AgendaLançamentosLiteratura

Bert Jr. lança ‘Do Incisivo ao Canino’, seu terceiro livro

Diplomata que vive em Cabo Verde, Bert Jr lança no Brasil o livro de contos Do Incisivo ao Canino . Após eventos com sessão de autógrafos em Brasília e Porto Alegre (sua cidade natal), o autor apresenta a publicação em São Paulo neste sábado (2 de julho), às 19h, na livraria e bar Patuscada. Na segunda-feira (4 de julho), às 19h, na Bienal do Livro (estande da editora Loyola), ele autografa Eu canto o ípsilon E mais (Labrador, poesias, 2021).

A nova coletânea de contos ainda poderá ser adquirida online no site da editora e também na Amazon (https://amzn.to/3QRjoy3). A narrativa deste que já é seu terceiro lançamento vai do incisivo ao canino, nestes 13 contos em que o tema central é a alteridade. 

O escritor utiliza diferentes dosagens de humor para abordar o complicado das relações interpessoais. As estórias podem exalar uma atmosfera onírica, como em Alma e Outros, ou incluir pinceladas de mistério, como em Tutua e Zunzum quântico.

Em Justina, um improvável e sombrio erotismo emerge da relação entre um jovem executivo e sua empregada doméstica. Tintas de horror assinalam o conto A sombra. Já em Cães da praia, um policial aposentado converte-se em matador de cães: seria essa uma forma de sociopatia? As tensões subjacentes à vida matrimonial eclodem de forma imprevisível em Entre dentes e Autoral .

Em Programa alimentar e Ana Lógica, entram em cena assimetrias de poder e reviravoltas no jogo da sedução; enquanto, em Parisiense, uma anciã com Alzheimer vagueia pelas ruas de um bairro de São Paulo, guiada por tênues reminiscências. Por fim, Perfil traz o breve relato de um amor moderno, eivado de virtualidade. Em síntese, um quadro inquietante e plural de algumas das questões envolvendo a ética dos relacionamentos na sociedade contemporânea.

No conto Perfil, o narrador-personagem é um amante da poesia e admirador de Mario Quintana, que arrisca escrever uns versos às vezes. Ele se apaixona por um perfil do Instagram, cuja dona aparece distante nas fotos sempre e responde as mensagens de forma poética, mas ambígua. Ela é também uma admiradora do poeta, e isso consolida a atração do narrador por ela.

“Nesse meu novo livro de contos, busco sacudir o leitor e cativá-lo com narrativas que provocam sensações marcadamente diversas. O estranhamento em relação ao outro, e também a si mesmo, é tema central, comum às estórias do livro”, comenta o autor gaúcho, sobre a segunda coletânea de textos curtos da carreira.

Sobre o autor:

Bert Jr. (nome de batismo: Colbert Soares Pinto Junior) é gaúcho de Porto Alegre, onde viveu até os 26 anos. Aos 18 anos, teve dois poemas premiados num concurso em que Mario Quintana e Lya Luft eram membros do júri. Depois de se graduar em História pela UFRGS, formou-se em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco, em Brasília. Sua experiência como diplomata já o levou a conhecer vários países. Atualmente, reside em Praia, capital da República de Cabo Verde (arquipélago no Atlântico Norte, a meio caminho entre o Brasil e a Europa).

Publicou, em 2020, o livro Fict-Essays e contos mais leves. Também compõe músicas e letras. Em dezembro de 2021, lançou seu primeiro livro solo de poesia: Eu canto o ípsilon E mais. Em 2022, o autor retorna ao território do conto, com o livro Do Incisivo ao Canino.

DO INCISIVO AO CANINO, coletânea de contos de Bert Jr.

Editora: Versiprosa – 1ª edição (31 maio 2022)

Páginas: 120

Contos: 13

Preço de capa: R$ 40,00 no site da editora e R$ 20,00 e-book na Amazon

Deixe um comentário

Sugeridos
Captura de tela 2026 10 13
AgendaTeatro

Luiza Mariani estreia solo autoral O que meu peito carrega sobre mim

O texto da peça nasce de uma experiência pessoal de sua intérprete-autora...

Núcleo Pèrègun, formado por Carol Rocha Ewaci e Wellington Ngunga, participa do Poéticas Pretas 2026. Foto acervo do grupo
AgendaTeatro

Poéticas Pretas 2026 – Territórios em movimento

Com inspiração no pensamento da historiadora Beatriz Nascimento, o evento do NEABI/Célia...

APC 3 449 Travis Shinn crop
LançamentosMúsica

A Perfect Circle lança clipe para “Starless”

A Perfect Circle apresenta o clipe oficial do aclamado single “Starless”. A...

Cinema CENTRAL Anos 1930 Acervo Fototeca Sioma Breitamn MJJF
AgendaFilmes

Os 130 anos da primeira sessão de cinema em Porto Alegre

  Em 5 de novembro de 1896, a primeira sessão de cinema de...

Captura de Tela 2026 10 15 às 15.08.45
Agenda

Atravessando Lugares no Rio de Janeiro

Com criação de Dyego Yamaguishi e Marília Mattos, espetáculo circense explora técnicas...

1 FESTA NO ARRAIAL O MUSICAL
AgendaTeatro

“Festa no Arraial, O Musical” desembarca em Brasília

Livremente inspirado em “Sonho de uma Noite de Verão”, de William Shakespeare,...

Amazonicas Poeticas Femininas Foto Ana Paula Amorim
Lançamentos

Exposição “Amazônicas: poéticas femininas”, no CCBB RJ

Com o objetivo de ampliar as discussões em torno da exposição “Amazônicas:...

João Attuy como o Imperador Sábio, Adriana Lessa como a Rainha da Neve, Carlo Porto como o Rei Vaidoso e Guilherme Carvalho como Andersen (Crédito João Pedro Hachiya)
AgendaTeatro

Belém recebe o espetáculo “Sonho Encantado de Cordel, O Musical”

Com músicas originais de Paulinho Moska, Chico César e Zeca Baleiro, peça...

Diego Esteve e Yasmin Martins Mendes
AgendaFilmes

‘Festival Intl de Cinema de Carazinho’ chega a 2ª edição

Após o sucesso da primeira edição em 2025, o ‘Festival Intl de...

Ana Paula Valadão
Lançamentos

Ana Paula Valadão comemora “1976”

Com uma extensa bagagem musical e sendo uma das grandes referências da...

Priscilla Colombi em A Vingança é um Jardim Selvagem foto Adriana Marchiori
AgendaTeatro

“A vingança é um jardim selvagem” vai entrar em cartaz no iBT

  Pela primeira vez na capital paulista, A vingança é um jardim...

Captura de tela 2026 10 13
AgendaTeatro

Do Ventre à Cabeça, solo de Luiza Braga, estreia no Sesc Ipiranga

Com dramaturgia e atuação de Luiza Braga, e direção de Victor Mendes...

Écoute
AgendaShows

Buster Keaton em três curtas

Em apresentação única no Teatro B32, músicos franceses executam ao vivo a...

Squel Confissões de uma porta bandeira
AgendaFestivaisFilmes

‘Squel, Confissões de uma porta-bandeira’ participa da 50ª Mostra de São Paulo

Após se aposentar em 2022, Squel Jorgea decide voltar ao Carnaval do...

Claro
LançamentosTecnologia

Guia Completo sobre a Claro: Planos, Cobertura 5G e Serviços Residenciais

A escolha de uma operadora de telecomunicações confiável é fundamental para garantir...

Foto Mariana Scofano Divulgação
AgendaTeatro

Mariana Scofano integra elenco de Heathers, o Musical, no Rio

A atriz Mariana Scofano integra o elenco de Heathers, o Musical, montagem...

IMG
Lançamentos

Guantas transforma os perrengues da vida adulta em humor em novo videoclipe

Problemas no trabalho, transporte público lotado, geladeira vazia e a sensação de...

Cee23e4c b272 4d70 b0ea 059a6e37bd1a
LançamentosLiteratura

Peter Peuker reúne 76 anos de memórias em “Aventura Tropical”

Engenheiro civil nascido em Viena, autor chegou ao país aos três anos...

JET TOUR PHOTO
AgendaShows

JET pela primeira vez no país

A espera de mais de duas décadas finalmente chega ao fim para...

Giovanna Adoracion
AgendaShows

“Jazz dos Muertos” estreia no La Esquina, na Lapa

Novo projeto abre espaço para talentos do Jazz, Latin Jazz, Bossa Nova,...