AcervoCríticasFilmes

“Vai Que Cola, O Filme” e “S.O.S Mulheres ao Mar 2”: filmes pequenos em telas grandes

Compartilhe
Compartilhe

Vai Que Cola, O Filme e S.O.S Mulheres ao Mar 2 são exemplares de uma mesma face de nossa indústria cinematográfica mais prolífera: as comédias televisivas que buscam um diálogo direto com o público.

O grande juízo de valor que se faz desse segmento está justamente na sua insistente condição de não se dimensionar como cinema. É como se fossem produtos que independem do veículo para existirem.

Vai Que Cola, O Filme, que acompanha o grupo suburbano da pensão da dona Jô (Catarina Abdalla) partindo para a cobertura de Valdomiro (Paulo Gustavo) no Leblon, área mais nobre do Rio de Janeiro, parece um episódio de sua bem sucedida versão televisiva.

Paulo Gustavo inclusive mantém na tela a grande habilidade das piadas ligeiras, quebrando a quarta parede. Essa expertise – e diria que como todo o filme em si – funciona até a primeira meia hora, depois ora cansa, ora demonstra a fragilidade de sua própria dramaturgia.

S.O.S Mulheres ao Mar 2 conta a traminha da escritora e colunista Adriana (Giovanna Antonelli) que, mais uma vez, vai atrás do namorado André (Reynaldo Gianecchini), agora num road movie até um transatlântico, na companhia de sua irmã ninfomaníaca (Fabiula Nascimento) e da amiga Dialinda (Thalita Carauta), que agora mora em Miami e tenta o seu sonhado Green Card.

A continuação comete o mesmo erro de 10 entre 10 continuações que vemos por aqui: conta a mesma história do primeiro longa. Inclusive voltando ao lugar comum do melodrama de novela em seus conflitos amorosos. Fora a recorrente fixação com viagens internacionais e cruzeiros, numa manobra de patrocínio bem explícita.

Nem se trata de esperar que esse tipo de filme tenha alguma consistência para além do que são, mas a dinâmica cômica de suas histórias poderia ser muito melhor aproveitada, ainda mais com talentos singulares realmente tão engraçados como o de Cacau Protásio (que rouba a cena e trabalha bem cenicamente em grupo) e de Thalita Carauta, uma grande atriz que ainda vai ganhar o espaço que merece. Muito pelo talento dessas duas atrizes em seus respectivos filmes, tanto Vai Que Cola, O Filme, quanto S.O.S Mulheres ao Mar 2 acabam divertindo, mas no limite de suas banalidades como o que, de fato, poderiam ter sido.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmesListas

Os melhores filmes de 2024

Pobres Criaturas de Yorgos Lanthimos(Prime Video)MELHOR FILME DE 2024!!!Porque Yorgos (novamente ele)...

CríticasFilmes

Marcello Mio: em busca da essência de Marcello Mastroianni

No ano de 2024, um dos nomes mais conhecidos do cinema italiano...

FilmesListas

Os filmes mais aguardados de 2025

Depois de um ano repleto de emoções animadas, mutantes, alienígenas, gladiadores e...

AstrosFilmesListasTeatroTV

Ney Latorraca e seus personagens marcantes

Faleceu ontem (26) o ator e diretor Ney Latorraca, aos 80 anos no...

FilmesNotícias

The Batman 2 é adiado para 2027

Warner Bros. anunciou mais uma vez o adiamento do aguardado filme The...

ColunasFilmesLiteratura

Família Suassuna vende barato a herança de O Auto da Compadecida

O Auto da Compadecida 2, lançado em 25 de dezembro de 2024,...

CríticasFilmes

Sonic 3 acelera no ponto certo da diversão

“Sonic 3: O Filme” comprova a força do ouriço velocista azul da...

CríticasSériesTV

“Produção de Sonhos” – spin-off de Divertida Mente ousa romper com sua própria condição

Atualmente, é notória a estranha obsessão de Hollywood em transformar tudo em...