em

Crítica: "Rayman Legends" é garantia de diversão e risadas

Alguns heróis clássicos dos games sofreram uma repaginada ao longo dos anos. O Mario passou de 8 bits para o 64. Sonic perdeu peso, ganhou mais velocidade, amigos e altura.
São jogos que nunca saíram de moda e os fãs continuam adorando os personagens. Logo, nada mais justo ter a mesma atenção com outro herói, um tanto bizarro e que tem seu próprio mundo e amigos que o ajudam a combater as forças do mal. O estranho herói sem braços e pernas definidos, que possui pulos altíssimos e socos bem poderosos é ninguém menos que o Rayman.
A Ubisoft lançou em 2013 “Rayman Legends” que consiste em uma espécie de coletânea juntamente com um novo jogo, cheio de gráficos incríveis – alguns em 3D -, e repleto de bônus para ninguém reclamar. O game fez um sucesso tremendo e é garantia certa de diversão e risadas, mas prepare-se para ficar bem frustrado algumas vezes.
rayman
Em “Rayman Legends” o herói, Gloobox e os Teensies estavam adormecidos por quase um século. Mas, os pesadelos do Bubble Dreamer cresceram vertiginosamente em força e número, como também o Mágico (que sobreviveu a explosão no final de Rayman Origins) que acabou se dividindo em cinco Teensies Malvados. Rayman e seus amigos são despertos por Murfy que lhes conta as más notícias e diz que as 10 princesas (incluindo Barbara) e os Teensies foram capturados pelos pesadelos e os Teensies Malvados. Rayman, Gloobox, os Teensies e Murfy partem mais uma vez para derrotar as novas ameaças.
Rayman-Legends_6
Com uma jogabilidade bem agradável e esfuziante, o jogo pode caminhar da maneira que o jogador preferir. Linear, seguindo as ordens dos mundos (seis no total) ou não-linear e abrir as fases conforme elas forem sendo desbloqueadas durante as partidas. Em cada um dos mundos há entre seis e sete fases, variando o nível de dificuldade em cada uma delas que são marcadas por caveiras, podendo chegar até a cinco por fase. Há também duas portas extras que contém as princesas irmãs da Barbara, somando 10 no total e em alguns mundos existem fases musicais – um dos grandes diferenciais desse título onde a música acompanha cada movimento do personagem. Se você errar ou morrer, ela desafina.
Rayman-Legends_10
Claro que não dá para esquecer dos Teensies que são necessários resgatar em cada fase, assim como os lums. Ao todo são necessários 700 Teensies (se pretende ‘platinar’) e conforme for somando diferentes números, outras fases e bônus são liberados. Os lums (aqueles vagalumes que voam durante as fases) também devem ser coletados para que possam ganhar os troféus nas fases (bronze, prata e ouro) e também ajudam a desbloquear personagens e as raspadinhas. Essas raspadinhas podem lhe dar até quatro tipos de prêmios: criaturas (40 no total e elas vem com brindes), teensies (um trio, você ganha 1 teensie), lums (trio ou quadra aumentam seu total) e quadros do game Rayman Origins habilitando assim fases desse título para jogar, como também a trilha sonora.
Rayman-Legends-PS-Vita-pic-9
No total são 120 fases diferentes com as mais loucas temáticas – indo do pântano aos céus, para o fundo do mar, dentro de doces e até no México. As fases são nostálgicas e complicadas, mas sempre muito divertidas, como todo excelente jogo de plataforma. Portanto, espere que elas andem, tenham cronômetro, animais te perseguindo, pisos que desaparecem, paredes de fogo, espinhos infinitos e daí por diante. É possível jogar no modo cooperativo local com até quatro pessoas e também participar de disputas online com outros jogadores do mundo, com troféus de prêmio, dependendo de qual seja seu desempenho. Os chefões, apesar de alvos fáceis, dão um certo trabalho, pois se movem pela tela inteira, então é preciso ter bastante coordenação motora, mira e paciência.
Rayman-Legends_14
“Rayman Legends” é um must have para quem curte o gênero e deseja algo engraçado. Seus grandes destaques estão nos gráficos e cenários que são simplesmente incríveis, cheios de detalhes, com inimigos hilários, cores deslumbrantes e uma movimentação interativa onde o personagem pode trocar em alguns momentos e ir para a cena do fundo. E a trilha sonora que te pega de assombro logo na abertura. São todas bem compostas e que condizem com os mundos e temas e não nos deixam angustiados como costuma acontecer em alguns jogos do gênero.
Rayman-Legends_15
Portanto, escolha seu personagem favorito e comece logo essa aventura. Não tem como se arrepender.

ps: se trata de um jogo bastante democrático e disponível para os consoles Wii U, PC, PS Vita, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One.

 

Participe com sua opinião!