Andréa Brêtas abre a exposição “África no Feminino” na Fábrica Bhering

8
0

A fotógrafa e artista plástica Andréa Brêtas apresenta a exposição “África no Feminino”, onde expõe 12 fotos de mulheres africanas, da Namíbia, em preto e branco, com o objetivo de chamar a atenção do observador para os olhares captados pelas suas lentes, traduzindo uma diversidade de vida e valores, bem como as cores da vida que saem do esconderijo da alma e se atiram aos cliques, com curadoria de Georgia Nolasco.

A mostra acontece na B.afka Galleria, segundo andar da Fábrica Bhering, entre os dias 09 de setembro e 11 de novembro de 2023, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da mulher e, em especial da mulher africana, imprimindo em suas fotos toda essa cultura ancestral, o brilho das contas e dos olhares, seus ensinamentos silenciosos através de brincadeiras e sorrisos, crianças, cores em preto e branco. Uma África feminina, no feminino, que confirma o que diz a artista Andréa Brêtas, (…) “E nós? A nós, cabe provar que nascer mulher vale a pena.”

A mostra não traz cores porque tem o objetivo de provocar reações e conexões com o observador, mas traz visivelmente o respeito do olhar de Andréa Brêtas na escolha de temas de impacto e importância sócio-cultural. Então, através das fotos, da diferença de olhares, as pessoas vão notar as expressões das mulheres e, certamente, vão se deixar tomar por emoções diversas. O enfrentamento às múltiplas formas de violência contra as mulheres é fundamental para que haja condições mais dignas e justas, lutando pela erradicação, respeito e igualdade. E esse é o objetivo de Andréa Brêtas – imprimir em suas fotos toda essa cultura ancestral, o brilho das contas e dos olhares, seus ensinamentos silenciosos através de brincadeiras e sorrisos, crianças, cores em preto e branco.

As fotos da exposição podem ser adquiridas e doadas, caso de interesse da pessoa, para espaços como o MUHCAB, Instituto Pretos Novos e outros que tenham interesse em conservar a tradição afro e ancestral em seu acervo.

Serviço

Exposição: ‘África no Feminino’
Artista: Andréa Brêtas
Curadoria: Georgia Nolasco
Local: B.afka Galleria
Endereço: Fábrica Bhering – 2º andar – Rua Orestes, 28 – Santo Cristo – RJ
Dias e horários
Quinta a sábado – 12h às 18h
Abertura: 09 de setembro de 2023 às 15h
Visitação: 09 de setembro a 11 de novembro de 2023
Assessoria de imprensa e produção: Paula Ramagem

Sobre Andréa Brêtas

Carioca, radicada em Petrópolis desde 1992.
Formada em Direito, logo percebeu que não iria encontrar realização plena no mundo jurídico. Sua alma sempre buscou as artes. Com pinturas e esculturas realizou exposições dentro e fora do Brasil, comercializando obras para vários cantos do mundo. Na fotografia, artistas como Brooke Shaden, Danny Bittencourt, Sue Bryce e Flora Borsi atuam como inspiração e parte da formação acadêmica que acumulou através de inúmeros cursos e workshops aqui e no exterior. Na pintura, os clássicos Kandinsky, Miró, Pollock e mais Luís Áquila, Daniel Senise entre outros.
Sua pesquisa artística busca a exposição do interior feminino como foco e, para isso, faz uso da escultura, da pintura e da fotografia como ferramentas incessantes de expressão pessoal e demonstração de sentimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *