O novo filme de Olivier Assayas, “Wasp Network”, abrirá a 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que ocorre de 17 a 30 de outubro. O longa, inspirado na obra Os Últimos soldados da Guerra fria, de Fernando Morais, foi produzido pela RT Features, do brasileiro Rodrigo Teixeira (de onde saíram A Bruxa e Me Chame Pelo Seu Nome), e concorre ao prêmio máximo do Festival de Veneza, o Leão de Ouro.
Gael Garcia Bernal e Wagner Moura, que estão no elenco ao lado de Penélope Cruz, confirmaram presença na abertura da Mostra. Além da nova obra, outros títulos de Assayas serão exibidos no evento.
Rodado em Cuba e nas Ilhas Canárias, “Wasp Network” é a história real de espiões cubanos em solo americano, que revela os tentáculos de uma rede terrorista na Flórida com ramificações na América Central e com o consentimento do governo dos EUA. Nos anos 1990, quando grupos contrários a Fidel Castro realizaram ataques terroristas em Cuba, o governo cubano revidou enviando agentes que se infiltraram nessas organizações.
Comente!