AgendaArtes VisuaisLiteratura

“A Origem de Macunaíma” reabre museu Casa Mário de Andrade em São Paulo

Mostra gratuita permite interação digital por inteligência artificial com o escritor

Compartilhe
Compartilhe

A reabertura da Casa Mário de Andrade traz a exposição “A Origem de Macunaíma”, que utiliza recursos tecnológicos permitindo a imersão do público no universo do escritor modernista e aos fascinantes mitos retratados em sua obra-prima, Macunaíma. Em cartaz até o dia 4 de agosto, a mostra tem como objetivo estabelecer uma conexão entre passado, presente e futuro com o universo do modernista.

Obra-prima do modernismo brasileiro, Macunaíma foi escrito em 1928 e ainda hoje é um livro de referência para compreendermos nossa diversidade cultural. A exposição “A Origem de Macunaíma” contará com três partes: uma experiência interativa em realidade virtual (VR); uma exposição sobre a expedição Koch-Grünberg de 1911, a partir da qual o autor descobriu os mitos de Macunaíma relatados por indígenas e registrados pelo etnógrafo alemão Theodor Koch-Grünberg; além de uma visita virtual ao Monte Roraima, considerado sagrado pelos povos indígenas que vivem ao seu redor. Segundo Francisco Almendra, curador da mostra e diretor do Studio KwO, a ideia da exposição surgiu em 2021, quando o mundo se encontrava ainda imerso na pandemia.

“A proposta surgiu do desejo de viajar a algum lugar distante por conta do confinamento forçado, e voltei a sonhar com um desejo antigo e enigmático: o Monte Roraima – ou Rorõ-imã, que nas línguas indígenas Pemon significa “o grande verde-azulado” – uma muralha de pedra envolta em nuvens erguendo-se centenas de metros verticalmente ao redor das selvas e campos da tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana”, explica Almendra.

Localizado no coração da Amazônia, o Monte Roraima é um verdadeiro “Monte Olimpo” latinoamericano, pois segundo a tradição local, em seu cume compartilhado por três países vive o deus-herói complexo e ambivalente Makunaimã, nada menos que a entidade indígena que inspirou Mário de Andrade a escrever seu clássico modernista, Macunaíma. “Fiquei surpreso ao descobrir a ligação entre o Monte Roraima e Macunaíma, e a partir daí nasceu o desejo de criar uma narrativa imersiva, revelando os mitos indígenas da região para o público, e democratizando o acesso aos segredos dessa montanha icônica”, diz.

Mário de Andrade e Macunaíma

O livro Macunaíma de Mário de Andrade entrelaça o folclore e a cultura de diversas regiões do Brasil, mas suas fontes não são óbvias para o público leigo. Reconhecer a origem do protagonista do livro é uma maneira de valorizar e reconectar-se com as culturas indígenas locais, fundamentais para a identidade cultural do Brasil.

Muitos desconhecem que o autor descobriu os mitos de Macunaíma através dos relatos indígenas registrados na obra ‘Do Roraima ao Orinoco’, fruto da expedição do etnógrafo alemão Theodor Koch-Grünberg em 1911-1913. O exemplar original deste livro em alemão que pertenceu a Andrade encontra-se na biblioteca do IEB-SP, e proporciona uma experiência emocionante ao folhear suas páginas e testemunhar a formação do famoso herói sem caráter nas anotações feitas a lápis pelo autor.

Serviço:

Exposição ‘A Origem de Macunaíma’
Data: Até 4 de agosto de 2024
Local: Casa Mário de Andrade – Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 18h
Entrada gratuita
Classificação: Livre
Experiência em realidade virtual: Somente com agendamento pelo site: www.origemdemacunaima.com.br . Classificação 12 anos.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
ColunasFilmesLiteratura

Família Suassuna vende barato a herança de O Auto da Compadecida

O Auto da Compadecida 2, lançado em 25 de dezembro de 2024,...

AgendaShows

Chanucá terá candelabro de seis metros de altura na Praia de Copacabana

A Festa das Luzes ou Chanucá, tradicional evento realizado pela comunidade judaica,...

AgendaFilmes

Estação Net faz a 2ª edição de sua mostra com filmes natalinos

O Grupo Estação Net está fazendo, de 19 a 22 de dezembro,...

AgendaShows

Ordinarius faz homenagem a Pixinguinha em SP

De 19 a 22 de dezembro, o grupo vocal carioca ‘Ordinarius’ estará...

AgendaTeatro

Texto Finlândia, do francês Pascal Rambert, ganha montagem brasileira no Teatro Vivo

Protagonizada pelo casal Paula Cohen (APCA de Melhor Atriz de Televisão) e...

LançamentosLiteratura

100 Senna: livro ilustrado sobre Ayrton Senna ganha nova edição

Editora Arte Ensaio e Senna Brands lançam tiragens para colecionador de livro ...

AgendaDançaTeatro

Um Dia na Broadway ganha nova temporada no Teatro Claro Mais 

O musical Um Dia na Broadway, dirigido e idealizado por Billy Bond,...