AcervoCríticasFilmes

"Tinta Bruta" e a desolação dos Millennials

Grande vencedor do Troféu Redentor na última edição do Festival do Rio (2018), Tinta Bruta é o novo trabalho da dupla Filipe Matzembacher e Marcio Reolon do singelo Beira-Mar, e é também um tratado da visão desoladora da geração millennials, sob uma Porto Alegre fria e obscura.
A solidão é a tônica da vida de Pedro (Shico Menegat) que trabalha se expondo nu com tintas neon na webcam e, principalmente, após a partida da irmã para outra cidade, vive sozinho e sem expectativas materiais ou emocionais.
Também enfrenta problemas na Justiça, por ter agredido um colega de faculdade. Até que surge Leo (Bruno Fernandes), que também faz o mesmo trabalho com neon na web, e os dois acabam se encontrando e se envolvendo, o que resulta numa desconstrução emocional do protagonista.

Se no filme anterior, a dupla buscava uma espécie de iconografia da melancolia, aqui estão interessados numa atmosfera de desolação. A “tinta bruta” neon acaba representando o refúgio de um indivíduo que está sempre envolto por uma névoa de inadequação.
A relação amorosa – híbrida ao trabalho do casal – confronta Pedro com o mundo, mas não necessariamente o mundo com o Pedro. Há uma nítida opção (linguagem?) em fazer uma narrativa a la Sofia Coppola, onde a dramaturgia é quase um estado de espírito em si, e não necessariamente uma narrativa espessa. Coppola faz isso com uma mestria que a gente conhece bem. Filipe e Marcio ainda constroem um caminho.
O filme parece deixar algo por dizer daquilo que queria falar. Falar só pelo desejo e pela incomunicabilidade não pareceu suficiente.

 

Deixe um comentário

Sugeridos
FilmesGamesTrailersVideos

‘Street Fighter’ Inova ao Lançar Trailer Jogável em Clima de Arcade Anos 90

Prévia interativa no YouTube Playable permite que fãs executem combos e golpes...

AstrosFilmes

Tim Curry (1946–2026): O Sorriso Sombrio que Iluminou a Cultura Pop

De cientista louco de salto alto em Rocky Horror a palhaço demoníaco...

CríticasFilmes

Nosso Segredo: A Materialização do Luto e a Casa-Quilombo de Grace Passô

Duas décadas após transformar o teatro brasileiro com a peça Amores Surdos,...

FestivaisFilmesNotícias

Première Brasil Anuncia 101 Filmes Selecionados para o Festival do Rio 2026

Escolhida entre quase 1.500 inscritos, a safra da 28ª edição do evento...

CríticasFilmes

‘Coyote vs. Acme’ é sagaz na proposta e no desenvolvimento

Longa resgata a nostalgia dos desenhos clássicos em uma sátira inteligente que...

AstrosFilmesListasMúsica

Dolly Parton e Suas Parcerias Mais Inusitadas

De duetos com os Beatles e Sylvester Stallone a participações em comédias...

CríticasTeatro

Excelente montagem de A Gaivota, de Tchekhóv

O Armazém Companhia de Teatro está de volta com uma nova montagem...

CríticasMúsicaShows

Após longo hiato, Flávio Venturini festeja 50 anos de carreira no Rio com show inspirado

Assistir a um show do cantor, compositor e tecladista Flávio Venturini sempre...