Lançamentos

Desastros lança single de estreia “Desastres”

A recém formada banda Desastros abre os caminhos com o primeiro single, Desastres, que chega nas principais plataformas digitais. Apesar da estreia, seus integrantes são artistas reconhecidos e possuem uma extensa história na cena da música mineira. Sara Não Tem Nome, Julia Baumfeld, Bernardo Bauer, Felipe D’Angelo e Pedro Hamdan – vindos de diversos projetos musicais individuais e bandas como Moons, Transmissor, Tarda e Pequeno Céu – compõem o coletivo.

O grupo surgiu com o propósito de compor uma música a cada vez que os integrantes se encontravam. Descobriram, no processo, a interseção entre suas expressões: falar, com uma ironia doce e por um viés lúdico e apocalíptico, do receio de que desastres sociais, ambientais e cósmicos varressem a nossa espécie do planeta. Artistas múltiplos também envolvidos com artes visuais e performance, os cinco integrantes se encarregam da criação da linguagem visual do projeto que, assim como a música, mistura paus, pedras, fotografias, cordas e circuitos eletrônicos para reparar uma nave genuinamente brasileira que busca, através de canções, por vôos um pouco menos turbulentos. Não há lugar fixo nessa jornada e também não existe hierarquia entre as diversas patentes que compõem a tripulação dos Desastros

Previsto para outubro de 2025, o álbum, homônimo, foi produzido e gravado pelos cinco integrantes do grupo que se alternam nos instrumentos conforme o tipo de viagem que vem pela frente, e será lançado pelo Selo Grão Pixel. O trabalho de 10 faixas foi mixado e masterizado por Felipe D’Angelo, no Estúdio Cais, misturando baterias e batidas eletrônicas, violões, pianos e sintetizadores, percussões caseiras e muitas vozes. D’Angelo, além de capitanear o Estúdio Cais junto de seu parceiro de banda Bernardo Bauer e de compor a banda Moons junto com Bauer e Hamdan, ainda acompanha, como tecladista, um dos maiores artistas de todos os tempos da música brasileira, Lô Borges.

Desastres, a primeira canção a ser lançada como single, foi composta na virada de 2018 para 2019 e atravessou a tempestade de ignorância que ainda paira sobre nossas terras até chegar à sua forma final, um proto-samba torto com cavaquinho e lata de biscoito, onde os versos insistem em nos dizer: já está tudo escrito nas estrelas (?). A voz de Sara, no refrão, encontra espaços entre as palavras-códigos da poesia de Pedro Veneroso que aparece na canção como uma mensagem gravada há muitos anos por algum arcaico e aliterante aparelho. A capa é uma criação de Julia Baumfeld com base em sua pesquisa com imagens de fitas em VHS. São 5 dados por cima de um frame que retrata o universo representando os integrantes dos Desastros. Os jogos fazem referência ao visualizer que chega junto com a música Desastres.

Deixe um comentário

Sugeridos
LançamentosMúsica

Simple Minds anunciam novo álbum com o single “Beginner Boys”

Sacrosanct chega em 29 de janeiro para celebrar 50 anos de carreira...

LançamentosMúsica

saudade se reconecta às suas raízes do emo e do rock no single “cada passo é uma montanha”

Dando sequência ao universo do próximo álbum Travessia, o artista e produtor...

LançamentosMúsica

Anderson .Paak e Cordae anunciam álbum colaborativo Heavy Is The Crown

Com lançamento confirmado para 23 de outubro, o projeto celebra a sinergia...

Fabio Manzione lança "Caroço", álbum solo que transforma o que incomoda em matéria-prima de criação
Lançamentos

Fabio Manzione celebra duas décadas de carreira com ‘Caroço’

Com arranjos de Rodrigo Caçapa e raízes na música popular brasileira, compositor...

LançamentosMúsica

Rochelle Jordan se une a Mariah Carey em novo remix de “Didn’t Mean To Turn You On”

A cantora e compositora canadense, que vem ao Brasil em outubro, traz...

CríticasFilmesLançamentos

Champagne (2026): uma inesquecível viagem de pai e filho

Ali pela metade do filme holandês “Champagne”, Hans está conversando com um...

LançamentosMúsica

Jorja Smith lança “I Lied, You Lied”, última amostra de novo álbum

What Are The Odds, terceiro disco da cantora britânica, chega às plataformas...

LançamentosLiteratura

Escritor Douglas Robberts lança “Meninos avessos, duendes travessos”

Nova obra de Douglas Robberts apresenta o encontro inesperado entre dois meninos...

LançamentosLiteratura

Christian Araújo leva personagens trans a uma Belém distópica em Não Sou um Diário

Escritor e cineasta paraense mistura poesia, ficção científica e cultura pop em...

LançamentosMúsica

Jorja Smith anuncia álbum e lança single “Alive”, com Wizkid

‘What Are The Odds’, terceiro disco da cantora britânica, chega às plataformas...

LançamentosLiteratura

Romance premiado sobre violência contra a mulher percorre Sesc RJ

Selecionado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, “Açougueira”, de Marina Monteiro,...

LançamentosMúsica

Vannick Belchior lança single e clipe “Meu Nome É Cem”

A obra de Belchior nunca foi confortável e, talvez por isso, permaneça...