Filmes

Purefold de Ridley Scott e Blade Runner

Tentando ampliar o universo de Blade Runner, sem citar os elementos protegidos por direitos autorais, o diretor Ridley Scott vai lançar junto de seu irmão Tony e filho, Luke, uma série de curtas na internet chamado Purefold.

blade-runner

Segundo o NYTimes, os curtas de 5 a 10 minutos de duração irão se passar antes dos eventos mostrados no filme de 1982 (que se passa em 2019), porém, sem usar dos elementos criados por Philip K. Dick em seu livro “Do Androids Dream of Electric Sheep?”, respeitando-se assim o original.

A equipe de Scott estará trabalhando com o estúdio independente Ag8 e terá uma linha de comunicação com os fãs chamada FriendFeed, onde estes poderão dar idéias para as histórias via internet.

A fim de mostrar isso, todos os episódios serão lançados sob o selo de copyright conhecido como Creative Commons, ou seja, qualquer um poderá baixar os episódios e remixar, modificar a seu próprio contento e até mesmo postar estas comercialmente sob a mesma licença. Este tipo de licença é uma nova forma de repassar qualquer tipo de informação neste mundo globalizado, onde, qualquer um poderá modificar qualquer tipo de mídia de outro, desde que seu trabalho cite o original e seja postado sob a mesma licença, ou seja, de possibilitar que outros peguem seu trabalho modificado e o modifiquem também.

Talvez esta seja a grande sacada de Purefold. Permitir que os fãs façam a história criar asas, sempre respeitando o original ao citá-lo, e dando a possibilidade de novos talentos virem e criarem algo totalmente fantástico que nunca poderia ter sido imaginado pelos criadores originais.

Quando se falava na possibilidade de um remake de Blade Runner, eu ficava puto da vida, porém, este tipo de projeto, se bem elaborado, pode criar e até ampliar um universo que tem imensas possibilidades. Eu, como fã do original, fico muito interessado nessa possibilidade.

J.R. Dib

  • Maneiríssimo! Pode ser um trabalho impressionante se a comunidade se empolgar. Fora que deverá reavivar Blade Runner para muita gente ai, já que a série ficou meio esquecida quando comparamos a outras obras menores do mesmo período

Deixe um comentário

Sugeridos
Squel Confissões de uma porta bandeira
AgendaFestivaisFilmes

‘Squel, Confissões de uma porta-bandeira’ participa da 50ª Mostra de São Paulo

Após se aposentar em 2022, Squel Jorgea decide voltar ao Carnaval do...

Street Fighter trailer jogável
FilmesNotícias

‘Street Fighter’: Noah Centineo revela que coordenor de dublês garantiu a fidelidade aos golpes do game

Com visual e movimentos fiéis aos clássicos dos videogames, a nova adaptação...

O Deserto de Luiza Alan Minas
FestivaisFilmesNotíciasPremiações

Festival do Rio anuncia vencedores do Troféu Redentor

O Festival do Rio 2026 encerrou esta noite sua 28ª edição com...

Na Terra de Arto (Le Pays D’arto) crédito Autoral Filmes
AgendaFestivaisFilmes

Dois títulos da 50ª Mostra de São Paulo

Com première nacional no evento, dentro da mostra Perspectiva Internacional: “Na Terra...

Festival do Rio
AgendaFestivaisFilmes

Festival do Rio exibe repescagem dos melhores filmes da edição

Depois de dez dias de comemoração do cinema brasileiro com a exibição...

Contos Paralelos
CríticasFilmes

Festival do Rio 2026 – “Contos Paralelos” e a Fronteira Difusa Entre Fato e Ficção

Asghar Farhadi constrói elaborado meta-drama parisiense inspirado em Kieślowski e Hitchcock, que...

Feito Pipa
CríticasFilmes

Festival do Rio 2026 – Feito Pipa é comovente em uma história de puro lirismo

Histórias coming of age são sempre um êxito na cultura pop, ainda...

O Vento Vai Reagir crédito Diazul de Cinema (10)
AgendaFilmes

‘O Vento Vai Reagir’: Doc com temática indígena compete em festival nos EUA

“O Vento Vai Reagir”, longa-metragem de Delvair Montagner e Marcelo Díaz, participa...

The batman parte 2 revista ambrosia filmes
FilmesNotícias

‘The Batman – Parte II’: Filmagens são pausadas após afastamento do diretor Matt Reeves

Cineasta precisou se ausentar para focar em assuntos familiares; estúdio declarou apoio...