Lendária criação de Stan Lee e Steve Ditko, o Homem Aranha já figurou em um número surpreendentemente extenso de jogos, possuindo uma assustadora diversidade de plataformas, desde o clássico GameBoy, passando pelo Playstation 2, até culminar na atual geração de consoles. O teioso, como também é conhecido, já fez pontas em outros jogos, como Marvel Vs Capcom, Marvel Ultimate Alliance, Deadpool etc
Com data de lançamento prevista para o próximo dia 7 de setembro, o novo jogo “Spider-Man” para PS4 promete ser o herdeiro da saga Arkham como referência de adaptações de quadrinhos no mundo dos games. Sua história, segundo os desenvolvedores, trabalharia com os elementos mais clássicos das histórias do Homem Aranha e daria atenção especial para a persona Peter Parker.

Testamos o novo Spider-Man na Game XP | Games | Revista Ambrosia

Em uma sessão demo concedida pela SONY na Game XP 2018, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, muito da mecânica do novo jogo foi mostrada. A começar pelo fator mais evidente, que é a movimentação por teia. Tal movimentação é divertida ao máximo e funciona em perfeito equilíbrio com o cenário, uma vez que as teias não mais são lançadas no ar e lá ficam presas. O disparo de teia só funciona quando o jogador estiver próximo da borda de um prédio e a teia, direcionada para o local marcado automaticamente, servirá de apoio para o balanço.
O disparo de teia também funciona com duas velocidades distintas: ao ficar em queda livre a velocidade passa a sensação de estar mais lenta ao passo que sua velocidade se intensifica quando a teia é disparada e o jogador a utiliza para gerar um impulso forte suficiente para ganhar altura e realizar os disparos mais elaborados. A física de movimentação quando o mesmo se balança é fluída e uma possível colisão com um predio não cancela necessariamente a ação.

Testamos o novo Spider-Man na Game XP | Games | Revista Ambrosia

A demo também mostrou um pouco do sistema de combates em Spider-Man ps4. Em determinado momento, armou-se uma situação de combate de desvantagem para o Aranha. A desenvolvedora Insomniac Games deixa claro desde o primeiro momento que a inspiração viria da bem sucedida saga Arkham. Da mesma forma que os reflexos o Batman serviam como ferramenta para o jogador antecipar a ação inimiga, o famoso sentido aranha ganha aqui a mesma utilidade com o aperto de apenas um botão. A movimentação rápida também torna o confronto todo mais rápido e o dinamismo é garantido por possibilidade de golpes combinando disparo de teia para amarrar inimigos, agarrar um objeto no cenário ou arremessá-lo contra outro inimigo.
O mapa é visivelmente amplo, adaptando as ruas de Manhattam com bastante fidelidade mas inserindo elementos do Universo Marvel de maneira orgânica, como a Torre dos Vingadores, a Casa do Dr. Estranho ou o Escritório Nelson & Murdock. A iluminação do sol também cria um efeito bonito nas janelas dos prédios. Os fãs da ferramenta “modo fotografia”, presente em cada vez mais jogos e que permite o jogador fotografar determinado ambiente ou situação de um jogo, logo perceberão que os efeitos de iluminação podem fazer a diferença na hora de criar aquela foto perfeita.