Dra. Luana Rizzo lança livro “O Poder da Autofagia”

7
0

Médica certificada pela Sociedade Brasileira de Medicina da Obesidade e pela Pan American Board of Obesity Medicine e com graduação e residência em Clínica Médica pela UFRJ,

O fascínio que a autofagia (uma espécie de “autodetox do corpo”) despertou na médica Luana Rizzo se iniciou após o Prêmio Nobel de Medicina de 2016, quando foram chancelados no universo científico todos os impactos e benefícios no emagrecimento, longevidade saudável, prevenção e tratamento de doenças. Desde então, Luana passou a pesquisar o assunto, levando para seu consultório e aplicando em seus pacientes seus conhecimentos acerca da autofagia em um processo de emagrecimento sustentado. 

Toda essa dedicação resultou no livro “O Poder da Autofagia”, que será lançado no dia 23 de junho, na Livraria Travessa do Shopping Leblon, pela editora Flyve. Em 396 páginas, ela expõe uma maneira de emagrecer e encontrar o bem-estar através da autofagia aliada a conhecimentos milenares, psicologia e conexão com a natureza. De acordo com a autora, a proposta da publicação é funcionar como “um guia para emagrecer e melhorar a saúde física e mental comendo alimentos prazerosos, dentre eles carne, queijo e manteiga”.  

Em “O Poder da Autofagia”, Dra. Luana Rizzo trabalha com a ideia dos nove elos: jejum intermitente, lowcarb, sono restaurador, psique plena, relacionamentos, natureza, corpo, conhecimento e fármacos. A médica detalha a importância e função de cada elo, não sem antes explicar o que é a autofagia — o processo de destruir células, organelas e proteínas “não funcionantes” e transformá-las em substrato para novas estruturas. Em paralelo à nova estratégia alimentar, há uma atenção particular ao psicológico: o livro conta com um questionário de exercícios mentais, para que o leitor pratique o autoconhecimento e possa traçar o melhor plano de ação, além do ensino de práticas que impactam positivamente o seu dia a dia.  

“A autofagia é um mecanismo natural e inato que o corpo humano tem para escanear quais são as estruturas que não estão funcionando adequadamente, como células, organelas e proteínas. Através de um mecanismo intracelular que envolve fagossomos e lisossomos, por exemplo, essas estruturas vão ser englobadas, destruídas e quebradas para serem transformadas em substrato de novas estruturas que vão funcionar adequadamente. Ou seja: novas proteínas, células, organelas. O que a nosso organismo está fazendo neste momento, então, é literalmente um detox, uma renovação. Ele detecta o que não está funcionando, o que não é bom, possibilitando a transformação em substratos, aminoácidos, para podermos construir novas estruturas funcionais”, explica ela.  

Todo este processo é importantíssimo por se tratar de um mecanismo natural de antienvelhecimento que também atua como um escudo para problemas do metabolismo. É por isso que a autofagia está ligada à prevenção de várias patologias, a uma longevidade saudável, à prevenção de doenças metabólicas, dentre elas a diabetes e a gordura no fígado, e até de doenças neurológicas que, muitas vezes, não são associadas ao metabolismo, como os casos de demência, Parkinson e Alzheimer. 

“Resumidamente, o que a autofagia faz é escanear o corpo, identificar as estruturas que não estão funcionando e destruí-las para poder substituir essas estruturas que não estão passando no protocolo de qualidade e criar novas que vão funcionar adequadamente. É uma verdadeira limpeza”, conclui.  

Serviço  

Livro: “O Poder da Autofagia – emagreça comendo carne, queijo e manteiga” 

Autora: Dra. Luana Rizzo 

Editora: Flyve 

Nº de páginas: 396 

Valor: R$ 96,00 

Lançamento: dia 23 de junho, às 19h 

Local: Livraria Travessa Shopping Leblon 

Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Store 205 A 

Contatos Dra. Luana Rizzo:                 

Redes sociais: @draluanarizzo 

YouTube: @draluanarizzzo 

Contato imprensa: 

Briefcom/Bia Sampaio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *