ilha da Caveira
- Star Wars – Os Últimos Jedi
- Planeta dos Macacos – A Guerra
Edição de Som
- Em Ritmo de Fuga
- Blade Runner 2049
- Dunkirk
- A Forma da Água
- Star Wars: Os Últimos Jedi
Mixagem de Som
- Em Ritmo de Fuga
- Blade Runner 2049
- Dunkirk
- A Forma da Água
- Star Wars: Os Últimos Jedi
Trilha Sonora Original
- Dunkirk
- Trama Fantasma
- A Forma da Água
- Star Wars: Os Últimos Jedi
- Três Anúncios para um Crime
Canção Original
- “Mighty River” de Mudbound – Lágrimas sobre o Mississippi
- “The Mystery of Love” de Me Chame Pelo Seu Nome
- “Remember Me” de Viva! – A Vida é uma Festa
- “Stand Up for Something” de Marshall
- “This Is Me” de O Rei do Show
Documentário
- Abacus: Small Enough to Jail
- Faces Places
- Icarus
- Last Men in Aleppo
- Strong Island
Curta-Metragem Documentário
- Edith+Eddie
- Heaven Is a Traffic Jam on the 405
- Heroin(e)
- Knife Skills
- Traffic Stop
Curta-Metragem
- DeKalb Elementary
- The Eleven O’Clock
- My Nephew Emmett
- The Silent Child
- Watu Wote/All of Us
Curta de Animação
- Dear Basketball
- Garden Party
- Lou
- Negative Space
- Revolting Rhymes