Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Wes Anderson apresenta “A Incrível História de Henry Sugar”

Em um delicioso truque de mágica cinematográfica, o diretor Wes Anderson tece uma história de fantástica sem um fio de cabelo fora do lugar em “A Incrível História de Henry Sugar”, seu segundo filme de 2023, seguindo “Asteroid City”. Adaptado da obra de Roald Dahl, este filme homenageia o próprio ato de contar histórias.

O filme começa com uma recriação da “cabana de escrita” da vida real de Dahl, onde Ralph Fiennes, interpretando uma versão do autor, murmura os ingredientes peculiares que acendem sua centelha criativa. Fiennes então lança uma história que pretende ser verdadeira – uma metanarrativa que abrange o globo.

Entra Henry Sugar, interpretado pelo absoluto Benedict Cumberbatch. Entediado e em busca de aventura, Henry pega um pequeno volume da estante da biblioteca de um amigo rico. Mal sabe ele que este ato aparentemente inócuo o levará a uma jornada extraordinária.

Os cenários meticulosos de Anderson, que lembram o trabalho de Karel Zeman, servem de pano de fundo para esta aventura extravagante. Todos os atores se dirigem diretamente à câmera, suas palavras proferidas com o humor seco e a habilidade sutil de Dahl. A história se desenrola em um ritmo rápido, não deixando espaço para inflexão, mas bastante para a imaginação.

Henry Sugar, um homem mega-rico que vagueia como algas marinhas pelo mundo, descobre um segredo: a arte de ver sem os olhos. Inicialmente, ele pretende usar essa habilidade para trapacear no jogo, mas os ganhos rendem uma epifania espiritual. As palavras de Dahl descrevem homens como Henry: “Eles não são homens particularmente maus, mas também não são homens bons. Não têm nenhuma importância especial; são simplesmente parte da decoração.”

O primeiro empreendimento de Anderson na Netflix, “A Incrível História de Henry Sugar” (“The Wonderful Story of Henry Sugar”), é uma joia cinematográfica de 40 minutos que captura a essência da narrativa fantasiosa, onde o mundano encontra o mágico e o comum se torna extraordinário.

"A Incrível História de Henry Sugar"

"A Incrível História de Henry Sugar"
7 10 0 1
Nota: 7/10 Ótimo
Nota: 7/10 Ótimo
7/10
Total Score iÓtimo
Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

CPF Sesc promove “Escrever para Não Esquecer: Oficina Cadernos da Memória” com Sílvia Nastari e Silvana Duarte

Próxima publicação

Ana Holck no Paço Imperial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir

O Cinema no Twitter

Não, este não é um artigo sobre um filme feito através ou sobre o Twitter, pelo menos não por enquanto –…