em

As aventuras do Caça-Feitiço

Thomas Ward é um garoto de treze anos que vivia num sítio junto com seus pais, seu irmão mais velho, Jack, e sua cunhada grávida. Seria um menino qualquer, se não fosse o sétimo filho de um sétimo filho, que o qualificará para um trabalho inusitado.

Como seu pai era um agricultor, preocupado com o destino de suas terras, que já seriam herdadas para o filho primogênito, procurou emprego para os demais, trabalhos que serviriam como favores, no caso de um ferreiro ou de um carpinteiro. Sendo o sétimo, Thomas não tinha mais nenhum daqueles trabalhos, e seu pai estava desesperado, a solução era o Caça-Feitiço, que precisava de um aprendiz para o seu perigoso ofício. O Caça-Feitiço é um ofício que protege os lugares mais afastados e as aldeias das coisas que assombram a noite.Enfrentar vampiros, ogros e todo tipo de criaturas perversas” seria esse o trabalho que Thomas irá aprender.

Esse é o enredo da interessante série de literatura juvenil, As Aventuras do Caça-Feitiço, já com seis volumes lançados por aqui pela Bertrand Brasil: O Aprendiz (The Spook’s Apprentice), A Maldição (The Spook’s Curse), O Segredo (The Spook’s Secret), A Batalha (The Spook’s Battle), O Erro (The Spook’s Mistake) e O Sacrifício (The Spook’s Sacrifice) que aqui no Ambrosia apresentaremos analisando cada livro.

- joseph 250x165 - As aventuras do Caça-Feitiço
O autor Joseph Delaney

Escrito pelo inglês Joseph Delaney, a série é sucesso por onde foi publicada, vencendo importantes premiações na área, como o Hampshire Book Awards, o Sefton Super Reads Books Award e o Prix Plaisirs de Livre. Segundo o jornal The Independent, adolescentes em busca de mistério, magia e fantasia terão um prato cheio com essa série, um pouco mais tenebrosa do que o Harry Potter de J.K. Rowling. Um romance juvenil ambientado no período histórico que os ingleses chamam de Pendle Witch Trials  (1612) ou Os julgamentos de Pendle, onde várias pessoas foram acusadas de bruxaria. O Caça-Feitiço é um homem que protegia os aldeões das perversidades de bruxas e monstros, contudo era temido por todos. A editora Bertrand Brasil caprichou na edição dos seis volumes, as capas estão com um aspecto de couro e as páginas com aparência de pergaminho, a tradução foi feita pela mesma tradutora dos sete volumes de Potter, a paulista Lia Wyler, uma das mais experientes tradutoras do Brasil.

A seguir, capa e uma breve sinopse de cada volume!

O Aprendiz

- As Aventuras do Ca  a feiti  os O Aprendiz 250x377 - As aventuras do Caça-FeitiçoEm O Aprendiz temos a apresentação da história e dos personagens. Entre eles o sr. Gregory, o Caça-Feitiço da história, pago pelo pai de Thomas para que o treine e o aceite como o seu novo aprendiz, lembrando que o último morrera em circunstâncias misteriosas. Thomas é submetido a uma iniciação, uma prova terrível de coragem, que fez vários outros jovens desistirem de serem aprendizes: passar uma noite em uma casa assombrada.

E o garoto avança em seus ensinamentos, tudo caminhava bem, até o dia em que seu mestre teve que viajar, deixando-o só e uma menina que conheceu na aldeia próxima da casa de seu mestre o engana, libertando uma maléfica feiticeira, conhecida como Mãe Malkin, que foi enterrada viva por punição após matar várias crianças para beber seu sangue. A partir daí, é como a sobrecapa do livro diz: “CUIDADO: Não deve ser lido à noite!“; Tom terá que enfrentar o medo para derrotar a bruxa e salvar sua família e amigos.

Muito bem, rapaz. Você está aprendendo. Somos os sétimos filhos de sétimos filhos, e temos o dom de ver coisas que os outros não podem ver. Mas esse dom, de vez em quando, pode se tornar uma maldição. Se tivermos medo, às vezes poderão aparecer coisas que se alimentam desse medo. O medo piora tudo para nós. O truque é nos concentrarmos no que vemos e pararmos de pensar em nós mesmos. Sempre resolve.”

Por essas palavras e pelo contexto geral deste primeiro volume, podemos considerá-lo como fantástico e envolvente, pelo desenvolvimento da história, a ambientação histórica, a atmosfera sombria e gótica, o direcionamento dos personagens diante do confronto com poderosas e malignas criaturas e muito mistério. E mais que considero o melhor, é que não temos um jovem prodígio como alguns heróis de outras séries, mas um adolescente tímido que aprende a superar o medo, amadurecendo ao longo de suas tenebrosas aventuras.

 A Maldição

- AS AVENTURAS DO CACA FEITICO  2  A MAL 1249387274P - As aventuras do Caça-FeitiçoNo segundo volume, temos Thomas já aceitando, a sina de se tornar o novo Caça-Feitiço. Tom viaja com seu mestre para a cidade de Priestown para o funeral do irmão clérigo do sr. Gregory e resolver alguns negócios inacabados. No fundo das catacumbas da catedral da cidade se esconde uma criatura que o Caça-Feitiço nunca conseguiu derrotar. Um monstro tão diabólica que todo o Condado corre o risco de ser corrompido por seus sinistros poderes.

Seu nome? O Flagelo, um ser terrível, que é capaz de usar qualquer pessoa que estiver próxima do lugar onde estar preso, lendo sua mente, corrompendo seus pensamentos e sonhos, para apaziguar o seu gosto por sangue. As pessoas que são “aliciadas” chegam a fazer oferendas de sangue ou veem no suicídio a única forma de se livrar de seu controle. E os primeiros a serem corrompidos são os membros do Conselho da Cidade dos Padres. Quando os dois estavam para se preparar para a batalha de suas vidas, torna-se evidente que o Flagelo não é seu único inimigo. O Inquisidor está na cidade, a procura de todos aqueles que vão de encontro com os ensinamentos da Igreja e o Caça-Feitiço cai nas garras do religioso, além de outros conhecidos de Tom.

Aqui, o tema horror está mais presente, ligado ao enredo que está muito mais objetivo que o primeiro, com uma trilha narrativa que cria uma identificação com os protagonistas e até mesmo com os antagonistas. Abrindo novos mistérios ao passado de Thomas, e desenvolve ainda mais os personagens, principalmente a menina Alice, onde Delaney usa a personagem como um grande efeito de ilustrar como o bem e o mal são muitas vezes próximos, e não como é abordado em alguns livros juvenis, no preto e no branco. Por isso, até os adultos podem apreciar a narrativa, pois há momentos que você duvida o que os personagens estão a fazer, até mesmo o protagonista.

 O Segredo

- 538218 0 5 250x250 - As aventuras do Caça-FeitiçoO Segredo tem inicio em uma casa afastada, sombria e desolada, destino que Tom Ward vai seguir para passar o inverno. A casa situa-se no frio charco de Anglezarke, e o Caça-feitiço, seu mestre, é o proprietário da casa, com um porão infestado de criaturas aprisionadas. Uma vez lá, Tom descobrirá gradualmente sobre o passado e da identidade de um misterioso visitante, um inimigo jurado do sr. Gregory. Quando certos segredos que seu mestre sempre escondeu são revelados, o perigo se aproximará de Tom como nunca.

A narrativa flui bem, sem linearidade, realiza-se em um longo período de tempo, e é mais episódico, tendo alguns subtramas que são desenvolvidas ao longo do argumento principal. Outra característica que podemos analisar é que enquanto no primeiro volume da série o uso descritivo do cenário retorna com bem mais vigor. Delaney compõem a trama ilustrando a paisagem para cada cena descrita, para tanto, o autor usa os mitos de sua região natal, Lancashire.

Facetas do folclore britânico que são abordadas, se pesquisarmos sobre o lugar poderemos encontrar a história da bruxa que foi enterrada sob o passo de uma igreja, ou o boggart, uma espécie de bicho-papão que habita próximo dali. Ao contrário do tom condescendente do segundo volume, com uma história que parecia que já sabíamos o que ia ocorrer, em O segredo, voltamos ao enredo básico: sem muita ação, com muitas revelações, com suspense e horror na medida.

A história apresenta Morgan, um ex-aprendiz do Sr. Gregory, que passou a estudar a necromancia e abandonou o lado comprometido que seu mestre tanto cuidou para passar. Obcecado pelo poder, tentará a todo custo adquirir conhecimentos para tal, nem que seja acordando um mal antigo. Além disso, revelações perturbadoras sobre o passado do sr. Gregory serão abordadas, de uma maneira bem mais explicada, conheceremos um pouco deste misterioso homem. Um personagem que divide opiniões, intriga e atrai, mas que às vezes pode ser visto de uma maneira diferente por sua insensibilidade. E não pense que foi uma vida tranqüila e simples.

 A Batalha

- A Batalha 250x374 - As aventuras do Caça-FeitiçoOs três clãs mais poderosos de feiticeiras se unem para conjurar o inimigo mais cruel da humanidade, o próprio Príncipe do Mal. Tom e o Caça-Feitiço precisam partir com urgência para o local do poderoso feitiço. Antes de ir confrontá-las, Gregory ordena que o jovem retorne em casa e traga os baús que sua mãe lhe deixou.

Neste quarto volume, Delaney, dá um tom mais tenso na história, em especial na relação do protagonista com os segredos sombrios que ainda teimam em aparecer. E o pior, mistérios que colocarão a família de Tom em um perigo ainda maior ou ainda poderão fornecer a ajuda de que ele e seu mestre vão precisar contra a união de feiticeiras. Até agora, o autor evolui os antagonistas enfrentados, deste o primeiro volume, seu personagem pressentia que as coisas só iriam piorar e paro por aqui, pois se contar mais uma coisa perderão o enredo medonho que o autor constrói neste quarto tomo.

 O Erro

- aventuras do ca  a feiti  o 250x385 - As aventuras do Caça-FeitiçoNo quinto livro da série, Tom é enviado pelo Caça-Feitiço para o Norte para passar seis meses com um de seus antigos aprendizes, porém seu novo tutor comete um erro grave ao deixar Tom sozinho em uma situação perigosa, principalmente após a libertação do Maligno.

Bill Arkwright é um caça-feitiço, especialista no combate contra às forças das trevas ligadas a água, bem diferente do Sr. Gregory, grosseirão, sem papas na língua, um turrão nos métodos de treinamento, Tom padece nas mãos deste “ogro”.

E para agravar uma sucessão de erros levam o aprendiz a enfrentar, pela primeira vez, sozinho e assustado as forças do Maligno na pessoa de sua filha. Uma só palavra pode resumir esse quinto tomo: aterrorizante.

 O Sacrifício

- o sacrificio 250x377 - As aventuras do Caça-FeitiçoO sexto volume, lançado este ano, temos Tom divido em ajudar sua mãe em evitar que a Grécia seja dominada por forças demoníacas e os ensinamentos do Sr.Gregory, principalmente por ter nas fileiras do grupo formado, as feiticeiras de Pendle, inimigas do Caça-Feitiço.

Poderá Tom ir contra os ensinamentos do Caça-Feitiço? Que sacrifícios serão realizados nesta importante batalha contra o Mal? Delaney acerta mais uma vez, neste volume temos bastante ação e ritmo pelas cenas de batalhas que infestam o livro, uma angústia pelo título e o impacto do desfecho surpreendente.

 

VISÂO GERAL DA SÉRIE

A narrativa de Delaney explora o bem e o mal com maestria, sobretudo, como “inocentes” podem ser perversos, a narrativa usa o temor do desconhecido, o medo e o horror para contar a história de um jovem aprendiz de um profissional que luta com o sobrenatural, numa época em que tudo era motivo de se ter medo. Também aborda o sentimento em si, como ele aparece, como age e o porquê que se fortalece nos seres humanos. Tal como o jovem Tom aprende, o trabalho de um Caça-Feitiço é solitário, pois todos temem o que fazem para ganhar a vida. Certamente pelo clima de terror e medo, a série não é muito apropriada para aqueles propensos a pesadelos, principalmente por algumas cenas que são descritas com muita intensidade, como no caso dos fantasmas dos soldados que morreram pendurados em árvores ou quando um menino tem um de seus dedos cortados.  Não vou relatar outras, para não tirar dos leitores o melhor da série. Um livro fantástico, ou melhor, uma série fantástica – tanto adultos como jovens leitores irão facilmente apreciar o que ela tem para oferecer – original, despretensiosa e bem escrita.

Uma boa notícia!

Já estão em andamento as filmagens do longa de ação, aventura e fantasia “Seventh Son” (ainda sem título em português), pela Warner Brothers sob a direção do premiado cineasta Sergei Bodrov, (“O Guerreiro Genghis Khan” e “Prisoner of the Mountains”). Seventh Son é estrelado pelo vencedor do Oscar Jeff Bridges (“Coração Louco” e “Homem de Ferro”) como o caça-feitiço sr. Gregory, Ben Barnes (dos filmes “As Crônicas de Nárnia”) como Tom Ward, Alicia Vikander (Anna Karenina) como Alice Deane e Julianne Moore (“Longe do Paraíso” e “As Horas”) como a Mãe Malkin. Estréia para outubro do ano que vem.

[xrr rating=5/5]

alguém opinou!

Deixe sua opinião!
  1. Quando leio “uma serie de histórias” chega me dá uma tristeza. Parece que contar uma boa história em um único volume é coisa de um passado distante já. Parece que tudo é feito pelo puro e simples lucro de venda de intermináveis edições.

Deixe sua opinião

Avatar

Publicado por Cadorno Teles