Algumas coisas sempre vão mexer com os nossos sentimentos. Mesmo que repetidas, não vão deixar de nos impressionar. Porque sempre haverá histórias ainda não contadas cinematograficamente, como é o caso de “12 Anos de Escravidão”.
Solomon Northup (vivido por Chiwetel Ejiofor) nasceu um homem negro livre. Estudado e bem educado, se casou, constituiu família e vivia feliz. Uma noite é abordado por dois homens com uma proposta de emprego para trabalhar em Washington. Solomon é sequestrado e vendido como escravo, onde permanece por longos 12 anos com vários donos, até que um advogado se padece da sua situação e inicia um processo pela sua liberdade.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=bAbIf0VUqCs[/youtube]
*com legenda em português
O filme é dirigido por Steve McQueen, também responsável por Shame, e conta com um elenco de estrelas como Michael Fassbender, Brad Pitt, Paul Giamatti, Paul Dano, Beneditc Cumberbatch, entre outros. A história é baseada na vida do verdadeiro Solomon Northup, que escreveu uma biografia narrando os doze anos em que foi escravo. O livro foi publicado assim que Solomon ganhou sua liberdade e estima-se que tenha vendido quase 30 mil cópias, grande feito para a época.
O filme estreou no Festival de Toronto este ano, onde arrancou lágrimas da plateia e foi eleito Melhor Filme pelo público, abrindo assim um grande precedente para o Oscar 2014. Ainda não tem previsão de estreia no Brasil.