Se eu fosse você iria para o Divã

diva-posterNão considero Se Eu Fosse Você o grande filme nacional do ano, não sei bem porque, mas algo naquele filme me incomoda tremendamente. Podem ser os atores, a direção ou aquela sensação de que estou assistindo a uma novela da Globo no cinema.

Para falar a verdade, nunca fui muito fã do cinema nacional, sempre achei que nosso cinema poderia ser mais ousado e contar menos histórias de presídios, favelados, traficante e nos mostrar um pouco mais de magia e ficção, nada que seja o novo filme da Xuxa ou do Didi, porém como tudo na vida, há exceções.

diva-01Divã é uma exceção, não porque apenas foge ao estereótipo mencionado acima mas porque faz parte de um tipo de filme nacional que anda crescendo, o das adaptações. Após a vez dos seriados, como Os Normais, Casseta e Planeta e A Grande Família, as peças de teatro também começam a virar filmes.

Divã é a adaptação cinematográfica da peça de de mesmo nome com Lília Cabral, Alexandra Richter e Marcelo Valle, texto de Martha Medeiros e direção de Ernesto Piccolo. Tanto a peça quanto o filme contam a história de Mercedes, uma mulher de quarenta anos, casada, mãe de dois filhos e com a vida estabilizada que ao procurar um analista por curiosidade, acaba tendo uma experiência envolvente, onde descobre outras diversas facetas que ela reprime no dia-a-dia numa verdadeira redescoberta de si própria. A diferença no filme ficou por conta dos quatro papéis representados na peça por Marcelo Valle, nos cinemas são atores diferentes.

diva-02 diva-04

O grande diferencial de Divã é justamente a temática simples, sem muita ambição, uma dona de casa que acha que leva a melhor vida do mundo e ao ir por curiosidade ao analista começa a se redescobrir e encarar as dificuldades de seu casamento, a monotonia de sua vida e o vazio de sua vida pessoal. Quantas pessoas não conhecemos que poderiam estar no papel de Mercedes? A diferença é que o filme apresenta todas as dificuldades de Mercedes com muito bom humor.

diva-03Lilia Cabral está ótima no papel da protagonista, a maneira como ela fala, as situações em que se mete são hilariantes, a primeira consulta dela no analista, a cena da boate gay, entre outras.

O filme com certeza vai cair no gosto popular, por isso não perca a oportunidade de assistir um bom filme nacional algo que não via desde Saneamento Básico.

Sair da versão mobile