em

Resenha: Documentário Oceans

- oceans - Resenha: Documentário Oceans

Oceanos (Océans), documentário francês de Jacques Perrin e Jacques Cluzaud, apresenta ao mundo as mais belas imagens já feitas do oceano, de sua superfície e principalmente, o fundo do mar, esse local que é totalmente desconhecido por nós, humanos. No entanto, como a película prova, há muito mais semelhanças entre esses dois mundos do que imaginávamos. O locutor (o próprio Jacques Perrin), com frases breves, nos conduz aos mistérios debaixo d’água.

As texturas de algumas criaturas marinhas nos lembram tecidos com estampas vermelhas e alaranjadas, e o movimento que os peixes fazem nos lembra um balé. Focas, baleias, tartarugas e peixes de diversas espécies vivem livres em seu habitat natural. É impressionante verificar que um cardume se transforma em um círculo. Golfinhos nadando e aves que mergulham direto para dentro do oceano nos dão a sensação de liberdade.

Depois o documentário segue outro rumo. Enquanto até agora os animais estavam livres, agora o ecossistema se equilibra. Tartaruguinhas lutando pela sobrevivência enquanto pássaros tentam capturá-las. Mas isso não é nada perto da ação do homem, que usa suas redes para usar os animais para uso comercial, sem nenhuma preocupação com a biodiversidade. Agora as imagens, em vez de encantar, causam certo incômodo. É importante lembrar que essas cenas foram reconstituídas, e nenhum animal foi realmente machucado durante a produção do filme.

Jacques Perrin nos mostra a importância de se respeitar o planeta e suas espécies, mostrando imagens de como o homem está interferindo de forma assustadora e prejudicando o planeta. Ao mostrar a vida nos pólos Norte e Sul, clama por uma atitude sustentável perante os animais e a natureza. Também há imagens dos mergulhadores em plena sintonia com o fundo do mar e suas criaturas, mostrando que esta interação saudável entre a vida oceânica e os seres humanos é possível, criando um laço entre os seres vivos que aos poucos as pessoas parecem estar esquecendo.

Oceanos é um documentário da Disneynature, que já produziu Terra (Earth) e Balé Vermelho (The Crimson Wing). Jacques Perrin é um ator francês conhecidíssimo, tendo atuado com Cláudia Cardinale e Marcelo Mastrioanni. Ele também é produtor e roteirista do filme. Jacques Cluzaud dirigiu Migração Alada (Winged Migration), também um documentário de caráter ambiental. A trilha sonora de Bruno Coulais foi composta especialmente para o filme. Ele também compôs a trilha de Migração Alada. Esse filme segue o legado do True Life Adventures da Disney, uma série de curtas produzidos entre 1948 e 1960, e que ganharam mais de 8 Oscar de melhor documentário e curtas metragem, revelando desde então a vontade de Walt Disney e dos produtores de criarem filmes com temas voltados à natureza, meio ambiente e sustentabilidade.

A estreia será em 17 de dezembro de 2010.

Trailer oficial

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=uXLbQrK6cXw[/youtube]

Deixe sua opinião

Avatar

Publicado por Thais Aux