Lançado praticamente junto com o filme de sucesso, “To End All War: Oppenheimer & the Atomic Bomb” é um documentário que explora a vida de J. Robert Oppenheimer, o físico que liderou o Projeto Manhattan e desenvolveu a primeira bomba atômica. Um ótimo complemento para o filme de ficção, o documentário investiga a vida pessoal de Oppenheimer junto de suas realizações científicas, dando foco em seu papel na criação da bomba atômica e na sua luta política posterior a Segunda Guerra Mundial, quando foi deixado de lado após não querer desenvolver a bomba de hidrogênio e acabou execrado publicamente por seus laços comunistas.
O documentário examina ainda que superficialmente as questões éticas que envolvem o uso de armas atômicas e seu impacto na sociedade, mostrando um pouco do resultado da bomba desenvolvida por Oppenheimer.
“To End All War: Oppenheimer & The Atomic Bomb” busca um olhar perspicaz sobre o brilho, a arrogância e o impulso implacável de um homem que mudou a natureza da guerra para sempre. O documentário é dirigido por Christopher Cassel e produzido pela NBC News Studios, apresentando entrevistas com Christopher Nolan, diretor do filme Oppenheimer (2023), conhecidos do cientísta e especialistas, incluindo uma japonesa que sobreviveu à ira nuclear da destruição em Hiroshima.
Com uma vida bastante distinta, o filme esclarece bastante sobre a personalidade do físico, mostrando não somente suas qualidades mas também seus defeitos – ainda que busque por vezes justificar. Uma presença ilustre no documentário é Albert Einstein, que trabalhou na mesma universidade que Oppenheimer após a Guerra – neste sentido o filme poderia ter abordado a visão de Einstein no desenvolvimento da bomba atomica, já que o cientista mais famoso do século XX notoriamente não participou do desenvolvimento em Los Álamos.
No geral, “To End All War: Oppenheimer & The Atomic Bomb” é imperdível para qualquer pessoa interessada em história, ciência e nos desdobramentos da Segunda Guerra Mundial. Apesar de tratar de questões científicas, o documentário é envolvente e instigante, possibilitando uma compreensão mais profunda de um dos eventos mais significativos da história da humanidade.
Vale destacar que o título “To End All War” reflete a celebre e narcisista visão de Oppenheimer, que após desenvolver sua bomba que serviria para acabar com as guerras, foi contra como mencionado neste artigo o avanço da ciência para desenvolver a bomba de hidrogênio – mil vezes mais poderosa que a bomba de Oppenheimer. Bastante esclarecedor.
1 Comentários