O grande trunfo da animação da Disney, Zootopia, é seu conceito visual. A cidade é toda habitada por espécies de mamíferos, respeitando as escalas e modus vivendi de cada uma, com elementos de uma metrópole real, mas com motivações inspiradas na natureza em sua estrutura. Colhemos aqui algumas artes conceituais que nos dão a noção da ideia dos diretores Byron Howard e Rich Moore para a nova produção da Disney.
Como é tradição no estúdio, os animais, embora antropomórficos, conservam as características reais. A coelha Judy Hopps, protagonista da animação, é um bom exemplo. Os diretores pesquisaram o comportamento dos coelhos. Daí, conservaram na personagem o constante movimento do nariz quando coelhos estão ansiosos ou nervosos, os pulos em 180 graus
Os diretores cresceram assistindo longas de animação do estúdio, por isso a influência das animações da era de ouro são visíveis no visual dos personagens. No caso da raposa Nick Wild, a inspiração (bem clara, por sinal) foi Robin Hood, de 1973.
A cidade abriga diferentes espécies de mamíferos, mas os criadores fizeram questão de manter as escalas fiéis às da natureza.
A cidade dos coelhos foi criada como uma cidade do interior, inspiradas na área rural dos EUA, para contrastar com a metrópole Zootopia. Na ideia original, Judy teria centenas de irmãos e sua casa teria, além de vários quartos, túneis e pequenos compartimentos, como um labirinto, ligando várias casas onde habitariam as centenas de membros da família.
Essa é a primeira pintura da área da floresta tropical. Combinando elementos naturalistas com construções inspiradas nas da América do Sul, foi uma das primeiras artes conceituais que a equipe considerou satisfatória. As enormes árvores não são realmente árvores. São enormes “árvores-vapor” com tubos que puxam a água de baixo, em seguida, levá-la em cima e os borrifadores artificiais a espalham no ar.
A área da cidade habitada por roedores, chamada Rodentia, é uma versão diminuta do Greenwich Village. Os diretores de inspiraram no bairro novaiorquino para criá-la.
Já Tundra Town tem influência russa, com elementos típicos da cultura eslava e bizantina. E como várias partes da cidade, têm-se a primeira impressão de se estar olhando para uma paisagem natural, no caso aqui, uma região gelada.
A praça Sahara apresenta semelhança com centros urbanos do oriente médio,mas pode ter sido involuntário, já que os criadores dizem que, apesar do nome, a inspiração da Sahara Square não foi Dubai e sim Las Vegas.
Ainda obedecendo as escalas de cada espécie, esse concept art mostra como a cidade funciona.
Foram milhares de fotografias como referência. Embora seja um cartoon, eles queriam que fosse, ao mesmo tempo, real.
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