Foi lançado em novembro o livro, As memórias de Krzysztof Arciszewski. Um polonês a serviço da Companhia das Índias Ocidentais no Brasil. Em suas memórias, Arciszewski fez detalhadas descrições do cotidiano (militar, político e administrativo) das capitanias de Pernambuco, Itamaracá, Paraíba e Rio Grande durante as Guerras do Açúcar, travadas entre portugueses, espanhóis e neerlandeses (1624-1654).
Abaixo o lançamento com os autores e editores:
Além da tradução integral de suas memórias, feitas por Bruno Miranda (UFRPE) e Lucia Xavier (Doutora em História), o livro traz um texto introdutório sobre a vida de Arciszewski e uma análise de suas memórias e do período em que ele viveu. Toda a tradução é acompanhada de notas explicativas e, no final, de índices onomástico, toponímico e de embarcações citadas ao longo do manuscrito.
Fruto de uma pesquisa financiada pelo Consulado Geral da República da Polônia no Brasil e Arquivo Nacional da Haia, nos Países Baixos, o livro estará disponível para compra no dia de lançamento no Museu do Estado, mas também no site da Companhia Editora de Pernambuco, CEPE, e melhores livrarias do Brasil.
Para quem não conhece a história de Krzysztof Arciszewski, que comandou tropas da Companhia das Índias Ocidentais no Brasil entre os anos de 1630 e 1639, vale ler uma prévia do capítulo introdutório do livro que foi publicada na Revista Continente: https://revistacontinente.com.br/edicoes/260/outras-historias-do-brasil-holandes
Comente!