em

Topscore: Os Melhores Power Ups do Super Mario

Topscore: Os Melhores Power Ups do Super Mario | Games | Revista Ambrosia

Em nosso último artigo desta série tivemos a difícil tarefa de escolher os piores Power Ups dos games do Mario. Tendo ultrapassado esta barreira, é com prazer que agora trazemos nossa lista com os melhores. O critério que utilizamos para definir nossas escolhas foi a união entre criatividade e utilidade, duas características importantes para conquistar o coração dos gamers.

Topscore: Os Melhores Power Ups do Super Mario | Games | Revista Ambrosia

10) Mini Mushroom – New Super Mario Bros.

Pode nem parecer um Power Up, já que o Mario fica ainda menor e mais fraco do que em sua forma inicial, entretanto o encanador também ganha inúmeras habilidades, como correr sobre as águas e dar saltos ainda maiores. Por fim, nos poucos momentos em que ele não é muito útil (já que geralmente as fases onde este cogumelo aparece têm muitas áreas secretas que apenas podem ser acessadas com o seu uso) pelo menos o Mini Mushroom acaba por oferecer uma refrescante mudança de gameplay para o jogador.

Topscore: Os Melhores Power Ups do Super Mario | Games | Revista Ambrosia

9) Propeller Mushroom – New Super Mario Bros. Wii

Em todos os jogos do Mario existe um item que nos possibilita voar, no caso deste sidescroller para o Nintendo Wii é um cogumelo helicóptero. Quer dizer, não exatamente voar, já que ao contrário de muitos dos seus antecessores, como a capa de Super Mario World, tudo o que este Power Up faz é dar ao personagem um poderoso impulso para cima, para depois aliviar sua queda com o uso de suas hélices. Ainda sim, o item é muito útil e imersivo (ao contrário daqueles onde realmente voamos, por que acabamos sobrevoando a fase e não jogando nela) tendo uma mecânica muito diferente de tudo o que já havíamos visto antes, fora isso, sua aplicação em combate (o golpe parafuso) é sempre legal de se assistir.

Topscore: Os Melhores Power Ups do Super Mario | Games | Revista Ambrosia

8) Cloud Flower – Super Mario Galaxy 2

Um dos Power Ups mais surpreendentes de Galaxy 2. No principio, nós não dávamos muita coisa por ele, principalmente pelo seu uso limitado a quatro nuvens. No entanto, conforme vamos nos aprofundando no jogo, é possível perceber o quão poderosa e interessante é habilidade de se criar plataformas em um jogo de plataforma. Praticamente tudo que parecia inalcançável se tornou mais próximo, e as fases ficaram mais curtas graças aos atalhos possibilitados por uma viagem pelas nuvens. Fora isso, o visual do Mario depois de pegar uma Cloud Flower é muito legal.

Topscore: Os Melhores Power Ups do Super Mario | Games | Revista Ambrosia

7) Ice Flower – Mario & Luigi Partners in Time

Apesar de ter sua origem neste excelente RPG, a Flor de Gelo realmente conquistou os jogadores depois de sua aparição em Mario Galaxy. O que faz dela tão impressionante e não uma mera cópia inversa da Flor de Fogo? Bem, nos dois sidescrollers mais recentes quase nada, mas em Galaxy ela era muito melhor. Ao se imbuir do poder deste Power Up o Mario não apenas atirava bolas congelantes, mas também congelava o mundo aos seus pés, possibilitando que ele deslizasse sobre a água, usava cachoeiras e chafarizes como plataformas e ficava muito mais rápido graças a sua habilidade de patinador no gelo. Mesmo nos jogos 2d mais recentes, a Flor de Gelo ainda é muito útil ao transformar inimigos mortos em plataformas de gelo flutuantes, que você pode usar para passar pela água sem mergulhar, ou alcançar locais mais altos. Por essa infinidade de utilidades que esta Flor fez por merecer uma bela posição nessa lista.

Topscore: Os Melhores Power Ups do Super Mario | Games | Revista Ambrosia

6) Bee Mushroom – Super Mario Galaxy

A primeira coisa que chama atenção quando o Mario pega este Power Up é o divertido visual de abelha que ele assume, mas apesar de ser uma das roupas mais legais lhe falta um pouco mais de força na categoria utilidade. Quando Mario toca este cogumelo de abelha ele pode escalar certas paredes especiais, subir em superfícies frágeis (como flores e nuvens) e mais importante: voar, ainda que apenas por uma pequena altura e por um pequeno período. Ou seja, o Power up não é exatamente muito útil, mas o visual é tão legal!!

Não conseguimos achar a versão original dourada.

5) Star – Super Mario bros.

A tradicional estrela dourada presente desde a primeira fase do primeiro jogo do Mario. Geralmente é o Power Up mais poderoso do jogo (na verdade a única coisa que me parece mais forte é o Mega Mushroom), mais que dura pouco. Nos escassos momentos onde detemos de seu poder nos tornamos invencíveis e mais rápidos, bem como brilhantes, e durante aqueles segundos é possível se acreditar que a Princesa está mais perto de ser resgatada, quem sabe até talvez no próximo castelo (até vir aquele cogumelo idiota acabar com a festa). E se não bastasse tudo isso, ainda temos a música, certamente uma das mais famosas e adoradas da série, e um grande estímulo para aproveitar ao máximo seu momento de estrela.

Topscore: Os Melhores Power Ups do Super Mario | Games | Revista Ambrosia

4) Mega Mushroom – New Super Mario Bros

Este item não está aqui pela sua criatividade, afinal é só um cogumelo gigante que deixa o Mario igualmente gigante. O que o faz ficar tão bem posicionado nessa lista? Puro poder de apelação. Não existe nenhum Power Up mais poderoso do que o Mega Mushroom, enquanto a estrela te deixa imortal e letal contra os inimigos, você ainda corre o risco de morrer se cair em um abismo ou na lava, fora que muitas vezes você ganha a estrela e fica preso em dado lugar da fase que você não sabe como sair. Isso não acontece com o Mega Mushroom. Ao pegá-lo, o Mario se torna um colosso invencível, e mesmo a própria fase é destruída para acomodar seu tamanho descomunal. Não existe nada mais roubado do que pegar um item desses, e você nunca se sentirá tão poderoso em um jogo do Mario do que ao ser um feliz detentor deste cogumelo.

Topscore: Os Melhores Power Ups do Super Mario | Games | Revista Ambrosia

3)Boo Mushroom – Super Mario Galaxy

Este Power Up já é o contrário do anterior, já que não existe nada de absolutamente poderoso nele. Entretanto, visualmente, poucas coisas são mais legais do que virar um boo, de longe um dos adversários mais carismáticos e interessantes nos jogos do Mario. Nesta forma, o jogador ganha a habilidade de voar e de ficar invisível/intangível, ambas extremamente úteis para completar fases. Se existe uma coisa ruim neste Power Up são as poucas chances que temos de usá-lo, já que as fases que podemos nos transformar em Boo são escassas em ambos os títulos de Mario Galaxy.

Topscore: Os Melhores Power Ups do Super Mario | Games | Revista Ambrosia

2) Fire Flower – Super Mario Bros.

Algumas coisas sempre serão boas, e a Flor de Fogo é uma delas. Presente também desde a primeira fase do primeiro jogo do Mario, este é o único Power Up que apareceu até hoje em todos os jogos do encanador. Não só a roupa branca e vermelha é uma variante muito legal da roupa clássica do Mario, mas o poder também é uma mão na roda em qualquer fase que você o pegue. Matar os inimigos a distância, derreter barreiras e iluminar locais escuros, são algumas das principais aplicações deste poder. Portanto além de ser visualmente muito interessante, a Flor de Fogo ainda é útil e letal, o que a levou a se tornar o mais famoso Power Up da série.

Topscore: Os Melhores Power Ups do Super Mario | Games | Revista Ambrosia

1)Tanooki Suit – Super Mario Bros. 3

Imaginamos que muitos devem ter se perguntando: como assim o melhor jogo do Mario (como o 3 é freqüentemente considerado) não emplacou nenhum Power Up nessa lista? Finalmente chegamos ao primeiro lugar, e a Tanooki Suit é exclusiva desta bizarra obra de arte que foi Super Mario 3. A Raccoon Suit (ou roupa de guaxinim), principal item deste jogo, apenas não conseguiu um lugar nesta lista por ser uma versão mais fraca da Tanooki Suit, tanto em poderes quanto em visual. Na primeira instância, além de poder voar e atacar os inimigos com a cauda, Mario também pode se transformar em uma estátua budista, tornando-se invisível para seus adversários. Já quanto ao visual, enquanto a Raccoon suit só adicionava uma orelhinha no chapéu e uma cauda (coisa de cosplayer), a Tanooki é uma fantasia inteira de guaxinim, o que supostamente é bem mais interessante.

Para concluirmos gostaríamos de convidar os leitores a debater e a montar suas próprias listas. Quem sabe não fazemos um novo artigo com os melhores Power Ups eleitos pelos leitores do Power Ups? Vale dizer, no entanto, que o Yoshi não é um Power Up, por que seria politicamente incorreto pensar que um bichinho vivo é uma coisa de se usar… Mas nós não ligamos tanto para isso, e ele só não apareceu na lista por que nos últimos anos ele acabou se tornando um personagem mesmo, com “história” e games próprios. Ainda sim, se sintam livres em usar o Dinossauro nas listas de vocês.

10 Comments

Deixe sua opinião!
  1. Achei o artigo ótimo, Felipe, só não concordo com o Bee Mushroom. Ele foi responsável por alguns dos meus momentos mais fail em Super Mario Galaxy 1 (ainda não joguei o 2), e as partes do jogo em que você absolutamente TINHA que utilizá-lo sempre eram as que eu tinha que repetir 567 vezes até conseguir. O tempo de voo é curto demais e eu nunca tinha certeza de onde ia pousar porque rolava aquela propulsão pra frente durante a queda. Sem contar que o Mario perde muitas de suas habilidades naturais com esse Mushroom e fica mais vulnerável a alguns inimigos. Ah, e ainda tem o fato de que você perde o Mushroom cada vez que encosta minimamente em água, o que faz com que você precise repetir um certo pedaço da fase muitas vezes (pelo menos no meu caso, que não sou extremamente habilidosa). De resto, assino embaixo, concordo com todos os outros e, sinceramente, não consigo pensar em outros melhores.

  2. zzzzzzzzzzzzzzz………. (horas depois) zzzzzzzzzzzzz………. ronc… fiu… ronc… fiu…. (puf) AH! BOLINHOS! zzzzzzzzzz……….. (anos depois) zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz……….. ronc… fiu… ronc… fiu…

  3. zzzzzz… AH! desculpe. SOCOOOOOOOOOOOOORROOOO!!!!! zzzzzzzzzzzzzzz… (zilhôes de seculos depois….. um milhão de anos depois… horas depois… (já tá enchendo))zzzzzzz…..

  4. alguem póde me responder o que é aquele negóio (negóio? eu tava sem cabeça? eu quis dizer negócio) no canto dos comentarios escrito “responder”?

  5. desculpem! achei q não tinha mais nada pra falar, mas falei 1 monte de coisas. é só ler. a propósito, porque ali em baixo tá escrito publicar comentá? não devia ser publicar comentário?

Deixe sua opinião

Avatar

Publicação Felipe Velloso