Captura de tela 2023 06 07
AgendaEducaçãoFilmesFotografiaLiteratura

Sesc-SP promove cursos e outras atividades sobre gestão cultural, literatura, fotografia, cinema e mais

As inscrições para a programação do mês estão acontecendo pelo site da instituição ou presencialmente. Muitas das atividades são gratuitas 

Com uma programação bastante diversa, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo (CPF Sesc), localizado na Bela Vista, promove em julho uma série de encontros, cursos, vivências, lançamentos de livros, ciclos, seminários e outras atividades sobre temas que variam de como inscrever projetos culturais em editais nacionais à fotografia lambe-lambe. 

Muitas dessas atrações, que acontecem de forma presencial ou online, têm entrada gratuita e outras custam até R$50. As inscrições podem ser no site do CPF Sesc ou presencialmente na unidade. 

A programação completa do CPF Sesc para o mês de julho já está disponível em centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/. 

Confira abaixo alguns destaques:

Dia 22 de agosto, as 15h às 17h acontece o lançamento da Revista do Centro de Pesquisa e Formação nº 16. A edição destaca a importância dos pequenos espaços culturais chamados de independentes, alternativos, auto organizados, autônomos, ou simplesmente casas.

O módulo Gestão Cultural, com atividades voltadas para a qualificação de profissionais da área da Cultura, apresenta o curso Criação de recursos táteis na educação e cultura: do papel ao 3D Presencial. De 22/8 a 2/9, terças e quintas das 15h às 18h, e sábados das 10h30 às 17h30. O curso abordará a criação de recursos táteis para a acessibilidade e fruição de pessoas com deficiência visual, intelectual e neuro divergentes na educação e na cultura. Com Denise Peixoto, Gabriel Aquino, Lara Souto Santana, Marina Baffini, Octávio Weber  Neto, Renato Frosch,  Célia Santiago, entre outros.

O programa Autografias recebe o lançamento do livro Novas Fronteiras das Histórias LGBTI+ no Brasil. Dia 11/8, sexta, das 16h às 21h30. O evento marca o lançamento da obra Novas Fronteiras das Histórias LGBTI+ no Brasil (Editora Elefante), coletânea que apresenta ao público um conjunto de 24 artigos inéditos sobre dimensões ainda pouco exploradas da história LGBTI+ no Brasil.  Com Renan Quinalha, Michele Pires, Guilherme Passamani, Paulo Souto Maior, Lauri Miranda e Remom Bortolozzi.

Entre os destaques do módulo Ciclos e Seminários, destacam-se os ciclos Interpretações do Brasil (início dia 10/08 e se estende até setembro, das 19h às 21h); Cinemas indígenas no Brasil: uma introdução às trajetórias dessa mediação. De 22 a 25/8. O curso pretende promover uma introdução aos cinemas indígenas que vêm sendo praticados por diversos povos em várias regiões no Brasil, sobretudo nas últimas três décadas.  Com Takumã Kuikuro, Bih Quezo e André Lopes; e Racismo: conexão entre o passado  e o futuro no  futebol brasileiro. Dias 24 e 31/8. As palestras apresentam como foi estruturado o racismo no futebol brasileiro, propõe leituras sobre o antirracismo e reflexões sobre possíveis mudanças. Serão em ambiente online, na plataforma do Teams.  Com Ricardo Pinto dos Santos (doutor em  História Comparada  pelo Programa de  Pós-Graduação em História Comparada  da Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Também vale citar Vetores do sul: Mario Pedrosa, crítica, arte e política na América Latina. De 15 a 17/08. A contribuição de Mario Pedrosa no contexto latino-americano. Com Izabela Pucu, Luiza Mader, Juliana Braga, Francisco Alambert, Joaquín Barriendos, Mariana Marchesi, Juliana Alves, André Leal, Dainis Karepovs, Eustáquio Ornelas, Patricia Corrêa, Cecilia Vicuña, Lucy Quezada, Isabel Loureiro, Paulina Varas, Everaldo de Oliveira, Glaucia Villas Bôas e Tálisson Melo.

Na modalidade Cursos e Palestras, Andrade Ar: um mergulho na  vida e obra de  Mário de Andrade. Dias 30 e 1/9, quarta e sexta. O curso propõe um mergulho na vida e obra de Mário de Andrade a partir do trabalho artístico e de pesquisa desenvolvido pelo artista visual Paulo Brazyl. Inclui a apresentação de uma amostra das mais de 1000 peças produzidas pelo artista.  Com Paulo Brazyl (artista da imagem no Empório Do Furo Ao Pixel).

O módulo Experiências Estéticas apresenta a sessão Cine Debate: Noites Alienígenas. Dia 12/8, sábado. O filme “Noites Alienígenas” (91 min.) expõe uma Amazônia urbana, onde a ancestralidade dos povos tradicionais resiste à contemporaneidade que insiste em negar a floresta. Com elementos narrativos fantasiosos, o longa apresenta a história de três personagens da periferia de Rio Branco, impactados pelo conflito entre facções criminosas e pela violência urbana. Com Sérgio de Carvalho (diretor).

Já o programa Percursos Urbanos, de cursos acompanhados por visitas e trocas de experiências em espaços da cidade de São Paulo, realiza a atividade Partir e ficar: hotéis  e seus usos sociais no centro de  São Paulo Jornada  do Patrimônio. Dia 19/08, sábado, das 10h às 12h. Partindo de edifícios icônicos da rede hoteleira paulista do início do século XX, até os processos de moradia social do século XXI, esta jornada propõe um olhar focado nos prédios, seus usos e transformações, que indicam que tipo de cidade somos, e qual cidade desejamos ser.

Por fim, o CPF Sesc ainda recebe três atividades da 34° edição do “Ciclo Mutações – Corpo-Espírito-Mundo: Mutações — Passagens” em agosto. São elas: O novo espírito da guerra, dia 2/8. Propõe investigar o momento em que o processo de objetificação total dos corpos se acelerou. Para entender esse processo, vamos voltar ao Renascimento, momento de desenvolvimento acelerado das novas tecnologias da guerra, para investigar a progressiva desqualificação do corpo em favor dos bens. Com Com Newton Bignotto (professor titular aposentado de Filosofia da UFMG). Mediação  de Marcos Toyansk  (Sesc São Paulo); Mutações:  A transgressão  e o populismo —  ou a defesa do  trans-populismo. Dia 4/8.   Um trans-populismo, fiel ao potencial emancipador da transgressão enunciado por Georges Bataille, não se baseia na construção de um “povo” com identidades fechadas que oponham “nós” contra “eles”, mas fala em nome de um “povo” que tem fronteiras abertas.  Com Com Thomás Zicman de Barros (doutor em Ciência Política pela Sciences Po Paris). Mediação de Danilo Cymrot (Sesc São Paulo) e Mutações — Duas cartas de amor na era da técnica Dia 9/8. O filósofo italiano Giorgio Agamben, ao escrever sobre a pandemia, reafirmou sua hipótese de que os seres humanos atualmente contentam-se com a vida nua. Como o corpo erótico, o amor ao mundo e a vida do espírito participam, resistem e se abrem em meio a essa mutação? Com Pedro Duarte (doutor em Filosofia pela PUC-Rio) e mediação de Gustavo Torrezan (Sesc São Paulo).

O evento busca trazer reflexões em torno do que acontece com três temas do conhecimento: Corpo; Espírito e Mundo. Todo o ciclo tem curadoria e concepção do filósofo, jornalista e professor Adauto Novaes, que estabeleceu com o Sesc uma histórica relação de ações de formação na área do pensamento. De 02 a 09 de agosto. Com Renato Cymbalista e Mônica Mantovani. 

Sobre o CPF Sesc

Uma unidade do Sesc São Paulo é voltada inteiramente à pesquisa e à troca de conhecimento, em funcionamento na Rua Dr. Plínio Barreto, na região da Bela Vista. (https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/) 

Trata-se do Centro de Pesquisa e Formação – CPF Sesc, um espaço que articula produção de conhecimento, formação e difusão nas áreas da Educação, Cultura, Arte, Gestão e Mediação. Implantado pelo Sesc São Paulo desde 2012, o CPF amplia o compromisso da instituição no campo da cultura, que sempre entendeu a educação como uma ação permanente. 

A estrutura da unidade é composta por três núcleos:

Núcleo de Formação – funciona como um centro de formação, reflexão e conhecimento, proporcionando acesso à cultura de forma ampla, tematicamente, por meio de cursos, palestras, oficinas, bate-papos, debates e encontros nas diversas áreas que compreendem a ação da entidade, como artes plásticas e visuais, ciências sociais, comportamento contemporâneo e cotidiano, filosofia, história, literatura e artes cênicas. Em específico, contribui para a solidez formativa no campo da cultura e das artes, em conexão com seus referentes educativos. Destaca-se aí o Curso Sesc de Gestão Cultural – embrião para a criação do CPF Sesc -, voltado para a qualificação de gestores e profissionais do campo da cultura que atuam em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, que inicia sua terceira turma em agosto deste ano. 

No foco destas atividades está um público heterogêneo, de diferentes faixas etárias, entre os quais estudantes universitários, professores, pesquisadores e profissionais da área da cultura em geral. Enfim, um espaço de cultura para quem faz e para quem se interessa por cultura.

Núcleo de Pesquisas – dedicado à produção de bases de dados, diagnósticos e estudos em torno das ações culturais e dos públicos. Em andamento, pesquisas de público conduzidas nas unidades do Sesc procuram identificar hábitos de lazer, perfil do público jovem, mapeamento cultural da zona leste de São Paulo, além do desenvolvimento de metodologias para a leitura das pesquisas.

Núcleo de Difusão – voltado para o lançamento de trabalhos nacionais e internacionais que ofereçam subsídios à formação de gestores e pesquisadores, disponibiliza conteúdos ligados às áreas de atuação do Centro de Pesquisa e Formação e do Sesc como um todo, por meio de textos e demais materiais (gravação de áudio, filmagem), que podem ser acessados no site do CPF (centrodepesquisaeformacao.org.br), multiplicando o conhecimento socialmente produzido nos campos de ação da instituição. 

INFRAESTRUTURA

Ocupando uma área de 1.300 m2, o CPF Sesc conta com sala de leitura; 7 salas de aulas; 8 salas de estudo; um auditório; uma área de convivência, com um café; Central de Atendimento, onde é possível não só fazer as inscrições para suas atividades, mas também comprar ingressos para programações das outras unidades, bem como fazer ou renovar o cartão de matrícula; Loja Sesc, na qual podem ser encontrados os livros publicados pelas Edições Sesc, CDs e DVDs lançados pelo Selo Sesc, além de linhas de produtos exclusivos; acesso à internet wifi gratuito, e biblioteca.

A biblioteca do Centro de Pesquisa e Formação possui um acervo de aproximadamente 11 mil títulos ligados às ciências humanas, além de CDs, DVDs, jornais e revistas. O empréstimo é gratuito tanto para trabalhadores no comércio e serviços, quanto para o público em geral, com exceção dos jornais e revistas, que são para leitura no local. 

Serviço

Centro de Pesquisa e Formação – CPF Sesc

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar.

Tel: 3254-5600 

Programação completa em https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/

Deixe um comentário

Sugeridos
Doc Brown
AstrosFilmesNotícias

Grande Scott! Christopher Lloyd, de ‘De Volta para o Futuro’, estará na CCXP26

Eterno Dr. Emmett Brown desembarca pela primeira vez no país para participar...

Street fighter fase bonus ambrosia
FilmesGamesNotícias

Street Fighter: fase bônus toma rua de São Paulo

Para celebrar a estreia do filme, ação criada pela Leo, combina carros...

Filho da Margem crédito Leonardo Miranda (10)
AgendaTeatro

“Filho da Margem” no Sesc Copacabana

Com idealização e direção do coreógrafo e performer Marcio Cunha, o espetáculo...

Lívia Feltre como Duende Dudú, Adriana Lessa como a Rainha da Neve e Carol Romano como Duende Dedé (Crédito João Pedro Hachiya)
AgendaTeatro

Rio Branco recebe “Sonho Encantado de Cordel, O Musical”

Com músicas originais de Paulinho Moska, Chico César e Zeca Baleiro, peça...

Street Fighter
CríticasFilmes

‘Street Fighter’ preza pela fidelidade, mas escorrega na estrutura

Os fãs de Street Fighter tinham a certeza de que o game...

Captura de tela 2026 10 13
AgendaTeatro

Luiza Mariani estreia solo autoral O que meu peito carrega sobre mim

O texto da peça nasce de uma experiência pessoal de sua intérprete-autora...

Núcleo Pèrègun, formado por Carol Rocha Ewaci e Wellington Ngunga, participa do Poéticas Pretas 2026. Foto acervo do grupo
AgendaTeatro

Poéticas Pretas 2026 – Territórios em movimento

Com inspiração no pensamento da historiadora Beatriz Nascimento, o evento do NEABI/Célia...

Cinema CENTRAL Anos 1930 Acervo Fototeca Sioma Breitamn MJJF
AgendaFilmes

Os 130 anos da primeira sessão de cinema em Porto Alegre

  Em 5 de novembro de 1896, a primeira sessão de cinema de...

Captura de Tela 2026 10 15 às 15.08.45
Agenda

Atravessando Lugares no Rio de Janeiro

Com criação de Dyego Yamaguishi e Marília Mattos, espetáculo circense explora técnicas...

1 FESTA NO ARRAIAL O MUSICAL
AgendaTeatro

“Festa no Arraial, O Musical” desembarca em Brasília

Livremente inspirado em “Sonho de uma Noite de Verão”, de William Shakespeare,...

João Attuy como o Imperador Sábio, Adriana Lessa como a Rainha da Neve, Carlo Porto como o Rei Vaidoso e Guilherme Carvalho como Andersen (Crédito João Pedro Hachiya)
AgendaTeatro

Belém recebe o espetáculo “Sonho Encantado de Cordel, O Musical”

Com músicas originais de Paulinho Moska, Chico César e Zeca Baleiro, peça...

Diego Esteve e Yasmin Martins Mendes
AgendaFilmes

‘Festival Intl de Cinema de Carazinho’ chega a 2ª edição

Após o sucesso da primeira edição em 2025, o ‘Festival Intl de...

The batman parte 2 revista ambrosia filmes
FilmesNotícias

Batman 2: Steven Soderbergh assume reta final das filmagens após afastamento de Matt Reeves

Cineasta de ‘Onze Homens e um Segredo’ assume o comando da fotografia...

Oceano Limpo, Planeta Feliz
AgendaLançamentos

Lançamento do livro infantil “Oceano Limpo, Planeta Feliz”

O lançamento do livro “Oceano Limpo, Planeta Feliz” – Uma aventura para...

Captura de Tela 2026 10 15 às 15.23.10
Agenda

Retratos Brasileiros leva exposições para São Paulo

Retratos Brasileiros chega a São Paulo com exposições fotográficas ampliadas em quatro...

1 Naiara Martins Divulgação
Agenda

Naiara Martins canta os “Brasis” em show no RJ

O Brasil, em sua pluralidade de sons, se encontra no palco do...

Depoisdoato elenco foto2r de Elias Karabolad
AgendaTeatro

O espetáculo Depois do Ato chega ao Teatro de Arena Eugênio Kusnet

Quem foge? Quem persegue? Quem vence? A peça Depois do Ato da...

Priscilla Colombi em A Vingança é um Jardim Selvagem foto Adriana Marchiori
AgendaTeatro

“A vingança é um jardim selvagem” vai entrar em cartaz no iBT

  Pela primeira vez na capital paulista, A vingança é um jardim...

Captura de tela 2026 10 13
AgendaTeatro

Do Ventre à Cabeça, solo de Luiza Braga, estreia no Sesc Ipiranga

Com dramaturgia e atuação de Luiza Braga, e direção de Victor Mendes...