Quinzena Macabra: Jogos Mortais IV

19
1

Com Jigsaw e Amanda mortos a polícia acha que seu trabalho está terminado. Ledo engano.

Tudo começa com a autópsia de Jigsaw, uma das cenas mais fortes até agora, o legista retira de seu estômago uma fita e decide chamar a polícia. Quem chega é o Detetive Hoffman e olha só, a fita é direcionada para ele mesmo. Nela, Jigsaw diz que eles estão enganados se pensam que seu  trabalho será interrompido com a sua morte e que agora mesmo é que os jogos vão começar. O primeiro jogo inicial mostra dois homens presos por correntes num mausoléu. Um tem os olhos costurados e o outro a boca. No desespero (que parece move todos eles) começam a duelar. O homem que consegue ver, domina o outro homem e se solta da armadilha.
A presa da vez é o policial Rigg, que fica abalado quando descobrem o corpo da detetive Kerry. E para apimentar a história, agora temos dois agentes do FBI, Perez e Strahm, esse último vendo a cena do crime desconfia logo de que Jigsaw teve a ajuda de mais alguém além da Amanda. Visivelmente perturbado o detetive Hoffman, manda que Rigg vá para casa e lá ele é pego em mais um jogo. Tendo a prova de que seu amigo, detetive Matthews está vivo, Jigsaw o coloca a prova. Será que ele é capaz de superar sua obsessão e salvar seu amigo?
Agora vemos que o quarto filme está cronologicamente ligado ao terceiro. Mas eu explico como…
Tendo capturado os oficiais Hoffman e Rigg, resta aos dois agentes do FBI continuar a investigação sobre Jigsaw e talvez descobrir a terceira pessoa que o ajudava. Enquanto isso Rigg está enfrentando seus próprios desafios, tendo que ver o que ele vê, sentir o que sente, julgar como ele julga e salvar como ele salva.

Deixando isso um pouco de lado, nós vemos como foi que o Jigsaw entrou nessa vida. Ele parecia ser um homem bastante sensível, mas perde a razão quando sua esposa por conta de um maluco acaba abortando seu filho. Não vendo mais sentido na vida e sendo diagnósticado com câncer, John decide se vingar das pessoas, começando por Cecil o homem que matou seu filho. Dessa forma podemos ver como ele arquiteta seus planos, armadilhas e como todo projeto final sempre tem um protótipo. Ele tem sucesso na captura, mas sua primeira armadilha falha, só que nada o impede de concluir seu jogo. Enquanto isso sua mulher está sendo encurralada pelo agente Strahm que quer a qualquer custo arrancar dela todas as informações possíveis. E a cada passo que o Rigg dá, os dois agentes estão no seu encalço cada vez mais perto de descobrir a verdade. Mas, tudo tem seu rumo mudado quando a agente Perez é ferida mortalmente por causa de uma armadilha e agora, o agente Strahm corre contra o tempo para encontrar Rigg antes que seja tarde.
Lá no depósito abandonado os detetives Matthews e Hoffman estão ambos presos numa mesma armadilha onde um pode prejudicar o outro. E quem está encarregado deles é o advogado Art, que também está em um jogo planejado por Jigsaw. Nesse instante Rigg entra no depósito seguido por Strahm, Art olha tudo por um monitor e vê também que Jeff havia concluído sua última tarefa. Agora que nós vemos que ambos os filmes estão conectados, pois as cenas acontecem simultaneamente. Jeff chega até sua esposa e aquilo tudo que eu já falei anteriormente acontece, sua esposa é morta e ele mata Jigsaw. Rigg vai recolhendo pistas e vê as mesmas mensagens pintadas na parede, para ver, sentir, julgar e salvar. Uma última mensagem lhe é entregue que diz: “será que você conseguiu mesmo entender? vai conseguir largar sua obsessão?”
Rigg olha para o relógio e vê que de seu tempo de 90 minutos para salvar Matthews só lhe restam menos de 3 minutos. Ele corre em direção a uma porta…assim como o agente Strahm ao chegar perto do local aonde estava John e Jeff grita com ele e lhe aponta uma arma, o agente sem pestanejar atira nele.

Art explica aos detetives que eles precisam apenas esperar que o tempo acabasse e eles estariam livres. Mas, nada acontece assim, Rigg chega até a porta e mesmo aos apelos do Matthews para que não entrasse, ele invade e faz com que Matthews seja morto de uma forma espetacular, tendo seu crânio esmagado por dois grandes blocos de gelo. Ele então atira no Art e fica jogado no chão. Eis que o detetive Hoffman se solta, e temos uma mostra em flashback de que é ele quem é o ajudante do Jigsaw. Hoffman sai da sala deixando Rigg lá e vai até aonde estava o Jigsaw, olha de longe e tranca o agente Strahm lá dentro.

Agora vamos analisar:
Esse é um dos melhores filmes até agora somando com o primeiro na minha opinião, mas ele tem alguma falhas. A principal delas é a PÉSSIMA atuação do Costas Mandylor como detetive Hoffman. Depois que você assiste mais de uma vez consegue enxergar que ele não convence como agente duplo e se pergunta se não é mesmo essa a intenção? Ele está lá, preso na armadilha, o Matthews pula e ele não é eletrocutado, o Matthews desmaia e ele mais uma vez se safa, depois quando o cara finalmente morre, NINGUÉM se dá conta de que o cara também não morreu!! Que falha mesmo que intencional, porque se a graça toda era saber QUEM era o cúmplice é possível descobrir lá no início do filme, quando o agente Strahm fala que desconfia que além da Amanda havia outro cúmplice! Ele faz a cara de “Oh ele sabe!”
Outra coisa lógica. No jogo do início do filme, não tinha necessidade alguma daquela violência toda. Ambos poderiam ter se salvado. O cara com os olhos costurados joga uma machadinha para o outro lado, Art (pq agora sabemos quem é ele!) poderia ao invés de ter golpeado o cara, ter cortado a linha que lhe amarrava a boca! Pronto!
“Cara, se acalma, estou preso igual a você! Me deixe pegar a chave atrás do seu pescoço e tudo está resolvido!” Voilá!
Algumas regras existem para serem seguidas.
Gostei muito quando assisti a primeira vez, mas perde a graça depois da quinta…

Elenco:

Tobin BellJigsaw / John
Costas MandylorHoffman
Scott PattersonAgent Strahm
Betsy RussellJill
Lyriq BentRigg
Athena KarkanisAgent Perez
Justin LouisArt
Simon ReynoldsLamanna
Donnie WahlbergEric Matthews
Angus MacfadyenJeff
Shawnee SmithAmanda
Bahar SoomekhLynn
Dina MeyerKerry
Mike RealbaFisk
Marty AdamsIvan

Amanhã tem Jogos Mortais V antes da última e especial resenha de Jogos Mortais VI que estréia em todos os cinemas nessa sexta-feira! Não percam!!

Melissa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One thought on “Quinzena Macabra: Jogos Mortais IV

  1. Acho ese filme horroroso,a fotografia é muito escura e concordo com vc o cara faz de tudo e esquece do principal:atuar.
    Vejo que tbm o filme pode ater ser visto como uma continuação direta do 3º filme,mas o intervalo entre o 3º e o 4º é o maior, entre um filme e outro,sinal que não tinha nada pronto,todos os outros filmes a diferença foi de um ano,já esse demorou pra ser concebido 2 anos.Sei lá,eu um filme que eu realmente esperava muito mas não me agradou.Acho que o filme perdeu muito por não ter mais a figura do Jigsaw no filme,mesmo passando flashbacks da vida dele,não era a mesma coisa.