Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Quinzena Macabra: Evil Dead – A Morte do Demônio

evildeadultimateThe Evil Dead, chamado de A Morte do Demônio no Brasil, se tornou, com o passar dos anos, um grande cult do gênero terror, propiciando novos horizontes para o então novato diretor Sam Raimi e seu grande amigo e principal ator da película Bruce Campbell. Seguindo uma das formas clássicas do gênero, a história conta a aventura de cinco amigos que vão passar o fim de semana numa casa de montanha, totalmente isolada da civilização, e coisas começam a acontecer…

A História

Cinco estudantes da Universidade Estadual de Michigan resolvem se aventurar nas colinas do Tennessee durante um fim de semana numa cabana abandonada. O local, é claro, não é nada amigável para se estar durante à noite, mas eles resolvem fazer a farra mesmo assim e começam a andar pela casa para descobrirem o que há por lá. Logo no início da trama coisas muito estranhas começam a acontecer:

Lá eles encontram o Livro dos Mortos, conhecido também como Naturan Demanto (renomeado mais tarde para Necronomicon Ex-Mortis). Junto do livro estava um velho gravador, que Ash reúne e leva para seus amigos para que todos ouçam em conjunto o que está ali. A fita no gravador fala sobre demônios e possessões, mais especificamente sobre uma pesquisa de um homem que morou naquele lugar anteriormente que se refere aos demônios Kandarianos. Então, pode-se ouvir o misterioso homem dizendo as seguintes palavras:

Tatra amistrobin azarta, tatis manor manziz hounaz, ansobar saman darobza dahir saika danz deroza, kandar, kandar, kandar

evil-dead-bruce

Com estas palavras, os demônios Kandar são acordados! Estes demônios devoram almas e se alimentam das pessoas até tomá-las por completo. Os personagens então vão sendo possuídos um a um, começando por Cheryl, após ter passado pela floresta durante à noite, onde ela foi perseguida pela mal até ser tomada e estuprada pelos galhos das árvores de forma explícita e brutal. Ela consegue chegar de volta à cabana, mas, com estado mental totalmente alterado, ela não consegue fazer com que alguém acredita nela de verdade.

Seu irmão, Ash, decide levá-la para a cidade, onde ela possa passar a noite mais tranquilamente, mas logo descobrem que a ponte pela qual passaram para chegar até a cabana foi destruída. Não demora muito até que os demônios Kandarianos resolvam cercar a casinha e começar a tomar todos ali dentro. Cheryl é a primeira que se torna uma deadite (um cadáver possuído) que usa um lápis para atacar Linda. Scott tenta defendê-la e, com a ajdua de Ash, eles conseguem prendê-la no porão. Infelizmente, não demora para Shelly ser possuída também, mas acaba sendo toda desmembrada por um desesperado Scott.

evil-dead-betsy

Ele e Ash vão para a floresta queimar os pedaços de Shelly, que ainda se mexem e Ash, ao voltar para a casa e ver como está Linda, descobre que ela está possuída por um espírito maligno. É o início do inferno real na vida do personagem!

Produção

A produção de Evil Dead começou muito antes do que se imagina, com o curta Within the Woods, primeiro projeto real de Raim já com seu amigo de adolescência Bruce Campbell. O curta foi filmado em super 8 e lançado em 1978, servindo como um protótipo do que seu projeto viria a ser de verdade.

Em 1981, a produtora de Sam Raimi, a Raimi and Co., conseguiu levantar um orçamento de cerca de 375 mil dólares para filmar seu projeto e, tendo definido que atores estariam no filme, toda a equipe rumou para as florestas de Morristown, no estado do Tennessee. O filme demorou um ano e meio para ser finalizado, com Raimi usando fake shemps (substitutos de atores, sob maquilagem pesadíssima) no lugar dos atores que foram deixando o projeto com o passar do tempo. O único ator que permaneceu firme e forme durante toda a filmagem foi o amigo de Raimi, Bruce, contando até nos comentários do DVD de Evil Dead que, frequentemente, chegava em casa todo cheio de sangue falso, meleca e todo tipo de nojeira usada para as cenas de horror.

evil-dead-porao

Censura

Um filme tão cru como A Morte do Demônio não passaria ileso pela crítica e censura. A obra foi banida em uma série de países da Europa, devido, principalmente, à cena do estupro da árvore, considerada uma afronta por muitos órgãos. Para se ter uma ideia, na Alemanha, Evil Dead permaneceu banido por mais de 10 anos! Isso, na época, fez com que ele se tornasse um sucesso no mercado negro do país, vendendo uma quantidade altíssima de cópias piratas entre os amantes do gênero.

Curiosamente, muitos entusiastas do filme criticaram a decisão do governo alemão publicamente, como é o caso do mestre do terror Stephen King, que elogia a obra de Raimi até hoje em entrevistas. Na maioria dos países europeus, e também no próprio EUA, o filme é vendido hoje com advertências para maiores de 18 anos.

Influência e Cenas Memoráveis

O legado de Evil Dead é muito grande não só para o gênero horror como também para a própria forma de se fazer cinema. Todo o filme é envolto de simbolismos demoníacos nunca presentes todos juntos numa única obra, como uma bíblia maligna, um cetro de esqueleto, restos humanos, anotações de pesquisas satânicas e tudo mais que o tinhoso deve adorar =D. Mais que isso, a história tem cenas e métodos memoráveis para o cinema em si.

evil-dead

Dentre os fatores mais importantes de Evil Dead está o chamado “Raimi-movement” ou “steady-cam”, no qual o diretor usava uma tábua de compensado para acoplar a câmera e fazer a cena do demônio perseguindo os personagens em primeira pessoa. Tal método é tão elogiado que é usado até hoje em muitas produções, dentro e fora do gênero.

No quesito cenas memoráveis, há momentos como o de Linda sendo estuprada por árvores vivas na floresta, Ash batalhando com o demônio com um machado e o momento em que sua irmã se transforma num ser maligno completo.

Recepção

Um filme brutal como esse não passaria pelos cinemas sem causar celeumas no público e crítica. As primeiras distribuidoras dos EUA negaram-se a exibir este filme, com Raimi conseguindo exibir seu projeto final apenas na Europa, no Festival de Cannes. Enfim, a obra conseguiu ser lançada em 15 de outubro de 1981, e se tornou um sucesso do gênero, alcançando um lucro de mais de 2 milhões de dólares.

Adaptação para Quadrinhos

evil-dead-dark-horse-2008Em janeiro de 2008 a Dark Horse Comics, tendo em mãos os direitos da franquia, preparou uma minissérie de quatro edições com arte realística de John Bolton que adapta o roteiro deste filme pelas mãos do escritor Mark Verheiden. A história do quadrinho traz algumas diferenças críticas do roteiro original, como o fato de Chryl ser apenas uma amiga de Linda, e não irmã de Ash.

Evil Dead é uma experiência de terror que merece ser vista na calada da noite. O filme é um dos grandes símbolos do gênero terror explícito, capaz de fazer as pessoas rirem não por coisas trash, mas sim como um mecanismo de defesa da brutalidade mostrada de forma escancarada na tela. Apesar de críticas muito divididas até hoje, A Morte do Demônio consegue angariar mais e mais fãs do gênero mesmo no tempo atual, sendo até capaz de fazer muitas pessoas se interessarem por este tipo de terror e influenciarem outras obras que vieram a partir de seu lançamento.

O legado de Evil Dead é tão imortal quanto o mal que ele mostra, e merece ser visto por todos os amantes de um bom cinema.

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

HQ Digital: Bonom

Próxima publicação

Trailer de Siege

Comentários 2
  1. Assisti Evil Dead pela primeira vez quando era um adolescente. Adquiri o DVD a poucos dias e assisti novamente a esse clássico. Excelente filme. Da história ao atores, um excelente exemplar do gênero terror trash. Além do fato de ter revelado ao mundo o antologico Bruce Campbell! Esse é um filme mais que recomendado!

  2. Esse filme é muito bom ( mas ainda prefiro o 2º ), deu pra sentir até um pouco de nostalgia com “Arrasta-me para o Inferno” dos velhos tempos do Raimi”, só faltou o Campbell.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir