Robert Downey Jr. ameaça processar quem recriar sua imagem com IA

Em uma recente aparição no podcast “On with Kara Swisher”, o ator Robert Downey Jr. expressou suas preocupações sobre o uso crescente da inteligência artificial (IA) e deepfakes para recriar performances de atores. Downey Jr., conhecido por seu papel como Tony Stark no Universo Cinematográfico Marvel (MCU), afirmou que pretende processar qualquer pessoa que tente…


Em uma recente aparição no podcast “On with Kara Swisher”, o ator Robert Downey Jr. expressou suas preocupações sobre o uso crescente da inteligência artificial (IA) e deepfakes para recriar performances de atores. Downey Jr., conhecido por seu papel como Tony Stark no Universo Cinematográfico Marvel (MCU), afirmou que pretende processar qualquer pessoa que tente criar uma réplica digital dele.

Durante a conversa, Downey Jr. mencionou que, embora não tenha medo de sua imagem ser usada após sua morte, ele está determinado a proteger sua imagem enquanto estiver vivo. Além de ressaltar: “Mas meu escritório de advocacia ainda estará muito ativo”!

A declaração de Downey Jr. vem em um momento em que a tecnologia de IA está avançando rapidamente, levantando questões éticas e legais sobre o uso de imagens e performances digitais — principalmente com a rápida evolução das ferramentas nesta direção.

Com o lançamento do próximo filme do MCU, “Vingadores: Doomsday” — protagonizado pelo ator e agendado para maio de 2026, as preocupações de Downey Jr. ressaltam a necessidade de uma discussão mais ampla sobre os direitos e a privacidade dos atores, principalmente com tecnologias capazes de personificarem as pessoas.