em

Revisitando Tony Hawk Pro Skater HD

O Fifa já tinha mostrado que a trilha sonora mais popular em um jogo de esportes era primordial, felizmente a Neversoft e a Actvision foram além e perceberam que também havia espaço para jogos desportivos não olímpicos, cujo exame anti-doping não é exigido por lei. Foi assim que em  mil novecentos e noventa e nove lançam para Sony Playstation – para felicidade geral – a primeira versão da franquia Tony hawk pro skater.

thps1

Lembro que nunca tinha experimentado uma jogabilidade e uma trilha sonora tão precisas e coerentes. O game ainda parecia um jogo “piloto”, com algumas partes do cenário aparentemente meio inacabadas. Mas era quase uma aula sobre skateboard is not a crime [email protected]%$ ao som de Dead Kennedys, Goldfinger, The Suicide Machines, Primus..!

A formula erá bem simples: Skatistas profissionais do ranking mundial da época “dando role” em skate parks variados ou adaptados com corrimões, mini hemps, curbs… pro tal role. Somam-se os pontos ao final do tempo e os objetivos são dos mais variados; desde pegar itens em lugares altos á obter uma certa quantia de pontos das manobras especiais ou não.

“Ah, então você vai falar de jogo velho de novo?”

Não, mas logo depois, digo: um ano depois e com as mesmas características do primeiro, chega para Playstation Um a segunda versão de THPS. Agora com mais cenários e dessa vez, terminados. O pacote de diversão era completo, pois era possível até habilitar o Homem-aranha com diversas roupas e  direito até a manobras especiais exclusivas. Sempre ao bom som, em THPS2 as bandas que compõem o lista falam por elas mesmas: Rage Against the Machines, Papa Roach, Bad Religion, Millencolin, Lagwagon

thps2

“Agora sim.”

Tenho notado uma sutil global-apatia-para-tudo e isso resvala nos games também né?

Um amigo esses dias me perguntou que jogos eu tinha para empresta-lo, pergunta que já não ouço a algum tempo. Fiquei meio receoso de dizer que não compro mais tantos títulos como antigamente por que não estava valendo mais a pena pelo custo benefício mesmo, é cada jogo bonito mas que não diverte nem cachorro babão. Digo isso por que hoje é preferível comprar as versões online – pelo menos lá sempre tem um joguinho antigo em promoção.

Continuando, em uma dessas buscas por jogos, eis que eu encontro perdido e pouco divulgado: Tony Hawk Pro Skater HD. Comprei na hora.

Preciso dizer antes de tudo que esqueci de mencionar que eu acho todas as franquias do jogo muito difíceis e que fazer duzentos e poucos mil pontos não é fácil nem aqui e nem na “Wherehouse”.

thpshd2

Bom, THPS HD é oficialmente um remake das versões 1 e 2 desenvolvido pela Robomodo e publicado pela Activision em 2012. Eu garanto que a experiência é bem parecida com a dos jogos previamente citados, pois os comandos são simples, mas bem calculados. Quase profissionais e as músicas seguem o estilo da época. Os gráficos nem se fala.

Existe já um atualização chamada Rever Pack que fechou o ano do jogo com chave de ouro disponibilizando mais três níveis, dessa vez do THPS 3 e quatro personagens secretos – dois deles são vocalista e o baixista do Metallica! Juro!

Então, não fique triste com aqueles jogos baratinhos que você comprou na lojinha online do seu console. Tenha fé que um dia podem fazer mais remakes como esse.

Rodney Mullen

Participe com sua opinião!

Navegante

Publicado por Rodrigo

VerificadoEscritorGamerColecionadorRepórterMusicistaFotógrafo

Stephen King e o seu “Sob a redoma”

Oscar – Momentos memoráveis