Film cover11
AcervoCríticasFilmes

Ya no estoy aqui

Uma narrativa contemporânea que extrai pura poesia das mazelas cotidianas que afligem a vida de milhões de latinos, aqui representados pelo ‘cholombiano’ Ulisses (Juan Daniel García “Derek”), um jovem da cidade de Monterrey, no norte do México, que acaba sendo ‘extraditado’ por sua família para a cidade Nova York após enfrentar problemas com as gangues locais.

Por décadas latinos seguem para os Estados Unidos buscando uma condição melhor de vida, inclusive este ainda é o sonho de muita gente. Em “Ya no estoy aqui” esse conto de fadas ganha contornos mais realistas enquanto o filme segue um paralelo com as duas vidas do protagonista.

No México conhecemos Ulisses e seus amigos Los Terkos, um grupo de jovens pobres da cidade de Monterrey unidos pela amor à cumbia, também chamadas de Kolombianas na  América do Norte, um ritmo musical de cadencia sincopada que surgiu do contato entre indígenas, escravos africanos e colonizadores europeus e hoje representa toda América Latina.

Com fotografia impecável o diretor Fernando Frías divide a narrativa de Ulisses entre sua vida anterior em sua terral natal e sua luta para sobreviver em outro país, mesmo se tratando da maior cidade do mundo.

Sem dinheiro ou trabalho, Ulisses acaba se abrigando no telhado de uma loja onde havia prestado serviços e conhece Li (Angelina Chen), uma jovem americana de origem asiática que, numa mistura de atração e curiosidade, se torna cúmplice do protagonista e o carrega consigo para sua realidade.

“Ya no estoy aqui” explora magistralmente emoção através da música. Embalados pela cadencia latina, em choque aos ritmos americanos, como o bounce e o Hip Hop, o diretor nos aproxima das paixões e memórias de Ulisses para deixar uma forte mensagem, intimista e universal ao mesmo tempo, como Homero e James Joyce anteriomente.

Deixe um comentário

Sugeridos
Festival do Rio
AgendaFestivaisFilmes

Destaques do Festival do Rio, dia 6 de outubro.

A estreia da série documental Marília Mendonça: Sentimento Louco, da diretora Susanna...

Feito Pipa
FilmesNotíciasPremiações

Brasil escolhe Feito Pipa para concorrer ao Oscar

O cenário cinematográfico brasileiro vive um momento marcante de renovação. O longa-metragem...

Sp criancas passeio cinema b32 up 01
AgendaFilmesInfantil

Cine Concerto apresenta UP: Altas Aventuras

Uma jornada emocionante que une o filme e a execução ao vivo de...

A Bola Preta
CríticasFilmes

Festival do Rio 2026 – “A Bola Preta” e o Peso da Memória Apagada

Há algo de profundamente mágico na atmosfera do Cinema Odeon durante a...

Cartas Amarelas Derya (Özgü Namal) e Aziz (Tansu Biçer) crédito Ella Knorz Autoral Filmes (3)
AgendaFestivaisFilmes

‘Cartas Amarelas’, vencedor de Berlim, no Festival do Rio

Dois longas da Autoral Filmes são destaques no Festival do Rio deste...

GOnzaguinha é
CríticasTeatro

“Gonzaguinha é” retrata o “Pescador de Ilusões” no Rio

Há de se celebrar, sempre, um artista como Gonzaguinha e sua obra,...

Ebenezer e os Fantasmas do Natal
FilmesTrailersVideos

Johnny Depp em novo trailer de ‘Ebenezer e os Fantasmas do Natal’

“Ebenezer e os Fantasmas do Natal” acaba de ganhar um trailer inédito...

Realm of Ink
CríticasGames

Realm of Ink: Em nanquim com um pet pra chamar de seu

Não dá pra falar de Realm of Ink sem lembrar de Hades....

Star Wars saga novidades Ambrosia
FilmesNotícias

O que já sabemos sobre a nova trilogia Star Wars

Lucasfilm foca em nova geração de protagonistas sob o comando do roteirista...

Pedro the lion show brasil sao paulo ambrosiacombr
CríticasMúsica

Resenha: Pedro the Lion faz seu primeiro show no Brasil

A estreia de Pedro the Lion em São Paulo e no Brasil,...