AgendaFilmesNotícias

Star Wars terá versão inalterada exibida no cinema depois de décadas

Corte original terá sessão especial em Londres

Compartilhe
Compartilhe

Os fãs de “Star Wars” que há anos se frustram com as alterações feitas por George Lucas na icônica ópera espacial finalmente terão um motivo para comemorar. A versão original do filme, lançada nos cinemas em 1977, hoje conhecido como “Star Wars: Uma Nova Esperança”, será exibida na Inglaterra, em uma sessão especial em Londres neste verão europeu.

O corte original, no qual Han Solo atira primeiro e Jabba the Hutt é apenas mencionado, será exibido duas vezes na noite de abertura do festival Film on Film, promovido pelo British Film Institute (BFI), no dia 12 de junho.

Desde que Lucas lançou as edições especiais da trilogia nos anos 1990 — recheadas de inserções geradas por computação gráfica e outras alterações controversas —, a versão original praticamente desapareceu das telas. Isso fez com que o corte de 1977 se tornasse uma espécie de “santo graal” para fãs nostálgicos, especialmente aqueles que assistiram ao filme ainda nos cinemas. Com isso, diversas versões editadas por fãs, tentando restaurar o longa à sua forma original, circulam pela internet há anos.

Para quem deseja assistir à versão teatral de forma legítima, as únicas opções disponíveis até hoje são um VHS fora de catálogo e um bônus em baixa resolução lançado em um DVD de 2006 (que teria sido extraído do Laser Disc). Em 2004, Lucas declarou à Associated Press: “Sinto muito que você tenha visto um filme pela metade e se apaixonado por ele, mas eu quero que ele seja do jeito que eu quero.”

Uma das alterações mais criticadas é a da famosa cena em que Han Solo mata o caçador de recompensas Greedo na cantina de Mos Eisley. No corte original, Solo atira primeiro. Já na edição de 1997, Greedo dispara antes, numa tentativa de justificar a reação do personagem de Harrison Ford. A cena passou por novas mudanças ao longo dos anos, até que ambos os personagens passaram a atirar praticamente ao mesmo tempo.

Outra mudança que fez muitos fãs torcerem os narizes foi a inclusão de Jabba the Hutt por CGI, personagem que originalmente só apareceria no terceiro filme da trilogia original, O Retorno de Jedi (1983). A sequência inserida é baseada em uma cena deletada com um ator humano, e mostra Solo pisando no rabo da criatura digital, que grita de dor.

James Bell, curador sênior de ficção do Arquivo Nacional do BFI e diretor do festival, comentou (via The Guardian): “Essa cópia original em 35mm do lançamento britânico de 1977 está preservada no Arquivo Nacional do BFI, sob condições de conservação de padrão mundial. A exibição no festival é uma oportunidade única para o público assistir ao filme exatamente como era em 1977.”

O BFI informou que tanto a Lucasfilm quanto a Disney autorizaram a exibição da versão original. O balde de água fria nos fãs é que não há planos para a exibição dos cortes originais de “O Império Contra-Ataca” ou “O Retorno de Jedi”.

*Com informações via The Guardian

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AstrosNotíciasSériesTV

Harry Potter – conheça cada nome do elenco da série da HBO

A HBO anunciou oficialmente o elenco adulto da série de “Harry Potter”. “Temos...

AstrosFilmesListas

Val Kilmer: Os Filmes Essenciais de um Camaleão de Hollywood

Val Kilmer é um daqueles atores cuja trajetória no cinema se confunde...

FilmesVideocastVideos

Primeiras impressões do filme de Mestres do Universo no Outcast!

O novo live-action de Mestres do Universo ganhou prévia e ao que...

EducaçãoNotíciasTecnologia

O Retorno do Lobo Terrível: Ciência e Genética Ressuscitam Lenda da Pré-História

Por décadas, o lobo terrível (Canis dirus) foi considerado uma peça do...

AgendaTeatro

“Freud e o homem dos ratos”: teatro com psicanálise ou vice-versa

A concepção de uma peça de teatro que traz um dos casos clínicos...